DA PAIXÃO À COMPAIXÃO, DA EMOÇÃO À DEVOÇÃO - PARAMAHAMSA PRAJNANANANDA


DA PAIXÃO À COMPAIXÃO, DA EMOÇÃO À DEVOÇÃO

A emoção é uma qualidade especial dos seres vivos. A emoção pode ser uma ferramenta para a evolução, assim como um impedimento. Como administrar, controlar e manifestar a emoção é o Caminho do Amor. A emoção deve ser direcionada para o propósito mais elevado da vida. Quando o amor desce, ele se torna karma ou paixão, e quando ele sobe, se transforma em prema ou Amor Divino. O karma também possui outro significado; ka significa felicidade e ama significa algo que não está maduro. O coração é o local da emoção. A emoção pode ser positiva na forma de amor, alegria e paz, ou negativa como raiva, depressão e inveja. Quando a emoção flui para os centros inferiores da comida, do sexo e do dinheiro, ele cria uma felicidade temporária, mas permanece como uma felicidade imatura.
Quando o mesmo sentimento é direcionado para o alto, ele se transforma em devoção. A paixão é um amor ordinário e quando crescemos em amor, o sentimos um amor abrangendo tudo. Quando o nível da água sobe, acontece uma inundação. Da mesma forma, quem se eleva em amor transborda este amor e é capaz de só perceber amor ao seu redor. As emoções podem ser positivas ou negativas. O amor é uma emoção positiva. A palavra amor costuma ser usada de forma muito ampla para indicar atração física, afeição ou ternura. A palavra amor, assim como Deus, é uma das mais usadas e incompreendidas na história da humanidade, e ambas estão na origem de muitos conflitos.
A paixão é um instinto natural dos animais e dos seres humanos. Esta fascinação que sentimos um pelo outro sem dúvida é útil como forma de procriação, e também para dar continuidade à criação divina. Mas a paixão é um anseio interior que leva ao apego e à dependência. No entanto, este instinto pode ser equilibrado, levando assim à uma transformação interior. A paixão pode ser transformada em compaixão. Assim, o amor é uma qualidade sobrenatural, um elo que nos ajuda a evoluir e a crescer. O amor é uma grande força que dirige o crescimento psicológico das pessoas. O amor, quando é direcionado corretamente, começa na própria pessoa e possui o potencial de elevar-se até Deus. O amor por Deus é devoção, e ele pode expandir o coração humano para que possa acomodar até mesmo o infinito.
O amor começa de uma forma conhecida e cresce para emancipar-se completamente com a experiência do Absoluto e a união com o Infinito. Assim como o Rio Ganges, que nasce na geleira dos Himalaias e se move ganhando força através de vales montanhosos, passando por planícies, fluindo através de incontáveis lugares sagrados, superando todos os obstáculos como as montanhas e os desertos, até que o seu esforço finalmente termina quando ele se une ao oceano.

O rio simboliza não apenas um fluxo de água, mas também um fluxo de amor, uma imagem da criação Divina, que como o passar do tempo e dos lugares fica mais forte, superando todos os obstáculos até unir-se ao absoluto. Deus é Amor. Amor é Deus. Através do amor, na sua forma mais pura, e em todas as partes da criação, Deus manifesta a Si mesmo, em toda a sua perfeição.
Paramahamsa Prajnanananda

Comentários