O TRIÂNGULO DO AMOR - PARAMAHANSA PRAJNANANANDA ( KRIYA YOGA)


O TRIÂNGULO DO AMOR

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destas é a caridade.
I Coríntios XIII.13
Swami Vivekananda, o valioso discípulo de Shri Ramakrishna Paramahamsa, disse que o amor pode ser representado por um triângulo, em que cada ângulo corresponde a uma característica do amor. Assim como não existe triângulo sem os três ângulos, não pode haver amor sem estas três qualidades.
A primeira delas é que o amor não negocia. O verdadeiro amor não espera nada em troca. Se nós buscamos algo em troca do nosso amor então, este não é um amor verdadeiro.
Há uma história sobre um Rei que, certa vez, foi até a floresta e conheceu um grande sábio. Após conversar com o sábio por algum tempo, o Rei ficou tão satisfeito com sua pureza e sabedoria, que o convidou para seu palácio, para que pudesse lhe dar um presente. Primeiro, o sábio recusou. Mas quando o Rei insistiu, o sábio finalmente concordou em visitá-lo. Quando o sábio chegou, o Rei estava orando, pedindo a Deus para fazer dele um poderoso imperador, cheio de glória e prosperidade. Já que o sábio pôde ler a mente do Rei durante sua oração, quando o Rei lhe ofereceu um banquete e um presente esplêndido, ele se levantou em silêncio e foi embora, dizendo que não aceitaria um presente de um pedinte.
Há uma história sobre duas pessoas muito diferentes, que morreram no mesmo dia, na mesma hora e ambas foram levadas para julgamento diante de Deus. Uma delas era uma pessoa muito religiosa, que passava a maior parte do tempo em oração e indo ao templo. A outra era um trabalhador dedicado, que se esforçava para manter sua família e raramente tinha tempo para orar. Deus sentenciou o homem religioso ao inferno e o homem trabalhador ao céu. O homem religioso ficou surpreso e pediu uma explicação a Deus, que disse a ele, muito gentilmente, “Minha criança querida, é verdade que você passou a maior parte do tempo no templo e orando, mas qual era o conteúdo da sua oração? Você me pedia coisas incessantemente, para que pudesse realizar seus numerosos desejos. Você Me chamou, sem pensar na hora, de manhã, à noite, até mesmo à meia-noite, apenas para pedir coisas. Orar não deve ser pedir. O outro homem não pediu nada e, ainda assim, ele realizou seu dever com amor por Mim.”
Quando oramos, devemos escolher as palavras corretas e a forma adequada. Na oração nós falamos com Deus. Todos os dias, falamos muito. Devemos compreender que cada palavra é uma oração. Muitas vezes, somos duros e mal-educados ao falar com os outros e nos esquecemos de que estamos falando na presença de Deus. A oração é uma expressão de amor através das palavras.
O amor não pede e não espera nada em troca. Quando olhamos com admiração para a beleza da natureza e nos apaixonamos por ela, nós não pedimos nada em troca, assim como a natureza não espera nada de você. Você ama porque não consegue deixar de amar.
O segundo ângulo do triângulo é o destemor. O medo e o amor não andam juntos. Quem teme a Deus, não pode amá-Lo livremente. Quando existe amor, não existe medo. O medo se origina da insegurança. O medo deixa a vida miserável. Quando você está profundamente consciente de que Deus está sempre presente em você em cada respiração, do que você pode ter medo? Se você sente realmente a presença de Deus, não pode haver medo. O amor faz com que a pessoa não tenha medo.
Há uma história sobre uma mulher e o seu filho, que viviam sozinhos em uma floresta. O jovem precisava cruzar a floresta todos os dias para ir à escola. Ele sentia medo e então sua mãe disse, “Meu filho, por que você tem medo? Você tem um irmão mais velho na floresta, ele mora lá.” “Quem é ele?” perguntou o filho. Ela explicou, “O seu nome é Krishna. Se tiver medo a qualquer momento, você pode chamá-lo em voz alta e com certeza ele responderá.” O menino seguiu o conselho de sua mãe quando sentiu medo e chamou, “Meu irmão!” E as árvores ecoaram, “Meu irmão!” O menino pensou que havia sido a resposta de Krishna. O menino gritou, “Eu estou aqui.” O eco retornou, “Eu estou aqui.”
O menino não sabia que era um eco, então pensou inocentemente que o seu irmão estava respondendo. Por causa desta fé e confiança na presença protetora do seu irmão, ele deixou de sentir medo.
Um dia, sua professora quis oferecer um lanche para toda a turma e pediu que cada aluno trouxesse algo. Ela pediu ao menino que trouxesse iogurte. Ele era muito pobre e por isso ficou preocupado, pois não sabia como conseguiria iogurte para tanta gente. Então ele pensou em seu irmão, que com certeza o ajudaria. Quando estava na floresta, ele chamou o irmão. A história conta que Krishna apareceu e prometeu trazer iogurte no dia seguinte. Quando o menino cruzou a floresta no caminho para a escola, Krishna lhe deu um pequeno pote de iogurte. O menino ficou um pouco desapontado, já que parecia ser pouca quantidade, mas seu irmão garantiu a que havia muito iogurte dentro do pote. Quando chegou à escola e a professora viu o pequeno pote, pensou também que não seria suficiente. Mas, para a surpresa de todos, quando o iogurte foi distribuído a todas as crianças, o pote permaneceu cheio. Quando existe amor e fé, o impossível se torna possível.
O terceiro ângulo do triangulo é que o amor é uma forma de devoção sincera, que não conhece competição de nenhum tipo. O verdadeiro amor só existe quando o objeto do nosso amor se torna o ideal mais elevado. Não pode haver obstáculos que permaneçam no seu caminho. Normalmente, as pessoas criam o seu próprio ideal e o colocam em um pedestal. Apenas o devoto mais evoluído ama realmente o ideal perfeito, que é Deus. Deus é infinito. Deus não tem forma e é Onipresente. O amor de Deus está igualmente presente em tudo, no coração e na vida de cada um de nós. A rivalidade acontece quando duas ou mais pessoas tentam ter algo que apenas uma pessoa pode ter. A inveja aparece, assim, com a competição. Mas o Amor Divino não tem esse problema. O Amor por Deus expande nossa perspectiva da vida e nos ajuda a expandir nosso coração. Ele nos liberta de muitas influências negativas. O amor é puro e por isso purifica nossa vida. O amor é doce e nos enche de exaltação e alegria. O amor é uma coroa de flores que é oferecida a Deus. O Amor Divino encurta todas as distâncias, qualquer sentimento de diferença, qualquer desejo de diversidade e proporciona um estado de harmonia e unidade absoluta com Deus.
Trecho do livro "O Caminho do Amor" - por Paramahamsa Prajnanananda

Comentários