Pular para o conteúdo principal

NAKED YOGA : PRATICAR YOGA NU

"Fiz naked yoga em uma sala repleta de desconhecidos"


O estúdio Bold & Naked Yoga, em Nova York, oferece aulas de ioga com alunos (homens e mulheres) completamente nus. A prática virou moda na cidade. Nossa repórter participou de um desses encontros e conta como foi a experiência.

Monika Werner e Joschi Schwarz, donos do estúdio de ioga no bairro do Chelsea. Eles são alemães e Joschi já foi instrutor de Tyra Banks e Emma Stone (Foto: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
Em Nova York é possível encontrar de tudo. Morando há dois anos aqui percebi o quanto esta expressão não é um exagero. O último exemplo? A moda do momento agora é... Fazer ioga pelado. Trata-se de um passo além da hot ioga, versão na qual os movimentos são feitos dentro de uma sauna com temperatura de quase 40º. Mas praticar um exercício sem roupa, diante de estranhos, não é para qualquer um. A pedido de Marie Claire fiz o teste e conto como foi:
Ao chegar no lugar imediatamente você é obrigado a seguir as orientações para participar. Tirei os sapatos como pedia o sinal na porta. Os instrutores - Monika Werner e Joschi Schwarz - já estavam ali à espera dos alunos. Os dois são super simpáticos e bastante amistosos com os iniciantes. Cumprimentam todo mundo, perguntam se estamos nervosos. Esse diálogo é ótimo para espantar a sensação de "estou nu com um monte de gente que não conheço" que imediatamente surge na sua mente antes de começar o exercício.O estúdio Bold & Naked Yoga fica no quinto andar de um prédio no bairro do Chelsea, em Manhattan. Confesso que fiquei muito tensa antes da aula. Se você procurar imagens no Google para a expressão naked yoga (ioga nua) talvez se assuste com o que vai aparecer. É fácil começar a imaginar que um desconhecido, sentado ali ao lado, poderá ver partes do seu corpo que talvez nem o seu namorado tenha enxergado direito ainda.
Todas as poses são feitas normalmente, como mostram os instrutores (Foto: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)
COMO É FAZER A AULA
Não vou mentir: na hora que entrei na sala corri e coloquei meu tapete de ioga bem no fundo, em um canto. Seria demais para minha primeira experiência pegar um lugar na frente, onde todos teriam acesso ao meu derrière desnudo. E olha que coincidência, tinha um brasileiro na aula! Só que ele ficou exatamente no outro canto, longe de mim.

Fiquei no fundo da sala, mas com tantos movimentos, a turma mudou de lado e acabei na linha de frente (Foto: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)Todos tiram a roupa dentro da sala de ioga mesmo. Eu estava ali diante dos alunos e da professora, precisando ficar nua em 1 minuto. Fiz tudo sem pensar muito mais no assunto e corri para o meu tapete. O melhor: a aula é feita sob luz baixa. Isso ajuda muito os novatos neuróticos como eu e perder a vergonha e deixa o ambiente mais gostoso para a prática.
E lá vai pose do gato, do cachorro, do peixe, todos os animais... Pose do triângulo, do guerreiro, da árvore... A aula segue o estilo Vinyasa, o mais popular tipo de ioga. E, acredite, depois que tudo começou, o nervosismo desapareceu. Não tem porque ficar olhando para detalhes do colega ao lado sendo que a concentração te leva a buscar seu próprio equilíbrio e bem estar. Esse desprendimento acontece naturalmente.

A plaquinha orienta: tire os sapatos; ao lado, o armário para guardar as roupas. O estúdio de ioga é simples e fica ao lado de um restaurante (Foto: LARISSA GOMES PARA MARIE CLAIRE)Ainda bem, até porque a professora deu um truque e no torce-destorce das poses acabou virando a turma toda para o lado contrário. E eu de última passei a estar na linha de frente.
PELADO, PELADO
Quer saber? Praticar ioga nua foi, sem dúvida, uma das experiências mais libertadoras da minha vida. Primeiro porque o fato de que não usar nada nos deixa muito mais soltos para fazer todas as posições. E, o mais importante: durante a aula você realmente se conecta com o seu próprio corpo e percebe o quanto roupas são apenas máscaras. Nas poucas vezes que olhei para meus colegas (pois fazer a aula em inglês é mais complicado) pude perceber a diversidade dos corpos femininos e masculinos que estavam ali. E esta é a beleza da estética, a diferença.
Como disse a professora Monika, em uma breve conversa comigo antes da aula, a naked yoga é uma forma de sentir confortável em sua própria pele e criar mais confiança em seu corpo. “Trata-se de saber, aceitar e amar a si mesmo”, ela comentou. Eu sei que o papo é um pouco conversa de hippie, mas não o desconsidere por isso. Se pensarmos que, atualmente, fica cada vez mais difícil passa incólume pelos padrões de beleza da moda ou das academias, há algo de libertador em exibir o próprio corpo do jeitinho que ele é. Claro que uma aula é pouco para mudar por completo, mas já foi uma conquista me sentir livre e, o melhor, sem julgar mentalmente nenhuma das pessoas que estavam ao meu redor
Fonte:
http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/03/marie-claire-testou-fiz-naked-yoga-em-uma-sala-repleta-de-desconhecidos.html
Naked yoga   praticando yoga sem roupa | Estilo de Vida no Andrea Alves Blog
Ai se esta moda pega!!!
Muito tem-se falado nos blos gringos de yoga sobre Naked Yoga, ou Yoga pelado, numa tradução mais coloquial. Também praticado com o nome de Undressed (desvestido) ou Nude (Nú) Yoga, esta variação mais “fresquinha” da prática tem juntado alguns adeptos e muita polêmica.
Os praticantes alegam ser esta forma de prática uma atitude de renúncia. Dizem que a nudez, para os Sadhus (sábios indianos), é um símbolo de renúncia das coisas materiais. Simbolicamente, renunciando as roupas, renunciam também as ambições e qualquer apego aos objetos, emoções ou desejos. Algumas secções renunciam também ao sexo tornando-se celibatários.
Naked yoga   praticando yoga sem roupa | Estilo de Vida no Andrea Alves Blog
O ato de praticar desnudo seria então uma quebra aos apegos e identificações com o corpo físico e os órgãos dos sentidos, mantendo a energia e a atenção restritas à utilização do corpo de maneira consciente buscando alcançar iluminação.
(Atenção, o vídeo contem cenas de nudez)
E vocês, o que acham?
Fonte:http://andreaalves.blog.br/naked-yoga-praticando-sem-roupa/

Compreender aulas on-line Nudez Yoga

Por que aulas on-line Nudez Yoga

Apesar de ioga nu está crescendo em popularidade, classes locais ainda são esparsas. Nossas aulas interativas on-line permitem que os usuários a participar de qualquer lugar do mundo, a partir do conforto do lar.

Origem do Naked yoga

Yoga Nu (sânscrito Nagna yoga) é a prática de ioga sem roupa . Enquanto muitos prática de ioga nu em casa e na natureza, há um número crescente de participantes, incluindo crianças, em aulas de grupo. A prática está ganhando popularidade, principalmente em sociedades ocidentais que têm mais familiaridade com a nudez social. Ela está se tornando popular na Europa e Estados Unidos . 
Ioga nua deve ser considerado em relação ao código de vestimenta em cursos de yoga, variando de diferentes épocas e orientações de ioga.

História 

Ioga nua tem provavelmente uma história indiana desde os tempos antigos. Uma das seitas indianas chamado Naga Sadhus feito nudez uma parte de sua prática espiritual, mas naga ter sido mal interpretado como "Nagna".
Naga significa "que representa o poder". A palavra Naga tinha veio de NAG (cobra), que significa poder na filosofia hindu. E a palavra sadhu tinha veio de Sadhan (prática espiritual). Os membros da seita considerado nudez uma forma de rejeitar o lado material da vida. Celibato e desrespeito das condições externas adversas estavam entre as idéias-chave de sua filosofia. Eles praticavam ioga nu para domar seus desejos, identificar-se com seus corpos físicos e para quebrar a ligação com tudo física, sensual e material.
A palavra " gimnosofistas "(filósofos nus), é usado em escritos gregos antigos como a designação de homens sábios (iogues), na Índia, talvez os sadhus nagas.
Ioga nu moderna tem as suas raízes na Alemanha e Suíça através de um movimento chamado Lebensreform . O movimento tinha desde o final do século 19 destacou ioga e nudez.  No início do século 20, o termogymnosophy foi apropriado por vários grupos que praticavam a nudez, o ascetismo ea meditação.
No Ocidente, desde os anos 1960, a prática de ioga nu foi incorporada no hippie movimento  e, por exemplo, em ambientes progressivas para o bem-estar, como no Instituto Esalen, na Califórnia, como retratado no filme de 1968 Bob & Carol & Ted & Alice . Outros filmes com segmentos notáveis ​​incluem The Experiment Harrad e Yoga Nu (1974).
Atriz Lena Nyman exercícios prática de ioga nu em um filme, I Am Curious (Yellow) , a partir de 1967. Organizado ioga nu existiu após meados dos anos oitenta, principalmente entre os naturistas, particularmente na Europa Central.
Em Nova York , em 1998, um americano que vai pelo nome Jayadev começou um grupo chamado "Midnight Yoga para homens", onde os participantes praticaram "nu diante do infinito" no estilo dos sadhus .
Outra pessoa famosa para a promoção da ioga nu no Ocidente é Aaron Star, proprietário de Hot Yoga nua. Ele começou sua versão do yoga nu em abril de 2001 tornando-se uma "sensação underground" instant citado por Time Out New York. O ioga praticado elementos de Ashtanga, Kundalini Yoga, eo contato com os elementos do Tantra. Combinado  Por causa do sucesso de Hot Yoga nua, grupos de ioga nua começou a florescer em todo o mundo, a partir de Londres, Moscou, Madrid para Sydney. Muitos desses homens -somente grupos de ioga nu têm sido associados com a comunidade gay ,  embora muitas vezes não intencionalmente. One Taste Urban Retreat Center popularizado ioga nu depois que foi relatado no San Francisco Chronicle . Hoje em dia, existem também clubes específicos nuas de yoga para os homossexuais que não são aulas de ioga simples, mas sim as comunidades para se manter em forma e partilha de sexualidade.  Aaron Estrela diz que muitas pessoas, especialmente em cidades como Nova York e Los Angeles, não têm maneiras de expressar proximidade e intimidade sem ter sexo, e que sua prática proporciona isso. 
Em 2013, Lady Gaga , que trabalhou com Bikram Yoga por vários anos, tem atraído alguma atenção através de um filme, O Método Abramovic praticado por Lady Gaga.  O filme tem sido entendido pela mídia como "ioga nu", e é principalmente inspirada pela artista performática Marina Abramovic . 

Motivação 

Motivações são a aceitação do próprio corpo com todas as suas imperfeições e abrir o coração.  ioga nua muitas vezes simboliza a separação de bens materiais e ajuda aqueles que o praticam para acalmar a sua mente ativa, que é um dos principais objetivos do yoga praticar e muitas vezes é difícil de conseguir. 
Além disso, ioga nu multiplica os efeitos médicos de outros tipos de ioga e é uma ótima maneira de prevenir doenças do coração, problemas de digestão; redução do estresse e ansiedade, melhorar o sistema endócrino e imunológico. 

Controvérsia 

Ioga nua é criticado por desafiar as normas sociais, especialmente nos casos em que as classes estão abertas para ambos os sexos. Os partidários de ioga nu argumentam que este tipo particular de yoga é a melhor maneira de alcançar os objetivos finais da prática de yoga. Embora as pessoas que praticam a ioga nu pela primeira vez, muitas vezes têm dificuldade para se concentrar e focar, o problema muitas vezes desaparece após 15 minutos dando lugar a uma nova experiência. 
Um dos graves problemas é o risco de pegar uma infecção em locais onde são oferecidos tapetes usados ​​e outros equipamentos. Este problema pode ser resolvido colocando um equipamento individual. 
São Francisco tribunais descobriram que naturista e libertário George Monty Davis (aka "Guy Yoga Nu") não cometeu um crime, praticando ioga nu em um lugar público, mas sim uma variante da nudez pública .

Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Naked_yoga

Arquivo: Yogisculpture.JPG
Escultura de Hindu iogue, Delhi

Arquivo: Maharaj SwamiNigamananda.jpg

Nigamananda Paramahansa , iogue e Hindu líder, 

Índia, 1904.


Arquivo: Naga Sadhus - Gangasagar Fair Transit Camp - Kolkata 2013-01-12 2821.JPG

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA