O ANTIGO SIGNIFICADO DAS FLORES

O antigo significado das flores

Tradição do séc. 19 ensina a identificar os segredos


Nós plantamos, cultivamos e enviamos diversas espécies de flor por diferentes razões e em diferentes momentos, mas sempre com o mesmo propósito: dizer aquilo que não pode ser simplesmente dito, e fazê-lo com beleza e graça.

É impossível para pessoas que, como nós, são completamente apaixonadas por flores, não se encantar ao ler esses trechos abaixo, tradução livre do livro A Victorian Flower Dictionary, de Mandy Kirby. Achamos maravilhoso e extremamente romântico transmitir uma mensagem, assim sem palavras, através do simples gesto de entregar uma flor a alguém!
Significado das Flores (Foto: Karen Hofstetter)
Esta semana gostaríamos de propor o resgate desse costume tão comum na era Vitoriana e, aproveitando que o Dia dos Namorados está quase aí, com a ajuda do querido Sergio Oyama Junior, do Orquídeas no Apê, fizemos um levantamento de quais as melhores flores para se dizer, de um jeito todo especial, o quanto a pessoa amada é importante para você.
Significado das Flores (Foto: Karen Hofstetter)
Nenhuma outra flor está tão associada ao amor e à paixão quanto a rosa vermelha. No período Vitoriano, quanto mais forte o sentimento, mais escura era a cor da rosa. Assim, uma rosa carmim era a melhor forma para se demonstrar uma grande paixão.

Além da cor, a quantidade de rosas também transmite diferentes mensagens. Diz-se que uma única rosa vermelha demonstra amor. Duas, um compromisso. Uma dúzia significa gratidão, e cinquenta rosas vermelhas em um buquê querem dizer amor incondicional.
Significado das Flores (Foto: Karen Hofstetter)
Tulipa. Talvez a única flor que consiga rivalizar com a rosa vermelha no Dia dos Namorados.

Segundo os antigos costumes orientais, presentear com tulipas vermelhas significa paixão. Este significado tem origem em uma bela porém trágica lenda turca, segundo a qual cada gota do sangue do jovem Farhad, que tirou a própria vida ao saber que sua amada Shirin havia morrido, transformou-se em uma bela tulipa escarlate.
Significado das Flores (Foto: Karen Hofstetter)
Os cravos, em geral, sempre foram associados ao amor e ao casamento; havendo, inclusive,  diversas cenas renascentistas retratando casais segurando essa flor.

Costuma-se dizer que os cravos cor-de-rosa dizem que quem os recebe é inesquecível, os vermelhos significam um coração que arde em paixão, e os brancos o quanto alguém é doce e adorável.
Significado das Flores (Foto: Karen Hofstetter)
Para os antigos gregos, as orquídeas significavam virilidade e fertilidade. Já para os ingleses, simbolizavam riqueza, exclusividade, bom gosto e refinamento.

No Japão feudal, uma rara e exótica orquídea, conhecida como a orquídea do samurai, representava bravura e coragem. Como essa orquídea apenas crescia em regiões montanhosas e inacessíveis, os samurais viajavam grandes distâncias e arriscavam a vida para conseguir coletar um exemplar, que, então, passava a ser carregado em uma gaiola especial como símbolo de intrepidez.

Estas características fazem da orquídea uma flor ideal para se presentear os homens.
Significado das Flores (Foto: Karen Hofstetter)
Na Idade Média, os lírios passaram a ser associados à Virgem Maria e, a partir de então, tornaram-se símbolo de feminilidade. Diz-se, assim, que nada melhor que um lírio para se dizer a uma mulher que ela é ideal e superior a todas as demais.
Significado das Flores (Foto: Karen Hofstetter)
A callas, quando branca, é popularmente conhecida como copo de leite. As variedades coloridas são genericamente chamadas de callas. O nome vem do grego e significa beleza. A callas branca está  associada à fé, pureza e santidade. É uma flor com presença constante em casamentos, já que denota devoção e felicidade conjugal. A callas rosa traduz admiração e apreciação, enquanto a púrpura transmite paixão. Já a callas negra simboliza elegância e mistério. Juntamente com a callas chocolate, é uma excelente opção de flores para os homens.
Significado das Flores (Foto: Karen Hofstetter)
Popularmente conhecida como "astromélia", esta flor também é chamada de lírio dos incas.  É uma espécie bastante durável, que simboliza devoção e relações duradouras.

Fonte:http://casavogue.globo.com/LazerCultura/Fotografia/noticia/2014/05/o-antigo-significado-das-flores.html

Comentários