A CHAVE DO MENTALISMO : A MENTE SUPERIOR - HERMES TRIMEGISTO




A Mente  Superior

“A chave do Mentalismo – Hermes Trimegisto”.
Sobre o Princípio da Verdade diremos que: aqueles que o conhecem perfeitamente, possuem a Chave Mágica com a qual todas as portas do Templo podem ser abertas completamente.

1.   O Principio do Mentalismo

“O Todo é mental e o Universo é Mental.
Aquele que compreender a Verdade da Natureza Mental do Universo estará avançado no Caminho do Domínio. Todo o Universo é Mental e quando o Homem dominar sua própria Mente, a colocará em sintonia com a Mente Universal e terá o domínio da Verdade.

O Todo é Espírito, é incognoscível e indefinível em si mesmo, mas considerado como uma Mente Vivente Infinita e Universal. Todo o Universo é simplesmente uma Criação Mental do Todo, sujeito às Leis das Coisas Criadas, e tem sua existência na Mente do Todo, em cuja Mente vivemos e temos nossa existência.

O que sua mente puder conceber e acreditar ela poderá alcançar desejam que a espécie acumule luz e vida à imagem e semelhança da evolução superior, que é o universo.


 Fé - O SEGUNDO PASSO EM DIREÇÃO À Prosperidade
  Visualização do desejo e certeza da realização
A essência do Poder Divino das nossas Forças mentais está na consciência  da Divina Presença - Eu Sou Tudo aquilo que É.

“A mente superior do Homem, ou seja , seu  Ego (Manas) quando está unida de um modo indissolúvel com  Buddhi, é Espirito. (1)


A  Fé é o alquimista da mente. Quando a FÉ se junta à vibração do pensamento, o subconsciente logo se apossa da combinação, transformando-a em seu equivalente espiritual, que é então transmitido para a Inteligência Infinita, como no caso da prece
.
“Eu sei! Meu senso interior diz que Deus existe. Assim como me diz se estou feliz, se estou doente, se estou triste, se a minha barriga dói, que hoje não estou me sentindo bem, da mesma forma ele diz que Deus  existe.

Osho diz que “Não há o que discutir. Eu sinto a presença de Deus. Esse todo e eu não estamos separados. Essa experiência é Deus, é a fé. Mas ela só é possível se você deixar seu senso interior entrar em ação.

Existe um sexto sentido, o sentido interior, que mostra e fornece dados sobre você mesmo e sobre a fonte última de todas as coisas. Este sentido tem de ser descoberto".

Quando você re-conhece a expansão da sua mente com a consciência que Deus é Um universo que vive espelhado na sua mente, você expande sua consciência dentro da unidade.
Somos Um-a só consciência.

Entre as emoções positivas, as mais poderosas são a FÉ, o AMOR, Vontade Tenaz. Quando se combinam, produzem o efeito de “colorir” a vibração do pensamento, com o entusiasmo de maneira que chegue de imediato ao subconsciente, onde é transformada em seu equivalente espiritual, sendo essa a única forma de se obter uma resposta da Inteligência Infinita.

O amor e a fé são psíquicos - relacionados ao lado espiritual do homem. A mistura ou combinação dessas  emoções abre uma linha direta de comunicação entre a mente finita e pensante do homem e a Inteligência Infinita.

Como desenvolver a fé
“A FÉ é um estado de espírito que pode ser induzido ou criado pela afirmação ou repetição de instruções ao subconsciente, empregando-se o princípio da autossugestão.” Essa frase oferece uma boa explicação para a importância do princípio da autossugestão na transmutação do desejo em seu equivalente material ou de prosperidade.

À guisa de ilustração, considere o propósito para o qual, suposta­mente, você está lendo este texto. O objetivo imediato é, decerto, adquirir a habilidade de transformar o intangível impulso mental do DESEJO em sua contrapartida material, ou seja, expandir todas as suas possibilidades e oportunidades de expandir a consciência  da harmonia e  prosperar em todas as áreas.

 Seguindo as instruções apre­sentadas sobre autossugestão e subconsciente, você pode CONVENCER o seu subconsciente da sua certeza de que receberá aquilo que está pedindo. O subconsciente, então, agirá com base nessa crença, devolvendo-a em forma de FÉ, seguida de planos definidos para a realiza­ção do seu objetivo.

É extremamente difícil descrever o método para desenvolver a FÉ quando ela ainda não existe; é quase tão difícil quanto descrever a cor ver­melha para um cego que nunca viu cores e não dispõe de qualquer elemento para estabelecer a comparação.

A fé é um estado de espírito que pode ser desenvolvido pela vontade depois que você domina a consciência do poder da mente, do poder do Eu superior, ou Divina Presença pois se desenvolve voluntariamente pela aplicação e pelo uso desses princípios.
Se um homem não  souber o que é paz e o que é mente, ele não poderá compreender o que é  sentir a fé.

Paz de espirito porque a mente é a causa de toda falta de paz, de toda carência e desassossego. A mente tem duas portas e uma delas nos leva para  toda plenitude e harmonia.  E No centro está o Tao, a Força da Unidade.

No primeiro momento, o único método conhecido de desenvolvimento voluntário da fé é a repetição afirmativa de ordens ao subconsciente.

Talvez o significado fique mais claro a partir desta explicação de um famoso criminalista sobre como os homens se tornam criminosos: 

“Quando, pela primeira vez, o indivíduo entra em contato com o crime, ele o abomina. Se mantém o contato por algum tempo, acostuma-se e o suporta. Se continua em contato por mais tempo, acaba por aceitá-lo, sendo dominado por ele.”

Isso equivale a dizer que qualquer impulso mental repetidamente transmitido ao subconsciente acaba por ser aceito e influenciado por ele, que então o traduz em seu equivalente material por meio dos processos mais práticos disponíveis.

Agora, veja esta afirmativa: “TODOS OS PENSAMENTOS COMBINADOS A SENTIMENTOS E À FÉ começam imediatamente a transformar-se em seus equivalentes ou contrapartidas materiais.”

As emoções, ou a porção “sentimental” dos pensamentos, são fatores que emprestam vitalidade e ação a esses pensamentos. Fé, amor, motivação quando combinados a qualquer impulso mental, provoca Ai uma ação maior do que qualquer um deles, isoladamente.

Não são somente os impulsos mentais misturados à FÉ que podem atingir e influenciar o subconsciente, mas também os que foram mesclados a qualquer emoção seja ela positiva ou negativa.

A partir dessa afirmativa, você pode entender que o subconsciente dispõe da mesma agilidade para transformar em seu equivalente material  tanto um impulso mental de natureza negativa ou destrutiva quanto o impulso mental de natureza positiva ou construtiva. deve-se a isso o estranho fenômeno que milhões de pessoas experimentam e que chamam de "azar" ou "má sorte".

1.   O Principio da Correspondência

O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. este é o Princípio da Correspondência e nele fica estabelecido que no Microcosmo assim como no Macrocosmo, tudo segue o seu destino e o nosso corpo é apenas um reflexo das manifestações do Universo, como provam os átomos, que no Micro como no Macro reagem de uma única forma.
As reações astrais são as mesmas de nosso corpo interior - mesmos átomos, mesmos movimentos.

Este princípio contém a Verdade, que existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da Existência e da Vida. Este Princípio é de aplicação e manifestação Universal nos diversos planos do Universo material mental e espiritual: É uma Lei Universal.
O Princípio de Correspondência habilita o Homem a raciocinar inteligentemente do Conhecido ao Desconhecido. Estudando a mônada, ele chega ao arcanjo.






Nada está parado, tudo se move, tudo vibra. Aquele que compreende o Princípio da Vibração, alcançou o Cetro do Poder.

O dia que o Homem conseguir dominar as 7 escalas da Vibração, elevar-se-á às vibrações mais sutis, ele receberá do Universo tudo o que necessita, basta dizer-se que até agora, estamos na 3ª escala, isto é, nas mais materiais vibrações conhecidas.
Para destruir uma desagradável ordem de Vibração Mental, ponde movimento o Princípio da Polaridade e concentrando-vos sobre o polo oposto que desejais suprimir, destruí o desagradável, mudando sua polaridade.

Compreendamos: desde o átomo e a molécula, até os mundos e Universos, tudo está em movimento vibratório. Isto é Verdade nos planos de energia e força (que também variam em graus de vibração); nos planos mentais (cujos estados dependem das vibrações) e também nos planos espirituais.

O conhecimento deste Princípio, com as fórmulas apropriadas permite ao estudante hermetista conhecer as suas vibrações, bem como também as dos outros.
Desde o Tod que é Puro Espírito, até a forma mais grosseira da matéria, tudo está em Vibração; quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala...


Goulart diz que “O que é embaixo é como o que é em cima, e o que é em ci­ma é como o que é embaixo, para fazer os milagres de uma só coisa.

E como todas as coisas foram originárias do Um, pelo pen­samento do Um, assim todas as coisas nasceram desta coisa única, por adaptação.

Esotericamente, o que Jesus quis dizer quando assim se ex­pressa: “A lâmpada do corpo é o olhar (Julgamento, sua interpretação do mundo). Sendo, pois, os teus olhos simples também o teu corpo será luminoso; mas se forem maus, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas”?

Jesus nos mostra as duas maneiras de ver o mundo e tudo que nele existe e acontece.
Certamente a luz que ilumina a lâmpada do olhar tem o no­me de pensamento.

Da simplicidade ou pureza de nossa maneira de pensar nasce o equilíbrio da sensibilidade, a pacificação do sistema nervoso e, logicamente, a saúde física que encontra seu esteio no perfeito equilíbrio da maneira de pensar.

Se os pensamentos forem maus, ou seja: se julgarmos os fa­tos e pessoas negativamente; se admitirmos a vitória permanente da sombra sobre a luz — todo o corpo será cheio de trevas. Conta­giados pelo pensamento negativo, arruinamos nossa saúde física, mental e psíquica -Arruinamos nossa vida pessoal e familiar.

Ensina-nos o Mestre que a busca da felicidade depende da permanência dos pensamentos positivos que valem como a luz in­terior, sinônimo de paz e perfeito equilíbrio, mesmo em face dos acontecimentos ou atos humanos não condizentes com o pensa­mento positivo.

Não esqueçamos que, esotericamente, pensamento positivo é aquele que recebe a luz do Cristo. E pensamento negativo é aquele que recebe o impacto motivado pelas trevas das emoções.

Somente é feliz quem pensa positivamente, não se deixando turbar com os problemas cruciais que, dia a dia, nascem no cami­nho do ser. A lâmpada do olhar ilumina o caminho.

151. Lembro-me deste trecho do Evangelho de Jesus: “Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido de Deus, pois até os cabelos da vossa cabeça estão con­tados. Não temais, portanto; mais valeis do que muitos passari­nhos”. Qual o sentido dessas palavras citadas?

Primeiramente, Jesus busca o exemplo naquilo que comumente mais seduz os homens — o dinheiro. Mostrando que até os passarinhos tinham seu preço, portanto também valiam alguma coisa. Afirma o Mestre que Deus se lembra também dos passari­nhos como, igualmente, conta os cabelos... Ensinando-nos que a presença divina está em tudo e Ele, Senhor de todo o Universo, tudo sabe e nada escapa à sua onipresença.

Deus é onipresente, pois está em toda parte.
Deus é onipenetrante, já que penetra em tudo quanto existe.
Deus é oniprovidente — nada escapando à previdência de sua lei permanentemente ativa e justa.

Dessa maneira, são felizes os que confiam em sua determi­nação, sabendo que todas as coisas sempre serão encaminhadas para o melhor e para o bem. Não importando que muitas vezes nossa ignorância do perfeito desempenho e cuidado do Pai nos fa­ça crer que tudo ficará pior.

A sabedoria do Cristo, porém, nos adverte:
“Não temais, portanto; mais valeis do que muitos passari­nhos.”
 “Não temais, portanto; mais valeis do que muitos passari­nhos.”
Assim dizendo, procura colocar-nos sob a guarda da con­fiança no divino poder.

Na verdade a misericórdia divina é sempre maior do que jul­gamos. E, perdido o temor, entregues mentalmente à soberana força — nada devemos recear. O Pai é cheio de bondade, pois sua lei age sempre através da Misericórdia. Basta admitirmos que Deus tem, igualmente, o sacrossanto nome de Amor”.

 “A síntese dos  sete princípios de   Hermes?”
Com imenso prazer. Melhor seria se os decorássemos. Para facilitar tua memória, escrevi estas quadras:

Da Luz eterna de Hermes Trimegisto
 Surge a força do Eterno que arrebata
 E leva o Homem-Pó ao Sol do Cristo
 Que desce do Infinito em áurea cascata.
I
Com força do Todo, o Mentalismo Amarra-nos à Mente Universal.
E desde os céus ao astro e fundo abismo,
Vibra em tudo a chama do Mental.
II
Na suprema e eternal Correspondência
 Nivela um princípio cada plano.
Em cima e embaixo, sempre a mesma essência,
 Ao Homem revelando o Grande Arcano.
III
Nada é imóvel. Em tudo há Vibração,
Do grão de areia ao Sol resplandecente,
Do átomo invisível à Amplidão,
Tudo é Vida da Força Onipotente.
IV
Há de em tudo brotar Polaridade
 Que se faz em opostos no existir.
Antagonismo duma só Verdade,
Na cadeia do eterno progredir.
V
Tudo flui e reflui, dentro do Ritmo
 Tudo ascende e descende. E equilibra,
No oscilar de um pêndulo legítimo,
A força que, no Imenso, nasce e vibra.
VI
Nessa ronda fatal — Causalidade,
O efeito empurra a causa e a roda gira. ..
Pois diante da engrenagem da Verdade
 A sorte é o manto roto da mentira...
VII
Aqui e além (e sempre) a Geração Dualidade da Alma dividida Para encontrar, no Todo, o Coração Pleno do Amor que gera a Eterna Vida.
E assim deixo na rima de meus versos
A Chave d’ouro da Felicidade
Que, na Alquimia busca Universos,
Transformando o que morre em Eternidade.” (1)






Tudo é duplo, tudo em polos, tem o seu oposto, seu par contrário, o igual e o diferente são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, só digerem em grau, os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados.
 O Bem e o Mal, O frio e o Calor, a Inteligência e a Ignorância, tudo é igual. É só uma questão de graus a mais ou a menos. Tudo existe e não existe ao mesmo tempo, há dois lados de tudo, todo verso tem o seu reverso, Bem e Mal são a mesma coisa, apenas um é menos Mal e o outro é menos Bem.

O Baixo não passa de menos Alto, basta dizer que uma pessoa de determinada raça é mais baixa (pigmeus) e outras, de outras raças, tem média mais alta.
Ouvi uma vez, um imediato que voltava de uma expedição ao Polo Sul, contar que ao chegar, desceram todos do navio, encapotados, em uma temperatura abaixo de zero, enquanto os que os recebiam estavam em camisas de manga, fato explicável pois estavam saindo de uma hibernação com 40º abaixo de zero.
O conhecimento do Princípio, habilitará o discípulo a mudar a própria polaridade, e a dos outros, se ele consagrar o tempo e o estudo necessário para obter o domínio da Arte.






Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce.
Tudo se manifesta por oscilações compensadas, a medida do movimento à direita é a mesma do movimento à esquerda. O Ritmo é a compensação. E se atentarmos para nossa vida, veremos que segue também um ritmo alterado com altos e baixos, de alegrias e tristezas. Fluxo e refluxo podem depender de nós, desde que dominemos nossas reações e as elevemos. Usar Equilíbrio e Firmeza Mental. E o que devemos fazer? Controlar com força concentrada, que não haja nenhum excesso, nem de alegrias e nem de tristezas, pois o Princípio do Ritmo, fará com que esse exceso seja logo compensado por um excesso oposto.
Mediante o domínio próprio alguns evitam esta oscilação inconscientemente porém os Mestres o fazem conscientemente, mediante um grau de equilíbrio e firmeza mental, a pontos inacreditáveis.
Este Princípio e o da Polaridade forma estudados secretamente pelos Hermetistas e os métodos para impedi-los, neutralizá-los e empregá-los formam uma parte importante da Alquimia Mental do Hermetismo.






Toda Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa, tudo acontecendo de acorodo com a Grande Lei, e o acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida. Há muitos planos de Causalidade, porém nada escapa à Lei.
Os Mestres elevam-se a planos superiores e dominando seu caráter, seu gênio e seus Poderes e qualidades, tornam-se causadores em vez de efeitos. Empregam o Princípio ao invéz de serem dirigidos por ele. Evitando a causa, livramo-nos dos Efeitos, assim como buscando apenas os efeitos positivos, começaremos por provocar uma causa também positiva...
Dissemos anteriormente que o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida. Um suposto agente ou modo de atividade diferente da força, lei ou propósito; a operação de atividade de tal agente - o suposto efeito deste agente - um acontecimento fortuito, uma causalidade, etc. Não. O acaso é simplesmente um modo de exprimir as causas obscuras, as causas que não podemos compreender, e se as compreendermos, veremos que são o resultado de uma cadeia de causas, criando esse efeito, o acaso.
CAIBALION






O Gênero está em tudo, tudo tem seu Princípio masculino e seu Princípio feminio, o Gênero se manifestando em todos os planos. Isto é creto não só no Plano Físico, mas também nos Planos Mental e Espiritual. No Plano Físico, este Princípio se manifesta como sexo; nos Planos Mentais, toma formas superiores, mas é sempre o mesmo Princípio. Nenhuma criação, quer física, mental ou espiritual é possível sem este Princípio. A compreensão de suas leis poderá esclarecer a solução de muitos mistérios da Vida. O Princípio do Gênero opera sempre na direção da geração, regeneração e criação. Geração no Plano Físico, regeneração no Plano Mental e criação no Plano Espiritual.
Todas as coisas masculinas tem também o lado feminino. Se compreenderes que a geração de uma ideia é a formação do gérmen dessa ideia, que a regeneração é o aperfeiçoamento dessa ideia, e a Criação é a realização completa da ideia, podereis estudar e compreender este Princípio Hermético.
Nós vos advertimos que este Princípio não tem relação alguma com as teorias e práticas luxuriosas, perniciosas e degradantes que usam títulos empolgantes e fantásticos. tais teorias tendem a arruinar a mente, o corpo e a alma. Para aquele que é puro, todas as coisas são puras; para os vis, todas as coisas são vis e baixas.
Aqui chamamos a vossa atenção para o fato que o Gênero no seu sentido hermético e o sexo no uso aceito do termo, não são a mesma coisa.
A palavra Gênero é derivada da raiz latina que significa gerar, procriar, produzir, com um significado mais extenso que o termo Sexo, que se refere às distinções físicas entre as coisas vigentes, machos e fêmeas. O Sexo é simplesmente uma manifestação do Gênero em certo plano do Grande Plano Físico, o Plano da Vida Orgânica.
Concluindo, diremos que a Mente, tão bem como os metais e os elementos, pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de polo em polo, de vibração em vibração.
A Verdadeira transmutação hermética é uma Arte Mental e devemos estudá-la.(2)
Este texto é um resumo, é uma pesquisa, uma compilação inspirada em vários mestres do assunto.
 (1) Luiz Goulart,
2.   http://www.eusouluz.iet.pro.br/hermes.htm#1
Prendice Mulford,
  e outros.

Pesquisado e organizado por Dharmadhannya

Fonte:http://dharmadhannyael.blogspot.com/2014/05/

Comentários