GRANDES EMPRESAS QUE NASCERAM EM UMA GARAGEM



Grandes Empresas que Nasceram em uma Garagem

Resulta curioso que várias das empresas mais importantes da atualidade tenham, surgido em uma garagem. Foi assim com a Microsoft, Apple, HP, Google e Youtube. Todas têm esta origem em comum. Todas estas grandes companhias compartilham este lugar de nascimento tão ordinário, conquanto têm histórias muito diferentes.



HP:
William Reddington Hewlett e David Packard
William Reddington Hewlett e David Packard conheceram-se na Universidade de Stanford. Depois de adquirir experiência em separado decidiram montar sua empresa na garagem de uma casa na Avenida Addison, em Palo Alto, Califórnia, propriedade que pertencia a uma senhora que recentemente tinha enviuvado. Os jovens Hewlett e Packard foram viver na casa vizinha ainda que separados, já que Dave estava casado.
Com um capital inicial de 538 dólares começaram a trabalhar em um osciloscópio, o primeiro produto da empresa, em 1938. Em seu início a garagem dispunha tão somente de uma mesa e um arquivo de aço.
Com o passar do tempo e devido ao sucesso do negócio mudaram-se para outro lugar e a casa original foi novamente dividida, passando a diferentes proprietários. Já em 1984 a empresa HP decidiu que essa garagem fazia parte de sua história e tratou de conseguir que fosse considerado edifício histórico de Palo Alto, coisa que conseguiram em 1985.
Em 1989 ao fim conseguiram que fosse elevada a categoria de patrimônio histórico da Califórnia, acrescentando uma rocha com uma placa de bronze que indicava a propriedade como o local de nascimento da Silicon Valley.
No ano seguinte a HP comprou a propriedade e em 2005 terminaram sua restauração.
Microsoft:
Paul Allen e Bill Gates
Paul Allen e William Henry Gates III conheceram-se em uma escola particular de Lakeside. Esta instituição foi uma das primeiras em possuir um computador a disposição dos alunos no final dos anos 70. Bill Gates era quase o único que se aproximava daquela coisa, um PDP-10, onde passava muito tempo. Fruto deste vício contatou Paul que ainda que fosse dois anos velho também tinha se tornado viciado à informática.
Em 1969 Paul, Bill e mais dois estudantes formaram uma empresa que de certa forma seria a semente para o nascimento da Microsoft em 1975. O início desta relação comercial entre Paul Allen e Bill Gates acontceu na garagem familiar dos Gate.
Apple:
Steve Jobs e Stephen Wozniak
A história da Apple mistura-se com a da HP desde seu começo. Surgiu também na Califórnia, desta vez no 2066 da Crist Drive. Um garoto de 12 anos chamado Steve Jobs ligou para William Hewlett para dizer que estava construindo um aparelho elétrico. Durante esta conversa que durou 20 minutos Jobs conseguiu as peças que precisava para terminar seu projeto e um trabalho de verão na HP.
Alguns anos depois Steve conheceu Stephen Wozniak, um jovem super talentoso que aos 13 anos tinha construído uma sofisticada calculadora. Ambos rapazes foram se cruzando profissionalmente durante um tempo. Em 1975 Wozniak tinha melhorado sua calculadora até quase transformá-la no primeiro computador pessoal e levou seu projeto à HP, onde trabalhou de engenheiro e também à Atari, empresa onde Steve Jobs trabalhava naquela época e provavelmente teve contato com o projeto. Ambas recusaram o conceito oferecido e os dois garotos, oportunistas, fundaram uma empresa juntos para investir nessa idéia. Começaram, como não, na garagem da família de Jobs, cujo pai teve que tirar suas ferramentas velhar para consertar carros e mobiliou a oficina com uma enorme mesa de madeira construída por ele próprio, onde foram construídos os primeiras equipamentos da Apple. É bom deixar claro que, Jobs ficou maior parte do tempo envolvido com a parte administrativa e com o marketing do que com as invenções da Apple, contudo, como virou o “relações públicas” da empresa, determinou por ganhar os créditos dos inventos dos seus amigos, colegas e funcionários. Erros comuns cometidos na História, pois o povo nunca soube separar as peças para encaixá-las nos lugares certos.
Youtube:
Chade Hurley e Steve Chen
Chade Hurley e Steve Chen foram em 2005 a uma festa do dia de São Valentim celebrado na Califórnia. Ali encontraram-se com muitos funcionários da empresa Paypal, onde eles haviam trabalhado e tinham se conhecido. O encarregado de fazer o vídeo da festa passou o tempo todo se queixando do quão difícil era compartilhar depois as imagens com o resto do pessoal através da Internet. Chade e Steve “grudaram” na ideia e junto a Jawed Karim, outro informático, puseram-se a trabalhar em um site que permitisse subir e compartilhar vídeos facilmente. Para isso se juntaram na garagem da casa de Hurley, em São Francisco onde se originou o que depois se tornou um dos negócios mais rentáveis da Rede.
Google:
Larry Page e Sergey Bri
A universidade de Standford, bem perto da já mítica cidade de Palo Alto, foi onde se conheceram os criadores do maior buscador da Rede, Google. Larry Page, um de seus fundadores, estava enganchado à informática desde os 6 anos. Na universidade tinha construído inclusive uma impressora com peças de Lego. Ali encontrou-se com Sergey Brin, outro garoto de sua idade (pouco mais de 20 anos) e a partir dos projetos que cada um tinha começaram a trabalhar em um buscador. Seus progressos foram relativamente rápidos e em 1996 tinham em marcha o “Backrub”, que em 1997 se converteria em Google, nome derivado da palavra “googol” que por sua vez significa 10 elevado a 100, em clara alusão ao algoritmo tão complexo que tinham criado.
Realmente o primeiro lugar onde desenvolveram sua atividade plenamente foi na casa de Larry Page ainda que depois se mudaram para uma garagem para ter uma sede social e poder cobrar um cheque que tinham recebido como “Google Inc.”. Para isso escolheram a propriedade, garagem, da senhora Susan Wojcicki, situada na Avenida Santa Margarita 232.
A relação entre os garotos e a senhora Wojcicki era tão boa, que ela terminou fazendo parte da empresa no ano de sua fundação. Atualmente é vice-presidente de gerenciamento de publicidade da Google, entre outras coisas porque foi ela que também criou o Adsense.
Fica claro que as garagens têm sido muito importantes no desenvolvimento de grandes empresas atuais. Ainda que não há que esquecer que não é só o local que faz a mágica, senão também que mentes pensantes atrevidas e inovadoras como as destes personagens.

Fonte:http://ahduvido.com.br/grandes-empresas-que-nasceram-em-uma-garagem