AGRICULTOR DE SANTA CATARINA GANHA APOSTA COM AMIGOS E COLHE ABÓBORA DE 286 QUILOS


Agricultor apostou que conseguiria produzir abóbora de mais de 200 quilos (Foto: Antonio Luiz Theisen/Arquivo pessoal)
Agricultor apostou que conseguiria produzir abóbora de mais de 200 quilos (Foto: Débora Ceccon/Jornal O Líder)

Agricultor de SC ganha aposta com amigos e colhe abóbora de 286 quilos

Hortaliça foi colhida na segunda (27/01-2014) e será exibida em feira de Pinhalzinho.
Segundo Epagri, abóboras normais têm peso médio de 20 quilos


Um agricultor de Tunápolis, no Oeste catarinense, colheu uma abóbora de 286 quilos, que será exibida em uma feira nesta quarta (29). Antonio Luiz Theisen havia apostado com amigos produtores que conseguiria plantar uma hortaliça que chegasse a 200 quilos. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o peso médio de uma abóbora é de 20 quilos.
Orgulhoso da hortaliça, o agricultor mora na localidade de Linha Fátima. Com o feito, os oito agricultores que participaram da brincadeira vão ter que pagar cervejas a Antonio. Nesta quarta (29), ele tenta outra premiação - de maior abóbora em uma feira de Pinhalzinho, também Oeste do estado.
Abóbora é fruto de sementes importadas dos Estados Unidos (Foto: Débora Ceccon/Jornal O Líder)
Abóbora é fruto de sementes importadas dos
EUA (Foto: Débora Ceccon/Jornal O Líder)

Antonio Luiz contou que a hortaliça de 286 quilos, conforme pesada na balança que tem na propriedade, foi colhida na segunda-feira (27). O processo de plantio começou em agosto de 2013. Em 1º de dezembro, a abóbora tinha cerca de um quilo. Ela é fruto das sementes importadas dos Estados Unidos.
Para produzir a hortaliça, ele passou uma receita: boa semente, a correção da acidez e compactação do solo e "cuidar cada dia e cada noite". Esta não é a primeira vez que o agricultor produz abóboras fora das dimensões normais. Já no ano passado, colheu uma de 128 quilos. Antonio contou que a feira foi um incentivo para começar o que chamou de hobbie. Desde 2008, ele tem alguma abóbora entre as três maiores do ano na competição.

Dimensões normais

De acordo com a Epagri, uma abóbora dessas medidas não é normal. Porém, com "uma boa adubação, semente de qualidade e água, de irrigação ou chuva, à vontade, a hortaliça pode crescer", afirmou o técnico da entidade Valdir Cembranel. Ele explicou que o peso médio de uma abóbora é entre 18 a 22 quilos.
O técnico também disse que há competições em feiras, onde os agricultores levam os produtos que se destacam, mas que legumes em tamanhos gigantes não são comuns. 


Fonte:http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2014/01/a

Comentários