MEU JEJUM - UMA ANTIGA TRADIÇÃO INDIANA ONDE MULHERES FAZEM JEJUM PARA GARANTIR VIDA LONGA PARA SEUS MARIDOS




Meu jejum - Karwa Chauth

Karva Chauth é uma antiga tradição indiana, onde mulheres casadas fazem 1 dia de jejum (sem comer e sem beber água)  para garantir vida longa aos seus maridos. É um festival hindu um tanto polêmico entre as indianas mais feministas (é possível ler algumas manifestações de indianas na internet) porque só a mulher faz jejum e o homem não. Não é obrigatório, isso é da escolha da pessoa, tem mulheres que optam por não jejuar, mas acredito que muitas mulheres na Índia fazem o jejum porque são muito cobradas pela sociedade. 


Dessa vez estou jejuando. O único jejum que fiz em minha vida foi para exame de sangue hehe não me lembro se fiz jejum por alguma outra razão.
O ano passado eu esqueci do karwa Chauth porque aqui no Brasil as pessoas não comemoram e a comunidade indiana é muito pequena então a data passou despercebida, acho que só nos lembramos um dia depois.


As mulheres vestem roupas novas ou as roupas e jóias que usaram no dia do casamento


Dessa vez eu resolvi por mim mesma consultar o calendário cuidadosamente e disse ao marido que esse vou jejuar. Já expliquei antes, como o marido é indiano, ele tem uma forte influência hindu então os festivais hindus são celebrados na família dele. Ele me disse que o sikhismo não é a favor do jejum, então me deixou à vontade para fazê-lo ou não. Ele disse que eu tenho que esperar a lua aparecer e só aí o jejum é quebrado.

Pois é, resolvi fazer mas não está fácil não, ainda mais com esse calor que está fazendo aqui em SP.

Vamos ver se aguento.
Ainda bem que é só por um dia, acho que se fosse por vários dias como em outras religiões eu ia enlouquecer, pelo menos pra mim não é fácil, estou sentindo o cheiro de qualquer comida, a comida da vizinha, o cheiro de café, estou faminta, é uma sensação totalmente diferente porque eu vejo a comida na minha frente e não posso comer.

Essa fome é diferente da fome que eu sinto normalmente quando passa da hora do almoço e mato essa fome com qualquer coisa como uma fruta, iogurte ou uma própria refeição. Mas dessa vez não posso aliviar essa fome com nada. Imagino o que passa uma pessoa que sente fome todos os dias e vê os outros comendo através das vidraças das lanchonetes e restaurantes, imagino o que essas pessoas sentem ao passar em frente uma padaria, sentem o cheiro do pão e não podem comer.

Não é fácil, mas estou aprendendo que jejuar é bom para dar valor à comida, à vida, gratidão, companheirismo, isso me faz lembrar o sacrifício do marido em trabalhar para colocar comida dentro de casa, essa é minha forma de mostrar minha gratidão espero que um dia ele leia isso (apesar de ele nunca ler o blog) e saiba a real razão para eu celebrar o Karwa Chauth.



De acordo com o calendário gregoriano, o mês corresponde a Outubro ou Novembro. O festival ocorre cerca de nove dias antes do festival de Diwali.

Fonte:http://cafecomchai.blogspot.com.br/2013/10/meu-jejum-karwa-chauth.html

Comentários