A palavra
yoga vem da raiz sânscrita yuj que significa
atrelar, unir, juntar. É um ensinamento prático e científico que inclui um
sistema de exercícios que visam o controle físico e mental, além de proporcionar
bem-estar, com o objetivo de realizar a união do espírito humano com o Espírito
Universal. Seria então a união do ser individual (jivatman) ao Ser
Supremo (paratman).
"Yoga chitta vritti
nirodha" (Yoga-Sutra I.2) "Yoga é a cessação (nirodha) dos vórtices (vrittis) da substância
mental (chitta)".
O Yoga tem por objetivo promover condições
mentais indispensáveis para que chitta (a substância mental) cesse todos
os seus movimentos, os quais impedem o Eu Supremo (Purusha) de alcançar
sua verdadeira natureza. A mente oscilante é o grande obstáculo à percepção do
Eu Real. Segundo o Vedanta, este Eu é a base de tudo o que existe e sem esse Eu,
que é consciência, a mente não seria possível, mas a mente não é real e encobre
o Eu. Por essa razão o Yoga tem por objetivo interromper esse fluxo de
pensamento e a identificação com a mente, percebendo assim a base da mente que é
a consciência e alcançar o Samadhi (união, êxtase,
superconsciência).
O Yoga
foi codificado por Patanjali no texto conhecido como Yoga Sutra, que
ensina o Ashtanga Yoga (Yoga dos oito - ashta - membros -
anga) ou Raja Yoga (Yoga Real). Patañjali expõe o conhecimento nos quatro
capítulos de seu Yoga Sutra. Eles são: 1) Samadhi-pada, que estuda o conceito e
as técnicas mais elevadas do Yoga; 2) Sadhana-pada, que expõe o caminho geral que deve ser
seguido pelo yogue, apresentando o conhecimento dos kleshas (obstáculos
que sujeitam a mente e geram o sofrimento), e propõe as etapas iniciais
(bahiranga) do método; . 3) Vibhuti-pada, que ensina as etapas
últimas (antaranga) do método, e sobre as perfeições (siddhis) ou
poderes extraordinários que daí resultam; 4) Kaivalya-pada, que trata dos
problemas essenciais da filosofia, da natureza da mente e da libertação
espiritual do yogue.
O Yoga
Sutra explica também os 8 membros (angas) do Yoga de Patanjali que
são: • Yamas
(regras de conduta do homem com a sociedade) • Niyamas (regras de conduta interna do
homem com ele mesmo) •
Asanas (exercícios físicos) • Pranayama (exercícios respiratórios)
• Pratyahara (abstração e
interiorização dos sentidos) • Dharana (concentração da mente) • Dhyana (meditação)
• Samadhi (estado em que se
destruiu a ignorância sobre nossa verdadeira natureza).
Yoga é um estado
mental de supra-consciência onde o seu eu individual é dissolvido na
"consciência cósmica". O individuo passa a ser o observador, o objeto observado
e a consciência sobre a observação. Tudo passa a ser uma coisa só. A mudança não
ocorre de um dia para o outro, requer desenvolvimento, aprimoramento, prática
regular e constante. Há vários caminhos no Yoga, adequados ao temperamento de cada
praticante: Karma-Yoga, Bhakti-Yoga, Jñana-Yoga, Hatha-Yoga, Kriya-Yoga,
Laya-Yoga, Kundalini-Yoga, Raja-Yoga e muitos outros caminhos e
derivações. Hatha Yoga É o tipo de Yoga mais conhecido e
difundido no ocidente por ser um Yoga vigoroso, de natureza principalmente
física, que tem como base principal o uso de asanas, mudras e
bandhas, bem como exercícios de respiração (pranayama) para
preparar o corpo e desobstruir o sistema nervoso. Seus objetivos estão
relacionados com o bem-estar físico e a saúde, beneficiando todo o sistema
biológico, visando um desenvolvimento harmônico do corpo-mente e
alma.
A palavra
Hatha significa a união entre “Ha” e “Tha”, isto é, o Sol e a Lua. Uma
das forças vitais, o prana, é conhecido pelo nome do Sol, e outra das
forças vitais, apana pelo nome da Lua. Em tal sentido, Hatha-Yoga
expressa a união do Prana com o Apana. Isso possibilita adquirir
um controle sobre si mesmo, perfeita concentração mental e desenvolvimento das
potencialidades físicas e psíquicos. Numa etapa avançada, a prática de Hatha
Yoga leva ao Raja-Yoga e ajuda o praticante a entrar em comunhão consciente com
o divino, mediante o Samadhi, a desligar-se do domínio das forças da natureza
(gunas), e alcançar Kaivalya, ou liberação.
Kriya
Yoga
Kriya-Yoga é uma ciência antiqüíssima. Os antigos iogues descobriram que o
segredo da consciência cósmica se liga intimamente ao domínio da respiração.
Esta é uma contribuição sem par, e imortal, da Índia, ao tesouro de conhecimento
do mundo.
Nesse yoga o
praticante executa uma seqüência definida de técnicas fornecida por um
guru. São praticas (kriyas) muito potentes. É o Yoga para quem
realmente quer "transcender". O sistema consiste em técnicas yóguicas que
aceleram o desenvolvimento espiritual e ajudam a alcançar um profundo estado de
tranquilidade e comunicação com o divino. Kriya Yoga é um método simples,
psicofisiológico, pelo qual o sangue humano se descarboniza e volta a
oxigenar-se. Os átomos deste extra-oxigênio transmutam-se em corrente vital para
rejuvenescer o cérebro e os centros da espinha.
O Kriya Yogi
dirige mentalmente sua energia vital para cima e para baixo, a fim de fazê-la
girar em torno dos seis centros espinhais (plexos medular, cervical, dorsal,
lombar, sacro e coccígeo) purificando todos os nadis e chakras.
Esta antiga técnica iogue converte a respiração em substância
espiritual.
Bhakti
Yoga É
o caminho do Yoga Devocional, do amor à divindade. A palavra Bhakti
origina-se da raiz “bhaj”, tendo a intenção de “ligar a Deus”.
Bhajan, adoração, Bhakti, Anurag, Prema,
Priti, Suddha Prema, são considerados sinônimos. Bhakti é o amor
divino (prema), sem pedir nada, sem nenhum desejo de
recompensa.
Através de Bhakti Yoga, do caminho de Prema ou Amor, através de sua
devoção, sentimento, emoção, oração, fé, adoração, o praticante conecta seu
coração a Deus. Bhakti é o supremo amor por Deus. É uma chuva espontânea de Prem
em direção ao Amado. É uma ação pura, livre de egoísmo, plena de amor divino, e
não há nenhum tipo de negociação ou expectativa de qualquer coisa e tampouco
medo.
Na tradição
indiana, o praticante do Bhakti Yoga se dedica à divindade com a qual tem maior
afinidade, que pode ser masculina ou feminina. Bhakti está geralmente associado ao
Karma-Yoga (ver abaixo), que se desenvolve o amor ao próximo, a caridade e a
reconciliação através da prestação de serviços altruísticos. A vivência destes
elevados propósitos conduz o praticante à libertação.
Karma
Yoga
Karma Yoga, ou Yoga da Ação é a Yoga do reto agir, é a consagração de todas
ações e de seus resultados, de todas as suas atividades diárias para o divino. É
a execução destas ações de forma consciente e enfatizando a união com o Divino
em tudo, removendo o apego, permanecendo sempre equilibrado, no sucesso ou no
insucesso. Esse processo purifica o coração e prepara o Antakharana (o coração e
a mente) para a recepção da Divina Luz, ou obtenção do conhecimento do Ser. O
ponto importante é este: serviço para a humanidade sem qualquer apego ou
egoísmo. Os praticantes desse tipo de Yoga procuram atuar corretamente no mundo,
tanto nas coisas materiais como espirituais, são pessoas de natureza
altruísta.
Kundalini
Yoga
Segundo Swami Sivananda, Kundalini yoga é o yoga com ênfase em asanas e canto de
mantras para elevar Kundaliní do primeiro para o sétimo chakra, situado no alto
da cabeça. É
praticado pelos estudantes com a finalidade de despertar a Kundalini, ou energia
primordial da Shakti, que se encontra numa cavidade triangular chamada
"triângulo celestial" (trikona) no Chakra básico (Muladhara), em
estado potencial ou adormecido e conduzi-la pelo canal principal
(sushumna) até o Sahasrara Chakra, e assim a Shakti se une com o Senhor
Shiva no topo da cabeça.
O Yogi abre a
boca de sushumna mediante o Pranayama, os Bhandas e os Mudras, e desperta
a Kundalini adormecida. A Kundalini não permanece muito tempo no Saharara, pois
sua permanência depende do grau de pureza do Sadhana, da fortaleza espiritual e
introspectiva do praticante de Yoga. Muitos estudantes não passam além dos
Chakras inferiores e, por tal razão, não prosseguem em seus intentos de alcançar
o Sahasrara.
Swami Sivananda diz que a mente, o Prana,
o Jiva e a Kundalini se movem em conjunto até o alto. Em suma, o praticante
demandará ajuda introspectiva, quando se move de Chakra em Chakra; em tal estado
uma voz misteriosa, um força mais misteriosa ainda, o guiarão em cada passo.
Será necessário em cada caso possuir uma fé perfeita e equilibrada na Divina
Mãe. Ela é quem guia o Sadhaka. É ela que conduz seu filho de Chakra em Chakra.
Sintamos seu caloroso abraço. Sintamos sua Graça em cada passo. Falemos como se
fôssemos crianças. Abramos-lhe plenamente nossos corações. Sejamos simples e
cândidos. Digamos-lhe fervorosamente: “Mãe Divina, eu sou Teu; Tu és meu único
refúgio e sustentação. Protege-me; Tem piedade de mim”. Todas nossas dúvidas se dissiparão com o
conjuro de nossas preces. Sem a Sua graça nos resultará impossível avançar,
ainda que seja uma polegada, no sendeiro do Shushumna, até o Sahasrara que
quando ascende, inunda os Chakras com o néctar da refulgência.
A intrepidez, o imperturbável
estado mental, a ausência de paixão e desejos, a constante introspecção, a
concentração, a felicidade espiritual, paz, íntima fortaleza, discriminação, o
equilíbrio e ajuste da mente, a inquebrantável fé na existência do Senhor
Supremo (Ishvara), devoção, firmeza mental, domínio dos Asanas, pureza, as
ânsias infinitas de liberação, misericórdia, doce voz, brilho nos olhos, serão
os sinais indicadores do despertar de Kundalini, e que o Sushumna perfurou o
Chakra Muladhara. Quanto mais ascende esta força, tanto mais forte será a
experiência espiritual, e a evidência das qualidades e dos sinais de tão sublime
despertar.
A
Kundalini, em última instância, se une com seu Senhor Parama Shiva e é então
quando o Nirvikalpa Samadhi tem lugar. É neste momento quando o Yogi alcança a
Liberação e o mais elevado conhecimento e felicidade.
Jñana
Yoga É
um sistema de yoga que busca a comunhão com o divino pela via do conhecimento da
Verdade e da Sabedoria. Jñana é obtido pelo intermédio do Conhecimento do
Ser.
Após adquirir
instrução teórica, o praticante busca conhecer a verdade diretamente por meio da
experiência intuitiva, cortando o véu da ignorância pela meditação no Ser. Seus
métodos, através de questionamento (vichara), discernimento
(viveka), reflexão, análise, investigação, austeridades, ética de
conduta, estudos e da meditação, tem como meta a compreensão da Divindade, da
Sua manifestação cósmica. Então o praticante irá brilhar em sua pureza e
Divindade.
Tantra
Yoga É
um caminho ligado ao domínio das energias latentes do ser humano, que também
desperta o chamado "fogo sagrado" (a kundalini), ou a "serpente que jaz
adormecida" no cóccix. O Tantra Yoga coloca ênfase especial no desenvolvimento
dos poderes latentes nos seis Chakras, do Muladhara ao Ajña. O Kundalini Yoga
pertence ao Sadhana Tântrico, o qual fornece uma detalhada descrição sobre o
poder serpentino e os Chakras (plexos). O Sadhana Tântrico desperta Kundalini, e
faz com que ela se una com o Senhor Sadashiva, no Sahasrara Chakra. O método
adotado para alcançar este fim no Sadhana Tântrico é a repetição (japa)
de mantras como o Nome da Grande Deusa e vários rituais.
O Tantra, em
alguns dos seus aspectos, é uma doutrina secreta, é um Gupta Vidya. Você
não poderá aprender sobre esses aspectos do estudo de livros. Você precisará
adquirir o conhecimento e a prática de um Tantrika prático, o mestre Tântrico, e
de Gurus que possuem a chave para isto. O estudante tântrico deve doar-se com
pureza, fé, devoção, dedicação ao Guru, com ausência de paixão, humildade,
coragem, amor cósmico, honestidade, contentamento, e sem cobiça. A ausência
destas qualidades no praticante significa um grosso e mau uso do
Shaktismo.
Laya
Yoga O
Laya Yoga, segundo Swami Sivananda, é também um tipo de Kundalini Yoga. "É o
processo de transmutar a energia física em luz (ojas). A consciência
humana é levada através de graus diferentes de percepção até que se una ao
Absoluto". Trata-se de uma modalidade de controle da natureza mental, partindo
do pressuposto que se podem dominar as funções físicas e psíquicas e, assim,
eliminar todos os bloqueios e barreiras no caminho espiritual.
A sua prática
implica em pranayamas e bhandhas. Apenas o praticante pode sentir seus efeitos.
O praticante desta técnica geralmente encontra-se sentado. Isso levou muitos
livros a sugerirem que a postura sentada seja a melhor maneira de se praticar
Yoga - imagem que se transformou no estereótipo ocidental do praticante de Yoga.
Essa técnica consiste em práticas de respiração para eliminar as desarmonias
físico-psíquicas, dominar o corpo físico, permitir ao Espírito Divino, que está
eternamente unido ao ser, manifestar-se.
Raja
Yoga O
Raja Yoga, Dhyana Yoga, "Yoga real" ou "união real", é um dos caminhos do yoga
que se utiliza do domínio interno das atividades mentais, portanto é voltada
para pessoas que tenham uma tendência à meditação. Através do Raja Yoga, pela
reta-ação da mente, tornando-a introvertida, controlando e superando sua
natureza e tornando-a estável, concentrando-a e meditando, o praticante
atravessa o véu da ignorância e atinge a iluminação.
É considerada a
síntese dos Yogas. Seu objetivo é a comunhão com o Divino, através da prática da
meditação, conduta ética, serviço impessoal no mundo e veracidade. Nela estão
incluídos os sistemas Karma (reta ação), Jñana (sabedoria) e Bhakti (amor). A
prática do Raja Yoga consiste em pranayamas (controle do alento), irradiação de
amor universal, namaskara (rendição total e irrestrita a Deus) e a compreensão
do bhavana (conceito da Unidade Divina). A meditação proporciona ao praticante o
despertar das potencialidades latentes e divinas do
ser.
Fonte:http://www.shri-yoga-devi.org/yoga.html |
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