QUAL A IMPORTÂNCIA DO INCENSO ?



Qual a importância do Incenso?
O incenso é muito utilizado na Ásia e no Oriente Médio. Os indianos utilizam o incenso em todos os rituais religiosos. É muito comum eles queimarem incenso diariamente no momento das orações.
Sorte minha que gosto de incenso pois aqui em casa o uso dele é diário.
 
 
 
Na verdade aprendi muita coisa sobre o incenso. Antes de meu marido entrar na minha vida eu não sabia nada de cultura indiana, eu admirava as roupas, maquiagens..mas não sabia nada da vida religiosa. Até que me explicaram o porquê de queimar incenso quando está orando. Primeiro, muitos dizem que fumaça e fogo são uma forma de se conectar com Deus e agradar a Ele (seguindo o exemplo dos quatro elementos ar, fogo, terra e água) e Deus gosta de perfume, por isso o incenso é perfumado e também o aroma agradável traz bem-estar, calma, ajuda na concentração e meditação de quem está orando.

Eu perguntei: como sabem que Deus gosta de perfume? Então me responderam: " Todas as flores são presentes de Deus para nós. Ele fez as flores com perfume. Você já reparou que Deus também fez algumas flores sem perfume, mas não fez nenhuma flor com mau odor?!."

Antes eu achava que o incenso só servia para perfumar ambientes ou misticismo mas hoje adquiri novos hábitos e aprendi a respeitar como um artigo religioso. Por exemplo:

  • fazer as orações após o banho matinal pois assim você está purificado;
  • não deve ingerir nenhum tipo de carne ou álcool antes de orar ou queimar o incenso (por isso a importância de rezar de manhã pois é também garantia de que você não comeu ou bebeu nada impuro);
  • tirar os sapatos;

  • lavar as mãos ao acender o incenso;
  • cobrir a cabeça (para os sikhs tanto o homem quanto a mulher devem cobrir a cabeça);

A título de curiosidade:
Como antes de conhecer o sikhismo eu tive uma base cristã, um dia fui procurar na Bíblia e lá também fala sobre o perfume (não quero entrar no mérito do Antigo ou Novo Testamento):

O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial. (Provérbios 27:9)

E, aproximando-se Jacó para lhe dar um beijo, Isaac sentiu o perfume de suas vestes, e o abençoou nestes termos. “Sim. o odor de meu filho é como o odor de um campo que o Senhor abençoou. (Gênesis 27, 27)

dai flores como o lírio, exalai perfume e estendei graciosa folhagem. Cantai cânticos e bendizei o Senhor nas suas obras. (Eclesiástico 39, 19)

Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem. (II Coríntios 2, 15)


Se o justo me bate é um favor, se me repreende é como perfume em minha fronte. Minha cabeça não o rejeitará; porém, sob seus golpes, apenas rezarei. (Salmos 140, 5)

Boa fama vale mais que bom perfume; mais vale o dia da morte que o dia do nascimento. (Eclesiastes 7, 1)

Teus lábios, ó esposa, destilam o mel; há mel e leite sob a tua língua. O perfume de tuas vestes é como o perfume do Líbano. (Cântico dos Cânticos 4, 11)

Incenso na Bíblia

Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. (São Mateus 2, 11)
 
Fonte:http://cafecomchai.blogspot.com.br/2013/06/qual-importancia-do-incenso.html

Comentários