QUAL A DIFERENÇA ENTRE POESIA,POEMAS,VERSOS E ESTROFE ?

poesias poemas versos

Poesia, Poemas, Versos – Qual a diferença? O que é poesia?
E poema? E verso? E estrofe?

 

Versos, poesias, poemas – Qual a diferença entre os conceitos?  

§ O que é verso?

§ O que é poesia?

§ O que é poema?

§ Qual a diferença entre poema e poesia?

Questões complexas muito perguntadas na internet, pelo que tenho reparado. Vou tentar responder abaixo, aproveitando para tentar explicar um pouco mais outros conceitos relevantes relacionados que podem esclarecer outras dúvidas:

§ Poema - é a obra (texto) em verso, poema é a organização, estrutura das palavras. Existe por si mesmo, independente de quem o lê.

§ Poesia - é a qualidade poética de um texto ou obra de arte ou situação. Pode haver poesia num por de sol, por exemplo. Está em quem a sente. Filosoficamente, ela não pode existir por si mesma, independentemente de alguém que a sinta.

§ Verso - é cada linha de um poema. Também é chamado verso a forma de escrita que não é prosa.

§ Estrofe - é cada uma das seções que constituem um poema. Isto é, cada agrupamento de versos, separadas por uma linha em branco.

OBS.: Poesia e poema também podem ser considerados sinônimos. Leia as citações abaixo:

“Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta.” (LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.)

“Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.” (Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993.)

Com isso, cabe dizer também que não acho muito importante definir. Definir é limitar… E, como bem disse Quintana, “A poesia não se entrega a quem a define.” Esse pensamento pode ser complementado por esta bela definição de Yang Wang-Li (tradução livre minha): “O que é poesia? Se você diz que é uma questão de palavras, eu lhe digo que um bom poeta vai além das palavras. Se você diz que é uma questão de significado, eu lhe digo que um bom poeta vai além do significado.”



OBS.: Estrofes podem ser classificadas pelo número de versos:

§ 1 verso – Monóstico

§ 2 versos – Dístico

§ 3 versos – Terceto

§ 4 versos – Quarteto ou quadra

§ 5 versos – Quintilha

§ 6 versos – Sextilha

§ 7 versos – Septilha

§ 8 versos – Oitava

§ 9 versos – Nona

§ 10 versos – Décima

§ Mais de 10 versos – Estrofe irregular

poesia-escrita-a-mao

 
Um pouco de História
 

Fortemente relacionada com a música, beleza e arte, a poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, eram cantadas. Só depois é que o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.

Na Grécia Antiga, foi a forma predominante de literatura. Os três gêneros (lírico, dramático e épico) eram escritos em forma de poemas. A narrativa, entretanto, foi tomando importância, ficando a poesia mais relacionada com o gênero lírico.

A poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados, isto é, observavam os acentos, a contagem silábica, o ritmo e as rimas. A contagem silábica dos versos foi sempre muito valorizada até o início do século XX. Quando a obra que não se encaixasse nas normas de metrificação não era considerada poesia. Isto mudou com a influência do Modernismo- movimento cultural, surgido na Europa que buscava ruptura com o classicismo. Atualmente (principalmente depois do modernismo e da semana de arte moderna) o ritmo dos versos foi liberado e temos os chamados “versos livres” que não seguem nenhuma métrica.
Referências:
Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.
(Adaptado com correções da 
Wikipedia)

Para saber como separar as sílabas dos versos, leia este post sobre escansão.

Não deixe de conhecer também nossa seleção de poemas de grandes poetas famosos, sem erros ou falsas autorias (coisa cada vez mais rara na internet).

poema-em-versos
Poesias, poemas, versos – Qual a diferença?

(Post original de 19 de fevereiro de 2012)

 

Comentários