Pular para o conteúdo principal

O QUE É O CIÚME PATOLÓGICO E A QUE PODE LEVAR


CIÚME PATOLÓGICO
 

O QUE É O CIÚME PATOLÓGICO E A QUE PODE LEVAR

Quem nunca sentiu ciúme em algum momento de sua vida? É provável que você não lembre, mas em uma idade precoce, as pessoas têm ciúmes dos pais, irmãos e amigos, até que se atinja a maturidade, aí sentimos ciúmes do parceiro e dos filhos. É natural, zelamos pelos nossos entes queridos porque tememos a perda deles. No entanto, o ciúme pode se tornar doentio (patológico) e transformar a vida das pessoas em um verdadeiro inferno.
O que significa que alguém está sofrendo de ciúme patológico?
Que tem uma dependência emocional com o outro. O ciumento se torna paranoico e sofre com suas interpretações da realidade que não coincidem com a própria realidade. Sente ansiedade, raiva ou medo o tempo todo, com a possibilidade que seu ente querido deposite seu afeto em uma outra pessoa e produza um deslocamento.
No caso de relacionamentos, o psicólogo social Luis Buero afirma: “A presença de uma terceira pessoa real ou imaginária, gera uma situação de alarme e isso é normal, porque do contrário, não haveria interesse no outro. Mas há pessoas que preferem que seu parceiro não tenha um relacionamento íntimo com mais ninguém. Quando esse ciúme é acompanhado de um sentimento de insegurança, autocomiseração, hostilidade e depressão, danifica a qualidade de vida dos integrantes do casal e podem ser muito destrutivos. Essas pessoas sentem que se perderem seus parceiros, será terrível, insuportável. Por isso são controladores, vigilantes, asfixiantes, inseguros, depressivos e dependentes.
O pacto secreto que constroem é, eu te dou tudo, mas você me dá tudo, senão, será uma pessoa má e deverá ser punido. Disso à violência é um passo e, embora seja mais comum por parte do homem, isso não indica que o ciúme patológico seja mais comum neles.”

Como identificar uma pessoa doente de ciúme
1. A pessoa odeia a todos que rodeiam seu parceiro: amigos, colegas, familiares, especialmente do sexo oposto.
2. Revisa com frequência os objetos pessoais do parceiro, como o telefone celular, a carteira, bolsa e perfis nas páginas sociais. Cheira as roupas em busca de um perfume diferente. Tem uma autoestima abaixo do normal, resultado da insegurança e da falta de confiança em si mesmo.
4. Tem uma personalidade dominante, porque quer controlar tudo ao seu redor. Quando não vê o parceiro, sofre porque não pode exercer seu controle. Se chamar por telefone e o outro não atender, a primeira coisa que imagina é que está sendo infiel.
5. Seu ciúme é sempre infundado. Inventa provas para mostrar ao parceiro.

Como lidar com o próprio ciúme
1. Lembre sempre de outras vezes que pensou em algo parecido e nada do que temia aconteceu.
2. Avalie a possibilidade de fazer terapia de casais, funciona muito bem, principalmente quando se chega a um extremo irracional.
3. Saia em casal para se divertir com amigos, familiares e colegas para que ambos sintam que participam da vida social do outro.
4. Reflexione sobre a conveniência de seguir pensando assim, com tanto ciúme.
5. Tenha algum hobbie ou esporte para dispersar a mente e recarregar as baterias.

Como lidar com o ciúme alheio
Dê ao casal os cinco conselhos acima, recomende um bom terapeuta e vá embora. É melhor não se envolver em relacionamentos doentios que podem ser difíceis de sair.



Por Pablo Huerta


Fonte:http://id.discoverybrasil.uol.com.br/o-que-e-o-ciume-patologico-e-a-que-pode-levar/

Comentários