SAPO NÃO FICA SÓ NA LAGOA : NATUREZA VIVA

Sapo é visto com 'bochechas' infladas similares a boias em lago em Bucharest, na Romênia (Foto: Vadim Ghirda/AP)

Sapo usa 'bochechas' como

boias em lago na Romênia

Anfíbio foi visto na região de Bucharest.
Imagem foi clicada pelo fotógrafo Vadim Ghirda.

Sapo voador 'descansa' em dedo durante exibição do Museu Natural de História Natural em Karlsrube (Foto: Uli Deck/AFP)
(Foto: Uli Deck/AFP)

Sapo minúsculo 'descansa' em

dedo durante exposição na Alemanha

Sapo voador foi visto no Museu Natural de História Natural em Karlsrube.
Instituição alemã realiza exposição sobre seres do ar e da água.


Um sapo verde voador é visto em cima de um dedo durante uma exposição do Museu Natural de História Natural em Karlsrube em Karlsrube, no sul da Alemanha. Entre abril e outubro deste ano, a instituição realiza a exposição “Sem fundo: pelo ar e debaixo d’água”.

Sapo é flagrado pegando 'carona' em caracol

Cena foi registrada em Bornéu, na Indonésia.
Imagem foi feita pelo fotógrafo Nordin Seruyan.

Um sapo foi flagrado pegando uma "carona" em um caracol. O fotógrafo Nordin Seruyan registrou a cena curiosa em uma lagoa no jardim de sua casa no centro de Bornéu, na Indonésia. O anfíbio saltou nas costas do caracol e permaneceu até o molusco deslizar lentamente em direção da lagoa, segundo o jornal inglês "Daily Telegraph".
Sapo foi flagrado pegando 'carona' em um caracol (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)Sapo foi flagrado pegando 'carona' em um caracol (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)


Sapo viaja clandestino em navio entre China e África do Sul

Anfíbio estava escondido em um candelabro.
Sapo foi levado para santuário de animais no país africano.

Sapo foi levado para santuário após 'viajar' da China para África do Sul (Foto: Independent Newspapers Limited/AP)
Sapo foi levado para santuário após 'viajar' da China para África do Sul (Foto: Independent Newspapers Limited/AP)


As autoridades sul-africanas pretendiam sacrificar a criatura, temendo que ela pudesse causar danos como uma espécie invasora se fosse solta no país.
No entanto a companhia "Mango Airlines" levou o sapo na sexta-feira de Joanesburgo para um santuário de animais depois que as autoridades decidiram encontrar uma forma de manter o sapo itinerante vivo.
O voo de duas horas foi tranquilo se comparado com a viagem a partir da China, que durou várias semanas e milhares de quilômetros.

Sapos se casam na Índia em ritual para fazer chover

'Noiva' e 'noivo' vieram de lagoas diferentes.
Segundo crença, cerimônia agrada aos deuses da chuva.

Casamento entre dois sapos foi Nagpur, na Índia. (Foto: AFP)
Casamento entre dois sapos foi Nagpur, na Índia.
(Foto: AFP)

Agricultores de Nagpur, na Índia, promoveram nesta sexta-feira (29) um casamento entre dois sapos. A cerimônia foi realizada como parte de um ritual para trazer chuvas para a região. A "noiva" e "noivo" vieram de lagoas diferentes. Segundo a crença local, o casamento entre sapos agrada aos deuses da chuva e garante uma boa colheita.

Cientistas encontram nova espécie de sapo em floresta da Malásia

Anfíbio foi visto na região de Bornéu, ilha com rica biodiversidade.
Sapo mede entre 4 e 5 centímetros e emite som estridente.

Exemplar de sapo marrom, nova espécie que foi encontrada em Bornéu por pesquisadores da Malásia. (Foto: HO/UNIMAS/AFP)
Exemplar de sapo marrom, nova espécie que foi encontrada
em Bornéu por pesquisadores da Malásia. (Foto: HO/UNIMAS/AFP)

Pesquisadores da Malásia descobriram uma nova espécie de anfíbio que vive na região de Bornéu, ilha conhecida por ambientalistas como local rico em biodiversidade.
De acordo com cientistas da Universiti Malaysia Sarawak (Unimas), o exemplar de sapo marrom tem entre 4 e 5 centímetros e emite um som característico e estridente.
O animal foi descoberto durante uma expedição feita às florestas do Monte Singai, em Sarawak, durante o mês de setembro de 2010. Um outro exemplar também foi visto próximo ao Parque Nacional de Kubah, na mesma região.

No ano passado, pesquisadores da mesma universidade reencontraram uma espécie de anfíbio na ilha de Bornéu que era considerada desaparacida desde 1924.
O sapo arco-íris de Bornéu (Ansonia latidisca) foi descrito há 87 anos, por meio de ilustrações, mas desde aquela época não houve mais notícias sobre o animal.
Os anfíbios auxiliam os seres humanos em fatores importantes, como no controle de insetos que espalham doenças e ajudam a manter saudáveis os ecossistemas de água doce.
Os produtos químicos na pele deles também auxiliam na criação de novos medicamentos com potencial de salvar vidas.

*Com informações da France Presse.
Sapo arco-íris de Bornéu, redescoberto por pesquisadores após ser considerado extinto por 87 anos (Foto: Divulgação/Indraneil Das)Sapo arco-íris de Bornéu, redescoberto por pesquisadores
após ser considerado extinto por 87 anos (Foto: Divulgação/Indraneil Das)
 

Há 87 anos desaparecida, espécie de sapo é reencontrada em Bornéu

Último relato sobre o 'sapo arco-íris de Bornéu' era de 1924.
Apesar do reencontro, espécie continua na lista de ameaçados de extinção.

A organização ambiental Conservação Internacional (CI) publicou comunicado nesta quinta-feira (14) sobre o encontro de exemplares de uma espécie de anfíbio na ilha de Bornéu, na Malásia, considerada desaparecida desde 1924.
De acordo com a CI, o sapo arco-íris de Bornéu (Ansonia latidisca) foi encontrado por cientistas da Universidade Malaysia Sarawak e por pesquisadores do setor de anfíbios perdidos da ONG ambientalista. Descrito há 87 anos, por meio de ilustrações, desde esta época não houve mais notícias sobre estes exemplares na ilha.

Ilustração feita em 1924 foi último vestígio sobre a espécie Ansonia latidisca (Foto: Divulgação/Fieldiana Zoology)
Ilustração feita em 1924 era uma das
poucas informações sobre a espécie
Ansonia latidisca (Foto: Divulgação/
Fieldiana Zoology)


Três espécimes foram vistos em árvores, sendo uma fêmea, um macho e um denominado apenas como "jovem", com tamanhos que variavam entre
30 milímetros e 51 milímetros.

Ainda segundo a CI, apesar de reencontrado, a espécie continua na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na tradução do inglês).
"Descobertas emocionantes como a deste lindo anfíbio são o combustível para nos manter em busca de espécies perdidas", afirmou a cientista Das Indraneil, uma das responsáveis pela expedição que reencontrou os animais.
Os anfíbios auxiliam os seres humanos em fatores importantes, como no controle de insetos que espalham doenças e ajudam a manter saudáveis os ecossistemas de água doce.
Os produtos químicos na pele deles também auxiliam na criação de novos medicamentos com potencial de salvar vidas.

Vídeo que mostra sapo sentado em banco faz sucesso na internet

Vídeo já recebeu 200 mil acessos.
Animal parece não se importar enquanto é filmado.

Sapo foi filmado sentado em banco. (Foto: Reprodução)
Sapo foi filmado sentado em banco. (Foto: Reprodução)

Um vídeo que mostra um sapo sentado em banco em uma pose humana faz sucesso na internet. O animal parece não se importar enquanto é filmado. Publicado na segunda-feira (23), o vídeo já recebeu mais de 200 mil acessos (assista) e ganhou destaque em vários sites de notícias pelo mundo, como o do jornal inglês "Daily Mail" e o da TV francesa "RTL".


A Frog Sitting on a Bench Like a Human



Menor espécie de sapo do Brasil é registrada no ES, diz pesquisadora

A descoberta foi feita na região de Serra das Torres, em Atílio Vivacqua.
Espécie mede entre 7 e10 milímetros de comprimentro.

O menor sapo do Brasil mede entre entre 7 e10 milímetros de comprimentro (Foto: Renata Pagotto/ Divulgação)
O menor sapo do Brasil mede entre entre 7 e10 milímetros
de comprimentro (Foto: Renata Pagotto/ Divulgação)
 
A menor espécie de sapo do Brasil, e segunda do Hemisfério Sul, foi encontrada pela primeira vez no Espírito Santo, na região conhecida como Serra das Torres, em Atílio Vivacqua, no Sul do estado, e registrada pela pesquisadora do Programa de doutorado em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Jane de Oliveira. O animal raro, já visto na Mata Atlântica carioca, fará parte de uma publicação cientifica em abril. Segundo a pesquisadora, a espécie mede entre 7 e10 milímetros de comprimento, ou seja, o sapo caberia com sobra em uma moeda de cinco centavos. “Durante o curso de Mestrado, eu e a minha equipe encontramos uma espécie de anfíbio, o Brachycephalus didactylus, um morador do chão das florestas, que é possivelmente o menor animal vertebrado do Brasil e um dos menores do mundo”, conta.

Feliz com a descoberta, Jane de Oliveira chama a atenção para a importância do Espírito Santo para a ciência nacional. “Fazer o registro de uma espécie, com a ecologia ainda praticamente desconhecida para a ciência, no Espírito Santo, mostra o quanto este estado é importante biologicamente. Uma área devastada pode ser sinônimo da perda de dezenas de espécies, desconhecidas neste estado e mesmo para a ciência”, diz a pesquisadora.
Jane afirma que a espécie era conhecida apenas no Rio de Janeiro. "Este foi o primeiro registro dele fora do estado. É possível que a espécie exista também em outras localidades do Espírito Santo, porém a visualização destes sapos é muito difícil. É um animal minúsculo, de coloração idêntica às folhas mortas caídas no chão da mata, de movimentos lentos e que entra em atividade apenas durante a noite”, diz a pesquisadora.
Com uma adaptação curiosa entre os anfíbios, a espécie - que também é conhecida como sapo Pulga - sobrevive confortavelmente com a umidade das folhas. “É um animal com uma adaptação muito interessante. Ele sofreu redução no número de falanges e no número de dedos apresentando apenas o equivalente ao nosso dedo médio. Além disso ele não vive em ambientes com água, como a maioria, para ele basta a umidade existente entre as folhas caídas”, afirma.
A visualização destes sapos é muito difícil porque, além de minúsculos, eles têm coloração idêntica às folhas (Foto: Renata Pagotto/ Divulgação)
A visualização destes sapos é muito difícil porque, além de minúsculos, eles têm coloração idêntica às folhas
(Foto: Renata Pagotto/ Divulgação)
 

Novas espécies de sapo são menores que moeda de 1 centavo

Duas variedades foram descobertas em Papua Nova Guiné.
Segundo pesquisador, são os menores sapos já descritos pela ciência.

 
Duas novas espécies de sapos descritas em edição de dezembro da revista “Zookeys” são consideradas as menores do mundo, segundo o pesquisador que as descobriu, por medirem não mais de 9,3 milímetros de comprimento – menos que uma moeda de 1 centavo de real tem de diâmetro. As duas espécies pertencem ao gênero Paedophryne e vivem nas florestas do sudeste de Papua-Nova Guiné, país insular da Oceania. Assim como outras espécies de sapos minúsculos, as novas variedades descritas ficam entre restos de folhas caídas no chão. Ambos os tipos foram encontrados apenas num maciço montanhoso específico. A descoberta é de Fred Kraus, do Museu Bishop, nos EUA.
A espécie 'Paedophryne dekot' ganhou esse nome porque 'dekot' significa 'muito pequeno' no idioma daga, que se fala na região onde vive. (Foto: Reprodução)
A espécie 'Paedophryne dekot' ganhou esse nome porque 'dekot' significa 'muito pequeno'
no idioma daga, que se fala na região onde ela vive. (Foto: Reprodução)
Já espécie 'Paedophryne verrucosa' foi assim batizada porque em “verrucosa' significa 'cheia de verrugas'. (Foto: Reprodução)
Já a espécie 'Paedophryne verrucosa' foi assim batizada porque, em latim, ' verrucosa'
significa 'cheia de verrugas', o que combina com sua pele irregular. (Foto: Reprodução)
 

Fotógrafo flagra casal de sapos em ato sexual

Cena ocorreu em Mijoux, na França.
Imagem foi feita por Eric Feferber.

O fotógrafo Eric Feferber, da agência France Presse, flagrou uma cena inusitada no último sábado (19). Ele se deparou com um casal de sapos durante um ato sexual em Mijoux, na França. (Foto: Eric Feferber/AFP)
O fotógrafo Eric Feferber, da agência France Presse,
flagrou uma cena inusitada no último sábado (19). Ele se deparou com um casal de sapos durante um ato sexual
em Mijoux, na França. (Foto: Eric Feferber/AFP)

Britânica acha sapo vivo em embalagem de salada

Anfíbio foi achado por Sara Eason.
Salada foi comprada em supermercado londrino.

A britânica Sara Eason, de 37 anos, diz que encontrou um sapo vivo em uma embalagem de salada que seu marido, Francis Guzman, comprou em um supermercado em Londres, na Inglaterra. Ao notar que algumas folhas estavam mais viscosas, ela decidiu dar uma olhada e levou um susto quando viu o anfíbio, segundo a agência "Barcroft Media".

Sara Eason exibe a embalagem em que estava o sapo. (Foto: Jules Annan/Barcroft Media/Getty Images)
Sara Eason exibe a embalagem em que estava o sapo.
(Foto: Jules Annan/Barcroft Media/Getty Images)

Sara Eason encontrou sapo vivo salada comprada em supermercado londrino. (Foto: Jules Annan/Barcroft Media/Getty Images)
Sara Eason encontrou sapo vivo em salada comprada em supermercado londrino. (Foto: Jules Annan/Barcroft Media/Getty Images)


Sapo domina jogo em celular, mas se 'vinga' de dono após ser enganado

Vídeo mostra anfíbio tentando comer 'insetos' na tela e pontuando no jogo.
Gravação fez sucesso na web; ao final sapo morde dedo do dono.


Um site coreano publicou um vídeo que tem se tornado sucesso na internet. Uma pessoa segura um aparelho celular em frente a um sapo com um jogo de "caça" a insetos. O animal acaba "jogando" ao tentar engolir as formigas na tela, por pensar que os insetos são reais.
Postado no Daum no domingo (18) e reproduzido no Youtube dois dias depois, o vídeo atingiu mais de 3 milhões de visualizações em dois dias no site do Google.
Ao final, o sapo se "vinga" da enganação mordendo o dedo do dono. Veja o vídeo.





Pacman Frog catch some touch screen bugs.



Anfíbio presta atenção enquanto 'joga' um game de celular (Foto: Reprodução)Anfíbio presta atenção enquanto 'joga' um game de celular (Foto: Reprodução)
'Vingança' ao final dá um susto no homem (Foto: Reprodução)'Vingança' ao final dá um susto no homem
(Foto: Reprodução)
 
 
Fonte:http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/12/

Comentários