KUNG-FU - A ARTE MARCIAL CHINESA QUE UNE CORPO,MENTE E ESPÍRITO














Kung Fu

O termo "kung-fu" é aplicado as artes marciais Chinesas a séculos e significa "trabalho duro". Essa descrição se encaixa nos rigores envolvidos no aprendizado e prática das Artes Marciais chinesas. De um estudante de Kung Fu se espera a prática diligente. Esta deve envolver fé, resistência, e muitas cansativas, e as vezes dolorosas horas de treinamento. Combinando isso a altos padrões de moral, caráter e disciplina mental, dão ao mesmo estudante um caminho muito árduo a seguir. Existem outros termos nas artes marciais chinesas: "ch'uan shu" (primeira arte), "wu shu" (arte marcial), e "kuo shu" (arte nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "kung-fu."
 
O Kung-fu não é simplesmente conhecido como uma forma saudável de exercícios físicos e sistema de defesa pessoal altamente eficientes mas, também mostra ser um benefício mental e espiritual ao praticante. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente, e a mente deve ser orientada a acalmar o espírito. A prática do verdadeiro kung-fu exige que os ensinamentos influenciem no dia-a-dia (modo de vida integral), em cada aspecto da vida do praticante. O kung-fu une mente, espírito e corpo. Habilita ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano.
A identidade do Kung Fu é complexa. Sua origem data de aproximadamente 3500 anos, porém, alguns estudiosos afirmam que o Kung Fu data do séc. VI. Acima de 1000 Estilos são conhecidos e reconhecidos de onde mais de 300 são catalogados. Surgiram do Kung Fu, o Karatê, Tae Kwon Do, Esgrima, Aikidô e muitas outras. Estas novas formas de luta foram criadas a partir de uma vertente do Kung Fu ou de um determinado estilo ou técnica, de onde, buscou-se trabalhar, conservar e até mesmo adaptar características de um determinado conjunto de movimentos, estilos, ou até mesmo todo um conjunto de técnicas, formas de defesa ou ataque, dando origem a uma nova arte. O Jiu-Jitsu, por exemplo, se originou da técnica Shaolin C'hin Na. O Karatê, teve origem com mais ênfase, no estilo do Tigre.
 
Movimentos essenciais no Kung Fu são ações comandados por Chi. Compare os movimentos de um adepto de Karatê e um adepto de Kung Fu. As diferenças são óbvias e notórias.
O Karateka se move deliberadamente, forçosamente, cada movimento é único e distinto do outro. Ele soca linearmente e chuta em linha reta, mantém seu corpo rígido como o ferro. O Kung Fu, por sua vez, é suave, flui nos movimentos, permitindo vários movimentos em um único que segue uma seqüência lógica e harmoniosa. Em suma, Kung Fu é fluido.
Havia um sistema de graduação utilizado: iniciante, discípulo e mestre. O iniciante (novato ou nível de estudante), era o servente. Somente ensinamentos básicos e rudimentares do Kung Fu chegavam ao seu conhecimento.
Discípulos, no entanto, eram considerados seminaristas (monges iniciantes), tendo no entanto que progredir ainda a condição de mestres. A graduação de Mestre somente era atingida por muito poucos. Realmente, se atingia gradualmente, com o avanço da idade.
A palavra Kung Fu pode ser traduzida como 'Maestria', 'Habilidade, eficiência', 'Domínio alcançado com o tempo' , 'Trabalho duro' e muitos outros significados.
Os autores mais respeitados traduzem como "Tempo de Habilidade" e usam-na para designar as pessoas que tenham dedicado por um longo tempo ao domínio técnico de uma disciplina até o ponto em que possam expressá-las com o máximo de habilidade.
No oriente a palavra Kung Fu nunca é utilizada para designar a arte marcial; dá-se preferência ao uso de dois termos.
A saber:
Wu Shu - (Wu = Guerra e Shu= Arte)
Kuo Shu - (Kuo = Nacional e Shu = Arte)
O termo Wu Shu possui uma conotação superior aquela que é atribuída a Kuo Shu.
As palavras Wu Shu servem para designar todas as artes guerreiras, militares ou marciais.
Em 1928, o governo chinês adotou universalmente a expressão Kuo Shu para as artes marciais de origem chinesa, dessa forma distinguido-as de suas sucedâneas coreanas e japonesas.
Enquanto a expressão Wu Shu é usada genericamente, englobando todas as artes marciais conhecidas, a expressão Kuo Shu é usada para designar apenas as artes marciais de origem comprovadamente chinesas.
Devido à imensa riqueza do idioma chinês é possível o uso de outros termos para se expressar a arte marcial.
É muito comum a designação "Ch'Uan Shu" para significar um determinado conhecimento marcial ou mesmo um estilo.
O termo Ch'Uan designa a arte do uso dos punhos ou mesmo boxe chinês - que é o nome usado para designar o Kung Fu em todo o oriente.
O próprio Bruce Lee usou o ideograma Ch'Uan no frontispício de sua obra "Chinese Gung Fu, the Philosophical Art of Self Defense".
A palavra Kung Fu (ou Gung Fu em dialetos cantonês) é usada aqui no Ocidente para nomear todas as artes marciais de origem chinesa.
O povo chinês sempre foi possuidor de um grande espírito guerreiro, que fez seu país, em épocas passadas (Dinastias Shang - 1766 a 1122 a.C.), o país mais poderoso da terra.
 
Introdução

O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa. Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas.
De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e stresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os.Pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos. Combina-se ginástica completa de todo o corpo, bem como movimentos, denominados Katis, onde compila-se, em sequências baseadas em movimentos de animais, mãos e pernas. Decorrentes das observações dos ataques dos animais, de onde originou-se o Kung-fu, surgiram os vários estilos praticados no mundo, conseqüentes das mutações e adaptações para o ocidente.

Hoje a realidade brasileira mostra uma arte marcial chinesa (Kung-fu), voltada para o bem estar físico e mental do praticante. Não há para o seguidor, na medida em que passa a conhecer o fundamento da doutrina, aspirações de ser um "lutador profissional", seu treinamento é voltado para o relaxamento da mente e o desenvolvimento corpóreo, atribuindo-lhe saúde e bem estar.

O Estilo que praticamos,
FEI HOK PHAI
, que em chinês significa Estilo da Garça em Vôo, mescla movimentos de leopardo, garça, macaco, serpente, entre outros, todos voltados, pela seqüência de seus movimentos, para a saúde física do praticante. Cada um desses seguimentos, à medida que aprofunda-se em seu treinamento, proporciona diferente exercício para o estudante: movimento do macaco - fortalecimento dos membros inferiores; movimento da garça -fortalecimento dos punhos.
Essa é a doutrina a dotada pelo Kung-Fu no Brasil: fortalecimento do corpo e da mente com disciplina e saúde.
 
Benefícios
  • Controle Físico: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuição do peso.
  • Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurança, tranquilidade e controle das ações, desenvolvimento do raciocínio, os reflexos, maior atenção e concentração mental.
  • Defesa Pessoal: muito rico em técnicas de defesas diversas, incluindo variadas técnicas de ataque que por sua vez só deverá ser usada, em último recurso.
Filosofia a Ser Seguida Pelos Praticantes de Artes Marciais

CHI -Firme de caráter
Desenvolver responsabilidade, sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si próprio, estabelecendo objetivos e prioridade.

HEI - Desprendido de valores
Ser fiel e amigo, estando sempre disposto a ajudar os companheiros na amizade.

JUNG - Corajoso e heróico
Auxiliar os fracos e combater os abusos, com absoluta isenção de discriminação, ajudar sempre aos necessitados e oprimidos, através da justiça, em harmonia com a força.

WAI - Ativo em todos os empreendimentos
Usar da inteligência, raciocínio e disciplina para manter uma postura ativa, oportuna e responsável. Não se moldar aos aspectos das mentes de outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento do raciocínio, sendo sempre assíduo e pontual, não usar meios ilícitos e abusar da ganância para obter a riqueza e valores morais, visto que o essencial da vida é ter saúde, amigos e felicidade.


Fontes: http://sokungfu.vilabol.uol.com.br/historia_do_kung_fu.htm
http://www.cebinet.com.br/nilsoneves/kungfu.htm

Kung Fu, uma arte chinesa, e não um tipo de luta como se costuma pensar. Inclusive, chamar o Kung Fu de sistema de luta é praticamente uma ofensa, pois além das técnicas de ataque e defesa, há toda uma filosofia e modo de vida envolvidos.
Não se sabe muito ao certo quando e como o Kung Fu surgiu. Sua história é cheia de lendas e controvérsias. Isso porque todo seu ensinamento foi passado de pai para filho, perdendo-se um pouco da história original a cada geração e ganhando alguns adicionais que podem ser verdade ou não.


Kung Fu é uma palavra rica de significados, como habilidade, trabalho duro, eficiência,
perseverança, competência, entre outros. Por quê? Porque o Kung Fu é uma arte que exige muita disciplina e determinação, o treinamento envolve força de vontade, resistência e superação. São todas essas exigências que fazem do kung fu uma prática completa que sincroniza e beneficia corpo, mente e espírito.
Se você gosta ou se interessa por artes marciais, vai se surpreender ao saber que muitas outras modalidades surgiram do Kung Fu, como o Karatê, o Tae Kwon Do, o Aikidô, o Jiu Jitsu e até a Esgrima!

E quando o Kung Fu se popularizou?


Foi no final dos anos 60 e início da década de 70 que o mundo começou a se familiarizar com o Kung Fu. Isso aconteceu principalmente por causa de filmes e séries de TV. No cinema, a grande estrela foi o lendário Bruce Lee.
Bruce nasceu nos EUA, mas voltou para Hong Kong com seus pais com poucos meses de idade, onde viveu até a adolescência. Desde bem jovem, Lee mostrou grande aptidão para as artes marciais, era disciplinado, exigente, rigoroso e aprendia incrivelmente rápido. Ele foi treinado por um dos grandes mestres da época, Yip Man. Aos 18 anos, Bruce foi para os EUA para estudar e fazer a vida. Foi em um dos torneios organizados por ele que Bruce Lee foi descoberto por um produtor de Hollywood. A partir daí, sua carreira decolou e ele gravou filmes como Dragão Chinês (1971), A Fúria do Dragão (1972), O Voo do Dragão (1972), Operação Dragão (1973) e Jogo da Morte (1978).


Outra figura importante para a disseminação da cultura Kung Fu foi o ator Jackie Chan. Com um estilo um pouco diferente de Bruce Lee, Chan ganhou as telonas e uma legião de fãs com o seu jeito mais descontraído. Inclusive, muitos dos seus filmes têm apelo humorístico, algo completamente inovador para uma arte tão séria quanto o Kung Fu. Chan também chamou a atenção pelo uso de materiais inusitados em suas cenas, como cadeiras, cordas, correntes ou qualquer outra coisa que estivesse por perto e pudesse ser usada para lutar ou se defender. É por toda essa criatividade que Jackie Chan é considerado o ator oriental mais querido e popular do mundo, o Mr. Nice Guy (Sr. Bonzinho, em português). No seu currículo, constam mais de 40 filmes, entre eles os sucessos Operação Dragão (1973) onde atuou com Bruce Lee, a trilogia Police Story (1985 – 1992), A Hora do Rush (1998), Bater ou Correr (2000), O Medalhão (2003) e muitos outros!


Jet Li começou a praticar com 11 anos e foi considerado um talento tão grande que o próprio governo chinês o “adotou”, considerando-o um tesouro nacional. Foi graças a esse título que Jet Li conheceu muitas pessoas importantes do mundo artístico e começou a atuar. O ator chinês ganhou fama cedo, aos 17 anos, na série Templo Shaolin (1979). A partir daí, Li se tornou um ídolo chinês, mas ainda faltava o reconhecimento internacional, que veio com o filme Máquina Mortífera 4 (1998). A partir daí, o ator engrenou. Foram vários filmes com grandes personalidades do cinema, como Romeu tem que Morrer (2000), O Beijo do Dragão (2001) com Bridget Fonda, O Confronto (2001), Nascer para Morrer (2003), Danny Dog – Força Destruidora (2005) com Morgan Freeman, O Reino Proibido (2008) com Jackie Chan, Os Mercenários (2010) com Sylvester Stallone e muitos outros.

Tá aí mais um pouquinho dessa cultura milenar tão rica que é a chinesa. Quem sabe esse não
é um empurrãozinho para você começar algo novo que só vai te fazer bem?

Fonte:http://caianomundo.ci.com.br/blog/2012/04/27/kung-fu-uma-arte-milenar/

O Hung Fut é um sistema híbrido. Oriundo dos templos Shaolin do Sul, sua filosofia é uma mistura de dois estilos: o Hung Gar (forte) e o Fut Gar (leve). O sistema se baseia em meditação, controle de respiração e várias formas de luta que desenvolvem a coordenação motora. O Hung Fut possui movimentos curtos visando eficiência em combate.



O estilo Hung Fut Kuen foi criado há aproximadamente 400 anos atrás no Templo Shaolin do Sul na província chinesa de Fujian por Wun Lei, um monge Shaolin e grão-mestre Kung Fu. O estilo é uma mistura de Hung Gar (Punho Hung) e Fut Gar (Mão de Buda), dois estilos de Kung Fu do sul. Wun Lei era um mestre de Fut Gar e também um aluno do grande fundador do Hung Gar, Hung Hei Gung. Tendo total conhecimento dos dois estilos, Wun Lei combinou as posturas baixas e fortes e técnicas de mão enérgicas do Hung Gar (um estilo duro) com os movimentos relaxados, internos do Fut Gar (um estilo macio) para criar um novo estilo, chamado Hung Fut.

O estilo Hung Fut é, portanto, um sistema único na sua incorporação de técnicas lineares, circulares e angulares que resultam em movimentos poderosos e explosivos, e ainda assim precisos, que fluem sem rigidez.

O fundador do Hung Fut e Grão-Mestre da Primeira Geração, Wun Lei passou o estilo Hung Fut e aspectos de maior nível dos seus conhecimentos de artes marciais para um lutador e discípulo chamado Wong Tong Kae, que então se tornou o Grão-Mestre da Segunda Geração.

Wong Tong Kae passou sua linhagem e título para seu aluno Lee Tong Yung, o Grão-Mestre da Terceira Geração. Na quarta geração, Ho Do Don recebeu o título da linhagem, e então o passou para Ng Hoi Tong, o Grão-Mestre da Quinta Geração. O estilo Hung Fut alcançou o século vinte quando Hung Ju Sing (o Diabo de Cabelos Brancos) recebeu o título da linhagem de Ng Toi Tong, se tornando então o Grão-Mestre da Sexta Geração.

Hung Ju Sing era chamado de Diabo de Cabelos Brancos, diz a lenda, por causa de sua aparência quando demostrava a forma do bastão – que diziam ser tão poderosa que o fazia paracer um diabo berrador – combinada com a cor do seu cabelo, que ficou branco quando ele tinha apenas trinta anos.

Depois que seu mestre Ng Hoi Tong morreu, ele foi para o Templo Budista Bambu Púrpura em Cantão, onde continuou seu treinamento Hung Fut com o monge Loy Yuen, seu Si Suk (equivalente a tio, colega de classe do seu mestre). Quando ele completou seu treinamento com seu Si Suk, Hung Ju Sing, agora com seus quarenta anos, voltou para sua vila natal em Cantão. Depois ele viajou pela China por muitos anos, continuamente testando e aperfeiçoando suas habilidades.

Já com seus sessenta anos, Hung Ju Sing se mudou para Hong Kong com seus três filhos e lá começou a ensinar o estilo Hung Fut Kung Fu. Com a ajuda de seus filhos e outros estudantes de alto nível, o sistema Hung Fut se tornou amplamente conhecido em Hong Kong. Apesar de ter disputado com muitos grão-mestres, é dito que ele sempre saiu vitorioso, tornando-se conhecido em toda a comunidade Kung Fu de Hong Kong como um grão-mestre extraordinário. Apesar de ter vivido uma vida de perigos e aventuras, Hung Ju Sing alcançou idade avançada, falecendo aos 96 anos no Templo Pigsan.

Os dois filhos mais velhos de Hung Ju Sing dominaram completamente o sistema Hung Fut e todas as técnicas secretas do seu pai, mas ambos morreram jovens. Tendo perdido seus dois primeiros filhos, Hung Ju Sing pediu ao seu terceiro e mais jovem filho, Yu Chung, então com 18 anos e vivendo no interior, para vir para Hong Kong ajudá-lo a ensinar Kung Fu. Daí em diante, Hung Yu Chung viveu e ensinou com seu pai até Hung Ju Sing vir a falecer.

Então, Hung Yu Chung assumiu as tarefas de seu pai e continuou a espalhar o estilo Hung Fut, tornando-se então o Grão-Mestre da Sétima Geração de Hung Fut. Hung Yu Chung não apenas fez jus à reputação de seu pai, mas a ultrapassou, tornando-se renomado em todo o mundo do Kung Fu. Infelizmente, este grande grão-mestre morreu de uma doença incurável com apenas 54 anos, nos estágios preparatórios de estabelecer uma Associação Geral de Hung Fut Kung Fu.

Fonte:http://www.kungfubh.com/

Comentários