ÁFRICA DO SUL ATRAVÉS DE MONUMENTO LEMBRA OS 50 ANOS D PRISÃO DE NELSON MANDELA



África do Sul lembra os 50 anos da prisão de Nelson Mandela RAJESH JANTILAL/AFP

Monumento está localizado em uma estrada rural, no lugar exato onde Mandela foi preso há 50 anos Foto: RAJESH JANTILAL / AFP


África do Sul lembra os 50 anos da prisão de Nelson Mandela

Presidente Jacob Zuma inaugurou escultura em meio aos aplausos da multidão.

A África do Sul inaugurou neste sábado o mais novo monumento de Nelson Mandela, localizado em uma estrada rural, no lugar exato onde Mandela foi preso há 50 anos, por sua luta contra a dominação dos brancos.

Mandela, agora com 94 anos, foi preso no dia 5 de agosto de 1962, próximo à cidade de Howick, pouco depois de fundar o braço armado do Congresso Nacional Africano (CNA).

A escultura, feita com 50 barras de aço de entre 5 e 10 metros de altura, supera um modesto monumento construído neste mesmo lugar em 1996.

 A parte frontal da escultura é um retrato de Mandela com barras verticais que representam sua prisão — disse o idealizador do monumento Marco Cianfanelli.

— Quando alguém caminha ao longo da escultura, esta irradia um raio de luz, o que simboliza o levante político de muitas pessoas e a solidariedade — acrescentou.

Nas árvores que delimitam o caminho de 35 metros que conduz ao monumento, estão escritas palavras como "negociador", "valente" "homem de Estado", "líder", "camarada preso" e "caráter".

O presidente sul-africano Jacob Zuma inaugurou a escultura em meio aos aplausos da multidão.

— Devemos incentivar as novas gerações a visitar este lugar porque os que o visitarem se sentirão inspirados — disse Zuma.


Bela escultura representando Nelson Mandela

Consiste em 50 placas de aço com 10 metros de altura, cortadas a laser e inseridas na paisagem, representando o 50.ºaniversário da captura e prisão de Nelson Mandela, em 6 de agosto de 1962, no próprio local onde tal sucedeu, e que lhe custaria 27 longos anos de cárcere.
Num ponto específico de observação, a visão em perspetiva das colunas surpreende ao assumir a imagem de Nelson Mandela. O escultor é Marco Cianfanelli, de Joanesburgo, que estudou belas-artes em Wits.


Incrível escultura homenageia Nelson Mandela em local onde foi preso pelo Apartheid


Escultura Rosto Nelson Mandela


“Release” é uma escultura monumental criada pelo artista Sul-Africano Marco Cianfanelli em tributo ao lider Africano Nelson Mandela. A escultura foi apresentada exatamente após os 50 anos da prisão de Mandela pelo regime do Apartheid, e no próprio local da captura, que custou a Mandela 27 anos de sua vida.


Parde de Escultura de Ferro


Formada por 50 placas de aço cortadas a laser e com 10 metros de altura, a primeira vista parecem simples pedaços de ferro fincados no chão sem um sentido muito claro. Porém afastando-se em um determinado ponto de observação, é possível ver claramente o formato do rosto de Mandela que se forma com um encaixe preciso entre as placas de ferro cortadas.


escultura quase formando rosto de Mandela


O significado das 50 colunas é justamente a representação dos 50 anos da prisão de Mandela, trazendo também outros entendimentos, como a idéia
de que Mandela era um homem que representava vários outros, e que portanto mesmo que naquele ponto pudesse ser visto e capturado, em outros pontos existiam outros homens que seriam simples mas que traziam a mesma idéia de Mandela.




Escultura de Longe onde se ve o rosto de Mandela construção vista de longeconstrução de esculturaplacas vistas de baixoVista lateral



Fonte:http://melhordoplaneta.blogspot.com.br/2013/04/incrivel-escultura-homenageia-nelson.html


Comentários