A RELAÇÃO GURU-DISCÍPULO



            
                         A RELAÇÃO GURU-DISCÍPULO

Este artigo trata da relação guru-discípulo suas vantagens, desvantagens e perigos. Até que ponto esta relação é benéfica ou não? Como saber a hora de partir e libertar-se? Até que ponto o apego e a dependência não está atrapalhando o crescimento e o amadurecimento interior? Leia e tire suas próprias conclusões.

A relação guru-discípulo pode ser algo benéfico ou prejudicial. Ela é positiva quando leva o discípulo a descobrir-se e libertar-se. E é negativa quando mantém o discípulo preso ao mestre. O problema, pois, não são os gurus em si mas a relação de dependência. Os mestres espirituais sempre existiram e continuarão existindo por muito tempo. Todavia, esse papo de “render-se ao guru” é arriscado e, no mínimo, suspeito.

A relação guru-discípulo pode ser benéfica ou não

Na tradição zen-budista a relação mestre-discípulo é muito mais saudável e madura do que na tradição hindu. Os mestres Zens nunca pedem“rendição ou entrega a si" pois em geral são humildes, estão cônscios de sua próprias limitações e não se consideram seres especiais. Além disso, seria incoerente ensinar meditação - que visa à libertação- e ao mesmo tempo incentivar a dependência. Tudo o que um verdadeiro mestre quer de seu discípulo é que ele se liberte.
Se um guru não o liberta, suspeite

Se um guru não o liberta dele próprio, suspeite! Aquele que reforça atitudes de dependência e apego, dificultando a liberdade e autonomia do discípulo, não pode ser chamado de mestre. O verdadeiro mestre não prende, liberta. E a liberdade, assim como a verdade, não está nem aqui, nem ali, e nem é propriedade de ninguém. “Deus será adorado em espírito e verdade”-significando que se ele está em tudo e em todos, você não precisa procurá-lo, mas percebê-lo, pois ele nunca se perdeu.

Assim, não há sentido procurá-lo em outro lugar além do seu interior. Ou em um livro que não seja o da vida ; ou até mesmo em uma pessoa que não seja você mesma. “Onde estiver seu coração, aí estará o seu tesouro”.Este “tesouro” é a Luz da Verdade que você tanto procura e almeja- mas que não sabe que já a possui!
Os mestres Zens não exigem entrega a si

Então , da próxima vez que for a um guru , analise bem suas palavras, atitudes e intenções- mesmo as ocultas e nas entrelinhas- e aprenda a discernir o “joio do trigo” pois“pelos frutos é que conhecereis a árvore”. A relação de dependência e apego impede a descoberta do tesouro da Liberdade e Felicidade que já existe aqui e agora no seu interior.

 
 
Por Alsibar
 
 
 
http://alsibar.blogspot.com

Comentários