FALAR SOZINHO AJUDA O CÉREBRO A SE CONCENTRAR

Falar sozinho


Quando falamos sozinho e em voz alta, nós ajudamos o nosso cérebro a melhorar a concentração.
Quase todo mundo pensa que falar sozinho é coisa de louco, e só fazemos isto quando ninguém está nos ouvindo. No entanto, parece que este costume estimula o cérebro e ajuda a concentrar-se melhor sobre a tarefa ou a um determinado problema a ser resolvido, de acordo com um estudo recentemente publicado no Quarterly Journal of Experimental Pyschology.

Os pesquisadores, das universidades de Wisconsin e Pensilvânia (EUA), realizaram um experimento com 20 voluntários que foram convidados a encontrar diferentes objetos dentro de um quarto. Os cientistas descobriram que as pessoas que repetiram o nome do objeto durante a execução das tarefas conseguiram terminar a prova mais rápido que os outros.
Se soubermos qual é o objeto, basta repetir o nome dele em voz alta, isto ajuda o nosso cérebro reativar esta informação visual, o que que facilita na pesquisa“, explicam os autores. Assim, a linguagem poderia estimular a percepção, fazendo com que o indivíduo concentre a sua atenção na tarefa determinada a ele. Outros estudos anteriores mostraram que as crianças, quando repetiam em voz alta para realizar tarefas como amarrar os sapatos pro exemplo, aprenderam o processo com mais eficácia.
Futuros cientistas planejam obter imagens escaneando o cérebro durante a realização do experimento e estudar as regiões que são ativadas durante o processo.

Fonte:http://ahduvido.com.br/falar-sozinho-ajuda-o-cerebro-a-se-concentrar

Comentários