PARA DORMIR MELHOR !

 



Alguns óleos essenciais para serem usados antes de dormir...


Lavanda: é o óleo mais versátil da Aromaterapia; possui na sua composição química melatonina, um hormônio que em humanos tem a função de regular o sono. Em um ambiente escuro e calmo mais 1 gota de Lavanda, os níveis de melatonina aumentam causando o sono. Pode ser usado de várias formas, mas eu sempre prefiro uma gota do óleo no próprio travesseiro.


Manjerona - é um óleo essencial hipotensor e aquentador; ideal para ser usado em banho de banheira antes de dormir. Numa banheira cheia de água morna, dilua 4 gotas de óleo essencial de Manjerona num pouco de álcool ou leite e acrescente a mistura à água. Permaneça não mais do que 20 minutos na banheira.


Camomila - diminui a ansiedade e a tensão nervosa; ideal para as pessoas que se sentem irritadas e com problemas de digestão. Dilua 3 gotas de Camomila em algum óleo carreador e massageie os pés antes de dormir.


Ylang-Ylang: flor das flores, este óleo é antidepressivo, sedativo, hipotensor e altamente relaxante. Pode ser usado em banho de chuveiro, pingando algumas gotas no piso do box e durante o banho respirar fundo várias vezes, percebendo a entrada e saída do ar junto com o aroma deste óleo essencial. Banhos de banheira ou massagens também são indicados, lembrando sempre de diluir o óleo antes de aplicar na pele ou colocar na água da banheira.


Rosa - existe uma frase de a.C., de Anacreonte, que diz: "A Rosa destila um bálsamo aliviador, que cura a batida pulsante da dor".
Tanto faz se a insônia provém da dor física ou emocional...a Rosa alivia! gosto de usar 1 gota de óleo essencial de rosa diluída num pouco de óleo de semente de uva e aplicar perto do coração. Respirar fundo e adormecer...


Existem ainda muitos óleos essenciais que ajudam a induzir o sono, todos com outras propriedades específicas também.


Dormir é algo estranho e necessário.

Todos somos capazes de fazê-lo mesmo sem ter aprendido e, apesar disso, não fazemos a menor ideia de como o sono funciona.


No livro "A doença como caminho" do psicólogo alemão Thorwald Dethlefsen, ele sugere alguns questionamentos para quem sofre de insônia ou distúrbios do sono:

1. Até que ponto dependo do poder, do controle, do intelecto e da observação?

2. Acaso posso me desapegar?

3. Como desenvolvo minha capacidade de entrega e minha sensação de uma confiança básica?

4. Acaso me preocupo com minha sombra?

5. Como anda minha espiritualidade? estou dando devida atenção à ela?


Sono é entrega, desapego, mente vazia...

Os óleos essenciais, junto com os exercícios respiratórios são excelentes auxiliares para a volta do equilíbrio.