O QUE É PRANA ?

 
 
 
O princípio da vida é o nome da Energia Imanente pela nomenclatura Hindu. É a soma total da energia, a força etérica manifestada no Universo. É a soma total das forças da natureza e dos poderes latentes no homem e em torno dele. Prana é mais sutil que o ar, é a energia essencial que está dentro de tudo em todo o Cosmos. Calor, luz, eletricidade, magnetismo, são manifestações do prana. Qualquer coisa que se mova ou tenha vida é uma expressão ou manifestação do prana.
O prana pode ser divido em cinco tipos:
a. Prana - concentra-se no cérebro e move-se para baixo governando a respiração. Está ligado à inteligência, à sensibilidade, às funções motoras principais. Penetra no corpo sutil pelo chacra da coroa ou coronário, situado no alto da cabeça, e pela inspiração do ar passando pelas narinas. É o principal tipo de energia cósmica.
b. Vyana - concentra-se no coração. Age no corpo inteiro governando o sistema circulatório, as articulações e os músculos. É captado do ar inspirado nos pulmões e da energia dos alimentos.
c. Samana - concentra-se no intestino delgado, governa o aparelho digestório e é captado principalmente pela energia vital dos alimentos vivos (sementes, frutas, etc.).
d. Udhana - concentra-se na região da garganta e governa a fala, o teor da voz, a força vital, a força de vontade, o esforço, a memória e a exalação do ar. É captado, sobretudo da energia que advém do chacra da garganta.
e. Apana - concentra-se no baixo ventre, governa a evacuação e a micção, a potência sexual, o fluxo menstrual e o processo de parto. É captado pelo chacra localizado na base da coluna, básico, e pelo dos órgãos genitais (chacra sexual ou genésico).
 
Fonte:http://www.consciencial.org/
 
 
O Prana é a energia vital que permeia todo o universo, incluindo a nós, humanos. Em sânscrito significa “energia absoluta”. É o princípio de energia ou força, o princípio activo da vida, ou força vital. O prana penetra tudo, está em tudo, em toda parte.



Nele está a essência de todo o movimento, de toda a força, de toda a energia, quer seja essa energia a gravitação, a electricidade ou qualquer outra forma de vida.



É um princípio activo da natureza que está em toda a forma da matéria, mas não é matéria. Está no ar, mas não é ar, no entanto respiramos o prana como o ar.



O prana é absorvido pelo organismo juntamente com o oxigénio, mas não é oxigénio. Através da qualidade da nossa respiração podemos extrair e armazenar no nosso organismo, mais ou menos prana.



Dessa forma fortalecemos não só o nosso corpo físico como também o nosso cérebro. Quanto mais prana armazenamos, mais vitalidade possuímos.



O Prana circula por toda a parte do sistema nervoso, trazendo-lhe força e vitalidade. Se levarmos em conta que a maior quantidade de prana que possuímos vem através da respiração, podemos compreender a importância da mesma nas nossas vidas.



O Prana tem características semelhantes às da corrente eléctrica. O plexo solar é um grande depósito e reservatório de prana. A nossa força vital possui duas polaridades, uma positiva e outra negativa. O equilíbrio dessas polaridades promove uma boa saúde e bem-estar.


Quando acontece o desequilíbrio, há uma ruptura na harmonia do corpo, uma baixa de nossa frequência vibratória e tornamo-nos vulneráveis a agentes patogénicos que vivem ao nosso redor. Em resumo, ficamos doentes.



Normalmente, respiramos mal. As nossas inalações são fracas, provocando a redução da quantidade de oxigénio e a exalação é igualmente deficiente, pois não conseguimos expulsar grande parte do gás carbónico produzido pelo nosso corpo.



Esse gás não expelido acumula-se na parte inferior dos pulmões. Além disso, como o ar é também carregado de prana, a quantidade de ar que inalamos e expelimos tem influência directa no nosso corpo psíquico. Como você pode perceber, prana é simplesmente a energia promotora da vida!
 
 
Fonte:http://recantoluminoso.blogspot.com.br/2010/02/o-que-e-o-prana.html
 


Prāna (em sânscrito:प्राण, sopro de vida) é, segundo os Upanishad, antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos os seres vivos através do ar que respiram. O segundo dos corpos energéticos ou Koshas.
Na filosofia vedanta , prana é a noção da força de sustentação dos seres vivos, a energia vital, originando a noção chinesa de Qi. Prana é um conceito central na Ayurveda e Yoga, onde acredita-se fluir através de uma rede de finos canais sutis chamados nadis. Prana foi exposta no Upanishads, onde é parte do reino mundano, físico, sustentando o corpo ea mãe de pensamento e, portanto, também da mente. Prana permeia todas as formas de vida, mas não é em si o Atman alma ou individual.
No filosofia hindu de Caxemira Shaivism, o prana é considerada como um aspecto da Shakti (energia cósmica).
 
 
Pranayama é um palavra sânscrita (em sânscrito: प्राणायाम, transl.: prāNāyāma) e significa respiratório. Ele é o quarto ramo do Raja Yoga exposto no Yoga Sutras de Patañjali. Prana é a fonte de energia. O prana é substrato universal. Pranayama é o conhecimento e controle do Prana.
De forma sistemática Patañjali precede do revestimento externo do ser humano e procede até o mais tênue das sua camadas. Respiração e mente são interdependentes e interpenetrantes.


O controle da respiração significa cessar os movimentos de entrada e saída do fôlego. A respiração é a representação mais sutil da energia vital dentro do seu corpo. Exatamente como se você conseguisse segurar um pedaço do tempo e o impedisse de se mover - como o tênue dente de uma engrenagem - trazendo, finalmente, a estabilidade. Trata-se de algo sutil como um fio de cabelo. Só então, pelo controle desta força que põe a mente em movimento, é que se pode parar a mente. Pois é o prana que faz a sua mente se mover: se o Prana for interrompido a mente não pode se mover, fazendo emergir o estado de serenidade (Manonasha).
Portanto:
"deter a movimentação do Prana é Pranayama" ("Path to Blessedness" Sri Swami Chidananda)
Existe entre a inspiração e a expiração um ponto de repouso, um momento de completa satisfação respiratória. É neste ponto que o praticante do controle respiratório repousa sua atenção, deixando sua respiração fluir espontaneamente ele tenta engendrar sua mente neste estado de segurança que na verdade é um ponto absoluto, uma espécie de eixo, o qual é circundado pela inspiração e pela expiração. Quando os movimentos de entrada e saída do fôlego cessam estão na verdade em união com este ponto, o momento preciso entre a ânsia e a repulsa do ar, a satisfação completa.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/

Comentários