ELLEN JOHNSON SIRLEAF,NOBEL DA PAZ DE 2011 VALORIZA LUTA PELOS DIREITOS DAS MULHERES


ellen johnson sirleaf foi a primeira presidente da rep�lica eleita no continente africano
Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira mulher a ser eleita democraticamente em uma nação africana/Foto:
Remy Steinegger
Três mulheres de países em desenvolvimento e que possuem em comum o histórico de luta pelos direitos do gênero feminino foram anunciadas nesta sexta-feira, 7 de outubro, como vencedoras do Prêmio Nobel da Paz 2011. O trio Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee, ambas liberianas, e Tawakkul Karman, do Iêmen foi anunciado pelo comitê do Instituto Norueguês do Nobel, que entrega o prêmio, em Oslo, na Noruega.
O prêmio foi concedido a elas por "sua luta não violenta pela segurança e pelos direitos das mulheres na participação do processo da construção da paz". Ao anunciar as premiadas, o Comitê Norueguês do Nobel destacou que a esperança é que a escolha de Ellen Johnson Sirleaf, Gbowee Leymah e Karman Tawakkul faça com que elas “ajudem a pôr um fim à repressão às mulheres existente em muitos países e a perceber o grande potencial para a democracia e a paz que as mulheres representam”.
Não podemos alcançar a democracia e paz duradoura no mundo ao menos que as mulheres obtenham as mesmas oportunidades que os homens para influenciar o desenvolvimento em todos os níveis da sociedade - Comitê Norueguês do Nobel.
Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira mulher a ser eleita democraticamente em uma nação africana, a Libéria. Desde que tomou posse, em 2006, ela contribui para assegurar a paz no país, promover o desenvolvimento social e econômico e fortalecer o status da mulher na sociedade.
leymah gbowee
Leymah Gbowee procura juntar as diferenças étnicas e religiosas de seu país por uma causa: aumentar a participação feminina na sociedade/Foto: Frederick M Brown
 
Leymah Gbowee mobilizou e organizou as mulheres independentemente de diferenças étnicas e religiosas na Libéria para colocar um fim na guerra no país e assegurar a participação feminina nas eleições. Ela promove a influência da mulher no Oeste africano.
Tawakkul Karman, mesmo nas situações mais difíceis antes e durante a Primavera Árabe, teve um papel de liderança na luta pelos direitos das mulheres e pela busca da democracia e da paz no Iêmen.
tawakul karman
Tawakkul Karman lutou pela democracia na "Primavera Árabe"/Foto: Khaled Abdullah
 
O comitê do prêmio Nobel havia anunciado em março que foram indicados 241 candidatos à categoria, um número recorde. O prêmio, que inclui 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhões), será entregue em dezembro.

O prêmio

O Prêmio Nobel é entregue desde 1901 a personalidades de destaque nas áreas de ciências, literatura e paz, conforme estipulado no testamento do empresário Alfred Nobel, inventor da dinamite.
Em 2010, o dissidente chinês Liu Xiaobo foi o vencedor do prêmio Nobel da Paz. Liu foi condenado a 11 anos de prisão, em dezembro de 2009, por escrever um manifesto com outros ativistas chineses pela liberdade de expressão e eleições multipartidárias no país.

Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/outubro/nobel-da-paz-2011-valoriza-luta-pelos-direitos-das-1#ixzz2MzDPlOPJ

Comentários