CHINESES DÃO BOA VINDA AO ANO NOVO DA SERPENTE

AP

Artistas chineses fazem uma performance no
parque Longtan, em Pequim

Chineses dão boas vindas coloridas ao ano da Serpente

Ignorando apelos do governo, chineses usaram muitos fogos de artifício em comemoração ao ano novo lunar.

Os chineses receberam o Ano da Serpente com comemorações barulhentas neste sábado (9), com danças, músicas e fogos de artifício para trazer boa sorte. As comemorações vão continuar até as primeiras horas de domingo (10), oficialmente o primeiro dia do ano novo lunar.
Assista ao vídeo: China comemora Ano Novo Lunar com muitas cores
Em 2012: Chineses viajam em peso no Ano Novo lunar
Filas e mais filas. E muita paciência oriental. Os chineses estão viajando em peso às vésperas do feriado de Ano Novo lunar, que começa em 23 de janeiro.


É a maior migração humana anual do planeta. Trens, ônibus e aviões já estão todos lotados. Centenas de milhões de passageiros devem se movimentar pelo país nos próximos dias.


Neste ano, para ajudar a população a adquirir as passagens, o governo chinês colocou à disposição um sistema de compra on-line. Porém, ele não vem dando conta por causa da intensa procura.


O Ano Novo chinês é o feriado mais importante para a população do país, em especial os migrantes, que têm a chance de voltar para as suas regiões de origem e rever os parentes e amigos.
Moradores de Pequim enfrentaram temperaturas abaixo de zero para disparar fogos de artifícios nas ruas, ignorando um apelo do governo para que menos fogos fossem utilizados para diminuir a poluição causada pela fumaça.
"Todo ano soltamos fogos e esse ano não será diferente", disse Lao Guo, 45 anos, que trabalha em uma loja de conveniência. "As pessoas não vão deixar de usá-los por causa da poluição. É o costume."
Turismo: Veja imagens das comemorações do Ano Novo Chinês
Leia mais: Pequim restringe fogos de artifício no Ano Novo por contaminação
Acredita-se que soltar fogos de artifício afugenta os maus espíritos e atrai o deus da fartura para a casa das pessoas, quando o Ano Novo chega. Xangai, centro de negócios da China cosmopolita, teve comemorações semelhantes, embora nem todos tenham motivos para festejar.
"Os negócios estão muito fracos no momento. Isso tem relação com a crise financeira", disse Chen Yongliang, que costumava ter um quiosque na rua. "Os Estados Unidos e outros grandes países têm visto sua economia piorar e nós caímos junto com eles."
Reuters
Fogos de artifício cortam o céu de Pequim, na China
 
 
Mantendo a tradição de que líderes visitam pessoas comuns nessa época do ano, o chefe do Partido Comunista, Xi Jinping, que assumirá a presidência em março, sucedendo a Hu Jintao, encontrou-se com trabalhadores da construção do metrô em Pequim, antes do feriado de uma semana.
"Trabalhadores migrantes têm sido a força por trás do trabalho de reforma e abertura da China... portanto devemos cuidar de vocês adequadamente", disse Xi em comentários divulgados pela TV estatal.

"Espero que a empresa de construção tenha organizado algum entretenimento pelo ano novo para vocês, para que possam ter um feriado feliz", acrescentou Xi, que tem tentado cultivar a imagem de homem do povo, calmo e relaxado, desde que se tornou líder do partido em Novembro.
Acredita-se que as pessoas nascidas no Ano da Serpente, incluindo Xi, são pensativas e elegantes, porém complexas. Praticantes da antiga arte do feng shui dizem que o ano que começa verá os mercados financeiros levemente melhores, a medida que o otimismo aumenta, embora o risco de desastres e disputas territoriais na Ásia também aumente.
O ano novo lunar é marcado pela maior migração em massa anual no mundo, quando centenas de milhões de trabalhadores lotam os trens, ônibus, aviões e barcos para passar as festividades com suas famílias.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-02-09/chineses-dao-boas-vindas-coloridas-ao-ano-da-serpente.html

Comentários