Stupa de Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, Sikkim
A Stupa, que em tibetano é Chorten e significa algo como receptáculo de oferenda, é uma representação da mente iluminada, e ao mesmo tempo, uma homenagem a mente iluminada e o caminho para sua realização.
Uma Stupa representa o corpo, a fala e a mente do Buda e cada parte de sua estrutura mostra o caminho para a iluminação. Sua estrutura também representa os cinco elementos: terra, água, fogo, ar e espaço.
Muitas Stupas são construídas em memória de grandes mestres e podem conter relíquias, ou até mesmo, o corpo de grandes Lamas falecidos, também podem ser erguidas para comemorar a visita de um mestre iluminado, um evento auspicioso ou construídas pela paz no mundo.
Oito Stupas no Chagdud Gonpa Khadro Ling, Brasil
Construir uma Stupa é considerado uma ação muito meritória e auspiciosa, que gera inúmeros benefícios, tanto para quem contrói como para quem a vê, toca, ouve, ou se lembre dela. Uma pratica muito comum entre os budistas das escolas tibetana é a circumambulação, o kora, que constitui andar no sentido horário ao redor da Stupa, ou lugares sagrados, recitando mantras.
A Grande Stupa Dharmakaya em homenagem a Chögyam Trungpa
Fonte:http://quietamente.blogspot.com.br/2011/
Comentários
Postar um comentário