A ÁRVORE GENEALÓGICA DA HUMANIDADE

Cavali-Sforza fez um grane trabalho ao compor a arvore genealogica da humanidade o que permitiu por exemplo comprovar a hipotese do estreito de Bering quanto a origem dos indios. Nesse trabalho Cavali-Sforza conseguiu separar as populações humanas em grupos determinados pelas diferenças nas frequencias de genes, ele chamou de cluster esses grupos, e esses clusters além de confirmarem a maior proximidade genetica entre povos de mesmo tronco linguistico foram os mesmos da classificação de raça da antiga antropologia. Uma critica feita a Cavali-Sforza é a de que o que ele chama de "cluster" seria na verdade um eufemismo para raça caso raças sejam grupos mais geneticamente semelhantes entre si do que a outros.

Alguns hominideos pre-humanos chegaram a sair da Africa. O Homo Erectus por exemplo teve fossil encontrado ate mesmo na China. Na Africa o Homo Erectus evoluiu para Homo Sapiens e em simultaneo evoluiu para Neandertal na Europa e Denisovan na siberia.  
Se raça for um grupo que compartilha entre si genes que não existem nos outros grupos podemos dividir a humanidade em duas. Os subsaarianos de um lado e o resto do outro já que apenas os subsaarianos não tem os genes neandertais. A implicação que isso traz é que isso faz com que esses dois grupos tenham uma diferença grande na sua historia biologica devido a aquisição de genes via intecruzamento com outros humanoides.


O Denisoval é o hominideo que menos se sabe e também cuja descoberta foi muito recente acontecendo ha poucos anos, se constatou que houve intercruzamento entre humanos e eles e também que os aborigenes da Australia são os que mais carregam os genes deles.
Não ha genes exclusivos de uma "raça" porém ha alguns que apenas uma delas não tem. O alelo para tipo sanguineo B é praticamente inexistente nos Indios. O alelo D do MCPH1 está presente em 75% dos eurasianos, 100% dos indios porém é praticamente inexistente no pool da Africa negra. Os trabalhos em torno do gene MCPH1 se tornaram controversos porque o knockout dele provoca ma formação cerebral o que indica que ele desempenha papel na modulação do cresciento do cerebro. Investigações posteriores não conseguiram ligar esse gene com desempenho intelectual porém por ter tal frequencia na eurasia sabe-se que por alguma razão ainda não esclarecida ele foi positivamente selecionado.
A respeito do alelo D do MCPH1 parece que ele entrou no pool humano ha 30 mil anos atras devido ao cruzamento com outra linhagem humanoide e que desde então houve seleção positiva para ele conforme cita o paper abaixo.

Por Philippe
Comentário do post "A origem da humanidade na África"
http://www.pnas.org/content/103/48/18178.abstract

Comentários