RAMSÉS II : O GRANDE FARAÓ

 


Ramsés II: O grande faraó


Tudo na vida de Ramsés II é opulento: viveu até os 90 anos (67 deles governando o Egito), venceu batalhas, construiu uma capital. E ainda manteve oito mulheres oficiais e uma centena de amantes

O reinado de Ramsés II é, de certa forma, como as pirâmides – um símbolo da opulência egípcia. Chamado de Ramsés, o Grande, tudo na vida deste faraó é vultoso. Viveu 90 anos, dos quais 67 à frente do governo. No começo de seu reinado, partiu para Qadesh, cidade que demarcava o limite entre os impérios egípcio e hitita, enfrentou sozinho 2 500 bigas inimigas e saiu vivo – “com a ajuda de Amon-Rá”. Ramsés ainda fundou uma nova capital no norte do Egito, Pi-Ramsés, cobriu o seu país e a Núbia (atual Sudão) de monumentos aos deuses e estabeleceu uma paz no reino de cerca de 50 anos. O mais bem-sucedido faraó entre os deuses vivos teve tempo de ter oito rainhas – das quais Nefertari era a preferida –, mais de uma centena de esposas secundárias e concubinas e quase 200 filhos. Se não bastasse, a biografia de Ramsés II tem espaço também para controvérsias: é considerado por alguns pesquisadores como o faraó do Êxodo, a libertação dos hebreus relatada na Bíblia. Nesta entrevista, o faraó fala sobre seus feitos e polêmicas.
História - Existe algo que intriga os pesquisadores até hoje: o que aconteceu realmente na batalha de Qadesh, logo no início do seu reinado?
Ramsés - Ainda é difícil falar dessas coisas, mesmo 3 300 anos depois... Tudo aconteceu na primavera de 1274 a.C. Eu acreditava numa vitória fácil sobre os hititas. Assim, logo de início, consolidaria os feitos de meu pai, Sethi I. Mas não foi desse jeito. Estava perto do acampamento egípcio liderando a coluna de Amon, uma das quatro que levei, quando, de repente, uma nuvem de hititas furou a coluna e atacou o campo... Foi o terror! Invoquei Amon-Rá, meu deus. Com ele, enfrentamos sozinhos as milhares de bigas hititas.
Desculpe, Ramsés, mas realmente Amon-Rá interveio nesta batalha? Fala sério...
Tenho que confessar que uma tropa de elite surgiu, vinda de Amurru (atual Líbano), e manteve nossa posição até que outra coluna, a Seth, chegasse e nos salvasse. Não perdi e nem ganhei, e ainda consegui um tratado de paz duradouro com os hititas. E mais: uma nova esposa para o meu harém. Imagine para onde iria minha reputação se eu chegasse ao Egito dizendo que tomei uma coça dos hititas... Por isso sou um fiel devoto de Amon-Rá.
Mudando de assunto, você foi um dos faraós que conseguiu se tornar deus com culto ainda em vida. Como foi isso?
Antes de mim, Amenhetep III e Akhenaton tentaram, mas, cá entre nós, não tinham a minha competência. Se fosse nos dias de hoje, é como se o chefe do seu país – vocês chamam de presidente, né? – tivesse templos, santuários com suas estátuas. E, todos os dias, vocês fizessem preces e oferendas de pão, carne e cerveja para ele, pedindo trabalho, saúde, casamento, aumento, divórcio, essas coisas. Era assim que era feito comigo. Visite o templo de Abu Simbel no sul do Egito e você verá como fico bem entre os principais deuses no santuário. Ser deus é bom, ser rei também, mas ser ambos não tem preço. Vocês não sabem o prazer que dá.
Ouvimos sempre falar de suas centenas de mulheres e filhos. É tudo verdade?
Claro! E você tem dúvida? Tanto é verdade que construí uma tumba para os meus filhos, que aqueles seres horrendos, os tais egiptólogos, acabaram descobrindo e chamaram de KV5. Até agora eles descobriram 130 câmaras e acham que pode ter 200. Só que eu não vou dizer quantas eram. Agora que abriram a tumba, que trabalhem até encontrar.
Pelo jeito, você não gosta dos egiptólogos. Por quê? Foram eles que o transformaram num cara famoso hoje.
De fato, devo agradecê-los pelo que fizeram pela minha imagem nos últimos séculos. No entanto, tumba uma vez fechada não deve ser aberta. Eu sei que você vai dizer que havia ladrões de tumbas, blablablá. Mas já acordou com um monte de gente mexendo em você? Fazendo exames e exames? Mexendo no nariz, na boca? Pelo amor de Amon-Rá, isto não é nada agradável! Ah, como era bom o tempo em que eu podia visitar minha múmia na tumba sem ninguém por perto para perturbar...
Mas hoje sua múmia mora no Museu do Cairo e milhares de pessoas o visitam todos os anos. Isso não é incômodo?
Até era, mas agora as pessoas devem ficar em silêncio, não podem fazer movimentos bruscos – e, além disso, o ar purificado e condicionado é divino. E tem outra: tenho a companhia de outros como eu. Quando todos vão embora e fecham o museu, nós nos levantamos e vamos jogar sinete (antigo jogo egípcio) para passar o tempo.
Nefertari era mesmo sua rainha favorita?
Nefertari, Nefertari... Eu a amava profundamente. Construí um templo para ela próximo ao meu, em Abu Simbel. Só para ela fiz isso. Era meu braço direito. Você sabia que ela foi atuante nas relações diplomáticas entre o Egito e Hatti (o país dos hititas na Turquia)? Grande mulher.
Qual é o segredo da sua longevidade? Afinal, foram 90 anos numa época em que poucos chegavam aos 35.
Esse é um segredo que vai morrer comigo (risos). Talvez a opulenta e atlética vida que tive possa ter influenciado nisso. Talvez tenha sido uma dádiva do meu pai Amon-Rá. Talvez por eu ter uma família extremamente numerosa... Quem sabe?
E essa história do Êxodo dos hebreus? Foi mesmo no seu reinado?
Aprendi na internet no Museu do Cairo que não se discute religião, futebol e política. Posso dizer o que escuto nos corredores.
Não é a mesma coisa, mas gostaria de ouvir assim mesmo.
Os pesquisadores não acreditam nisso. Alguns acham que, se o Êxodo aconteceu mesmo, os hebreus atravessaram o mar de Juncos, que é bem rasinho, e não o mar Vermelho. No meu tempo não tínhamos nem um nome para os hebreus. Diversos grupos do Retennu (atual Palestina) eram chamados de apiru. Só por volta de 1100 a.C. meu filho Mer-en-Ptah escreveu pela primeira vez o nome Isr numa estela, quando conquistou a região. O nome foi traduzido como Israel depois.
* Júlio Gralha é historiador e mestre em Egito antigo pela Universidade Federal Fluminense

Saiba mais

Livros
Ramsés II Soberano dos Soberanos, Bernadeth Menu, Objetiva, 2002
A historiadora mostra como as qualidades de Ramsés faziam dele faraó por excelência
Deuses, Faraós e o Poder, Júlio Gralha, Barroso/Hemus, 2002
O livro aponta o papel de vários faraós na manutenção da teocracia do Egito
Site
www.kv5.com
Site que possibilita, entre outras coisas, um passeio por dentro das tumbas do Egito
Fonte:Júlio Gralha-
Ramsés foi um dos maiores faraós que o Egito já teve. Governou por 66 anos, talvez nenhum faraó tenha governado tanto. Foi um grande construtor e um grande lutador. Ficou famoso por causa da grande batalha de Kadesh.
Ramsés II era filho do faraó Seti I e da rainha Touya. A família de Ramsés não era de origem nobre: o seu avô, Ramsés I,era um general de Horemheb, o último rei da XVIII dinastia que este nomeou como seu sucessor.Aos dez anos Ramsés recebeu o título de "filho primogênito do rei", o que correspondia a ser declarado como herdeiro do trono. O seu pai introduziu-o no mundo das campanhas militares quando era ainda um adolescente, tendo Ramsés acompanhado o seu pai em campanhas contra os Libios e em campanhas na Palestina.

A BATALHA DE KADESH:

No quinto ano de seu reinado, Ramsés decidiu reconquistar a estratégica cidade Hitita à frente de um exército de 20 mil homens, dividido em quatro partes, cada um com um nome de um deus, Amon, Rá, Ptah e Seth. Durante a batalha, o soberano se adiantou na frente de seu exército e levou a divisão de Amon.
O rei Mouwattali sabendo que Ramsés II pretendia guerrear contra seu povo, enviou dois batedores ao seu encontro para dizer que eram fugitivos, que tinham escapado de seu domínio e que estavam tentando fugir como desertores. Disseram para Ramsés II que os hititas estavam muito longe e em um pequeno número. Ramsés acreditou e o pior, deixou que fossem embora os dois supostos desertores, acreditando piamente que se tratassem de fugitivos.


Luta entre os exércitos de Ramsés e o exército Hitita

Ramsés II e seus homens foram surpreendidos pelo exército Hitita comandado pelo rei Mouwattali com 40 mil guerreiros . Graças à pronta chegada dos reforços que acompanhavam as forças principais por outra rota, o faraó conseguiu salvar-se, reorganizando as divisões e fazendo os hititas recuarem.
Região de Kadesh,Em verde o Império egípcio e em
vermelho o Império Hitita.



O território em questão, Kadesh (em árabe,Gadesh) era de uso estratégico, por ser a rota comercial para o Oriente. Desde o governo de Akhenaton, a região vivia sendo tomada pelos hititas, e retomada pelos egípcios.
Ramsés II viu nesta batalha que ficou conhecida como "Batalha de Kadesh", a oportunidade de se engrandecer e mandou que esculpissem em todas as paredes, palácios, construções, a "grande e vitoriosa batalha travada contra os hititas". Mas por trás das cortinas, sorrateiramente, ele realizou uma negociação que acabou sendo concretizada posteriormente no governo de Hattusil III irmão de Mouwattali, que se apoderou do trono expulsando seu antecessor. Isso demorou para ser amadurecido e definido pelos dois lados, sendo finalizado somente no 34o. ano do reinado de Ramsés II, mas a verdade é que os combates se encerraram desde então. Neste acordo ficou estipulado um tratado de paz entre os dois povos. Isso se fazia necessário, visto que a inimizade já era antiga, mas a rota comercial era imprescindível para ambos.


O Faraó em sua biga (carro de guerra inventado pelos Hititas) real


Fonte:http://horahistoria.blogspot.com.br/2010/09/ramses-o-grande.html


 
Múmia Mortuária

 


Ramsés, o Grande
Nascido de Rá, Amado de Amon; Poderosa é a Justiça de Rá, O Escolhido de Rá; O Touro Poderoso Amado de Maat
Governo
Reinado1279 a.C. - 1213 a.C. (aprox.)
Coroação1279 ou 1278 a.C.
RainhaNefertari (e esposas menores)
AntecessorSeti I
SucessorMerneptah
DinastiaXIX dinastia egípcia
Vida
Morteca 1213 a.C.
SepultamentoVale dos Reis (KV7), necrópole
PaiSeti I
MãeTouya


Representação de Ramsés enquanto criança
Ramsés II era filho do faraó Seti I e da rainha Touya
 

Yul Brynner como Ramsés II, em uma cena do filme Os Dez Mandamentos (1956).
 
Foi também Ramsés um dos responsáveis pela destruição dos templos da cidade de Amarna, que eram os últimos vestígios da era de Akhenaton, faraó que pretendia fazer de Aton a divindade suprema.
 

Grande templo de Abu Simbel
Na Núbia Ramsés mandou construir vários templos. Dois dos mais famosos, escavados na rocha, encontram-se em Abu Simbel, perto da segunda catarata do Nilo.
 

 


Sala hipóstila do Ramesseum
O templo funerário de Ramsés é conhecido como o Ramesseum.
 
Nome de Sa-Rá[1]
Hieroglifo
G39N5
Z1
<
M17Y5
N35
N36
N5
Z1
F31S29M23
>
TransliteraçãoRˁ-ms-sw Mr(y)-Jmn
Transliteração(ASCII)Ra-ms-sw Mer(y)-Imn
TranscriçãoRamessessu (Ramsés) Meiamun
Tradução"Nascido de (Ramsés), amado de Amon."
Nome de Nesu-bity[1]
Hieroglifo
M23
X1
L2
X1
<
N5F12C10N5 U21
N35
>
TransliteraçãoWsr-Mȝˁ.t-Rˁ Stp-n-Rˁ
Transliteração(ASCII)Wsr-mAat-ra Stp-n-ra
TranscriçãoWasermaar-rá Setepenrá
Tradução"Poderosa é a justiça de Rá. O escolhido de Rá."
Nome de Hórus
Hieroglifo
G5
E1
D44
P11
X1
C10U6M17M17
Srxtail.jpg
Transliteraçãokȝ-nḫt mrj-Mȝˁ.t
Transliteração(ASCII)kA-nkht mri-mAat
transcriçãoKanakht Merimaat
Tradução"O touro poderoso amado de Maat."

 

 Citações na literatura

Notas e referências

  1. a b Grandes Impérios e Civilizações - O Mundo Egípcio, Vol. 1, pg. 37 - tradução:Maria Emília Vidgal, 1996 Edições Del Prado (Portugal e Brasil), ISBN 87-7838-736-6

Bibliografia

 Ligações externas

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/



Comentários