OS VEDAS : ESCRITURAS SAGRADAS DO HINDUISMO

 


É claro que não podemos falar do que não vivemos e devemos sempre questionar o que aprendemos . Fica difícil, portanto, afirmar sobre a origem do Yoga. Alguns achados de arqueólogos sugerem que essa prática fizesse parte da cultura de povos antigos na Índia, tendo como evidências escrituras e esculturas.  Diz-se que tanto o Yoga, quanto o Tantra e o Samkhya foram desenvolvidos pelo povo drávida e, mais tarde, assimilados e propagados por outros povos. Para estudarmos sobre o surgimento do yoga, é necessário que saibamos mais sobre o sistema de escrituras sagradas do hinduísmo, a começar pelos Vedas.
Muito antes da escrita, a tradição oral era o meio mais utilizado para transmitir conhecimentos. Os Vedas foram ensinados primeiro em sua forma oral, durante muitos milhões de anos e, somente mais tarde, foram compilados. Isso confirma-se ao lembrarmos que Os Vedas fazem parte de uma literatura chamada Shruti, que significa "aquilo que é ouvido".
Os Vedas são considerados, por todos os eruditos Orientais e Ocidentais, como a mais antiga de todas as escrituras do mundo e a mais sagrada das obras sânscritas conhecidas ( datam de 1500 a .C). São  divididos assim:

Rig ( poesia)Veda - Hinos
Yajur(oração)Veda - Textos religiosos com foco na liturgia e rituais.
Sama(música)Veda - Cantos rituais
Atarva(sacerdote)Veda - do Sacerdote

Cada Veda é composto por Mantras (samhita), Brahmanas, Aranyakas e Upanishads.

Samhitas - Coleções de hinos, fórmulas e ladainhas.
Brahmanas - Contém textos em prosa sobre matéria teológica ou doutrinária; descrições dos rituais de sacrifícios e suas aplicações.
Aranyakas - Ensinamentos de grupos que adotaram uma vida de reclusão, consagrando-se à meditação.
Upanishads - É a porção filosófica dos Vedas; em sua maioria são constituídos dos diferentes capítulos dos Aranyakas.

Os Upanishads nos interessa, visto que são comentários sobre a finalidade e essência dos Vedas, sendo textos responsáveis pela repercussão do Vedanta (tradição espiritual que se preocupa principalmente com a auto-realização).
Filosofias e seitas que se desenvolveram no subcontinente indiano tiveram diferentes posições nos Vedas.  As seitas que não rejeitaram explicitamente os Vedas continuaram seguidores do  hinduísmo. Posteriormente, no hinduísmo, os Vedas ocuparam uma posição exaltada. São considerados shruti e a casta brâmaneica baseada nos Vedas forma uma importante parte da vida religiosa hindu nos dias de hoje. Vedanta, Yoga, Tantra, consideram os Vedas uma revelação.
Outra característica das orações encontradas nos Vedas é a comum amplitude da sua expressão. Os versos são preces não apenas para o bem de uma  pessoa ou sociedade, mas da Humanidade como um todo e sem nenhuma distinção.
A utilização dessas preces ou orações é como um procedimento definido para enviar correntes de pensamentos nobres e elevados para todos os planos de existência no universos, de homens a deuses, animais e matérias.
Toda oração é parte da vida espiritual de todo aspirante que anda pelo Caminho da Santidade. Elas não apenas aliviam os sofrimentos e mal estares da mente, como também tornam nossa consciência mais clara, receptiva e sensível .
Cada um deve sentir a necessidade de incorporar a prece à sua vida diária. Aqui, eu deixo um trecho do Rig Veda Brihadaranyaka Upanishad  e cabe a cada um intrepretar como pode.

Do irreal conduz-me ao Real.(ou do incerto, conduz-me à Verdade)
Das trevas conduz-me à Luz.Da morte conduz-me à Imortalidade.
Fonte:http://www.todomundoyoga.com.br/2010/12/os-vedas.html

Comentários