O QUE O BUDISMO TEM A VER COM YOGA ?

 


Não é preciso ser budista para fazer yoga, muito menos ser hindu. O Yoga bebe do Budismo e do Hinduísmo e faz parte dessas culturas como uma filosofia ou estilo de vida. 
De acordo com a filosofia hindu, existem seis escolas védicas de pensamento e o Yoga é uma delas. Nessa escola o Yoga é referido como Raja Yoga e é especialmente voltado para a união do ser através de prátivas de meditação. 
Diz-se que Sidarta Gautama, antes de iluminar-se e tornar-se Buda, praticou yoga. Naquele tempo, Sidarta abandonou seu luxuoso lar depois de ter dúvidas sobre os sofrimentos da humanidade ao se deparar com a doença, velhice e morte nas ruas.  Submeteu-se à práticas de asceticismo e quase morreu de fome. Depois sentou-se debaixo de uma árvore e resolveu sair de lá apenas quando alcançasse a iluminação.
O Yoga também busca uma iluminação. Chama-se Samadhi, enquanto os budistas a chamam de Nirvana. Ambos são estados de contemplação no qual deve-se "apagar o fogo das paixões", "cessar os turbilhões da mente", "extinguir o ego". A maneira como isso é feito é que distingue essa linha tênue entre Budismo e Yoga.
Existem variados tipos de conduta adotados pelos yoguis, que também são adotados no Budismo, porém cada grupo tem sua nomenclatura. É o caso dos Yamas e Nyamas que se assemelham diretamente com o objetivo budista de praticar o bem. Os Yoguis utilizam a concentração nos asanas para trilharem o caminho da iluminação, os budistas seguem o caminho do meio ensinado por Buda.
Toda essa mescla entre Budismo e Yoga deve-se principalmente ao fato de que os praticantes das duas filosofias partem para uma ação a partir da meditação. É normal, portanto haver identificação de um com o outro, já que ambos confiam na unificação do corpo e da mente. Ensinamentos de Buda estão muito presentes nas aulas de Yoga, mas isso quer dizer apenas que existe mais alguém falando nossa língua. Não precisa ser budista para fazer Yoga, mas conhecer o budismo ou o hinduísmo, podem fazer você ficar um tantinho mais deliciado com essa prática maravilhosa.
 
 
Vivi Malta
 
Fonte:http://www.todomundoyoga.com.br/2012/01/

Comentários