ARTE E ZEN : APRENDER A VER PROFUNDA E INTENSAMENTE

 

The eye with wich I see God is the same
eye with wich God sees me. Meister Eckhart

O mundo atual é muito visual. Somos continuamente bombardeados por imagens e os nossos olhos estão sempre a ser aliciados. Mas se temos muito o que olhar, talvez tenhamos desaprendido a “ver”. E talvez ver seja cada vez mais importante numa era em que a tecnologia parece conspirar para olhar, pensar, sentir e experienciar por nós. Tornamo-nos espectadores, aprendemos a rotular as coisas. Reconhecemos as coisas, mas não as vemos.

Ao olhar, ao rotular, percebo o que é útil, agradável e o que é desagradável, o que me ameaça, a mim, este eu. Quando vejo, apenas vejo, sou os olhos, esqueço-me por instantes deste eu sempre presente. Mergulho na realidade, faço parte dela, participo dela. Ao verdadeiramente ver, não rotulo, não escolho.
A Arte é um dos médiuns que nos permite realmente ver, ver cada vez mais profunda e intensamente.

Fonte:http://artezenpt.wordpress.com/arte-e-zen/

Comentários