ALLAN KARDEC : A REENCARNAÇÃO DE UM SACERDOTE DRUÍDA


 


Léon Hippolyte Rivail (o verdadeiro nome de Allan Kardec), nascido em Lyon, em 1804, na França. Filho de um advogado, e possuidor de excelente formação acadêmica que incluía: Bacharel em Letras  Ciências, doutor em Medicina e Poliglota. 

Foi também um professor competente: Lecionou nas cadeiras de Fisiologia, Astronomia, Química e Física. Foi aluno de Johann Heirich Pestalozzi (1746-1827), famoso educador suíço. Possuía uma inteligência e uma sagacidade sem igual. Estudou toda literatura disponível na Inglaterra e Estada Unidos.


Tomou o nome de Allan Kardec por acreditar ser ele a reencarnação de um sacerdote druida, na época de Júlio César, com esse nome. Dizia ter recebido a missão de anunciar uma nova religião, e começou no dia 30 de abril de 1856.


Publicou o Livro dos Espíritos que muito contribuiu na propaganda espírita em 18 de abril de 1857.

Dizia ser guiado por espíritos protetores e um espírito chamado verdade. Introduziu a ideia de reencarnação no espiritismo. Afirmava ser a terceira e última revelação de Deus à humanidade. E que o espiritismo era o autêntico intérprete da verdadeira doutrina ensinada por Jesus.


De 1861 a 1867, publicou quatro livros: Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; Céu e Inferno; e Gênesis. Fundou a Revista Espírita, uma revista mensal publicada em vários idiomas.

Assentou as bases para a sociedade continuadora da Missão Allan Kardec.

Veio a falecer em 31 de março de 1869 vítima de aneurisma



Druida - nome pelo qual era identificado, entre os Celtas, importante grupo social que desempenhava variadas funções, sendo os responsáveis por manutenção e guarda dos valores da civilização céltica. Modernamente, a preferência etimológica faz o nome derivar de dru-wid, que significa "sábio". (Azevedo, 1990) 
   Druidismo
 - é religião dos druidas, sacerdotes pagãos dos povos celtas que habitavam a Gália e a Bretanha no período anterior ao Cristianismo, mais especificamente entre o século II a.C. e o século II, d.C. (Castanho, s. d. p.) 


Comentários