LEVITAÇÃO QUÂNTICA DEMONSTRADA

Ficheiro:Magnet 4.jpg
Um ímã cúbico levitando sobre
um objeto supercondutor.

A levitação (do Latim: levis, leveza) é o processo com o qual se consegue suspender um objecto numa posição estável contrariando, assim, as forças de gravidade, mediante o uso de forças exercidas sem contacto com o objecto.
Embora concebida tipicamente como resultado de um processo psíquico (como no yoga e fantasia — em parte graças à sua promoção como número de entretenimento (ver magia) — a ciência ocidental reconhece que este processo pode ser conseguido de várias maneiras, nenhuma delas associada à forma fantástica da imaginação popular: através de jactos de gás (invisível) que impulsionam o objecto no sentido ascendente (como acontece no jogo air hockey), ou no sentido descendente (como acontece com os helicópteros, aviões VTOL e hovercrafts); ou mesmo através de forças magnéticas.

Pesquisadores demonstram a levitação quântica [vídeos abaixo]
Técnica utiliza supercondutores aliados a cristais de safira e nitrogênio líquido para promover sua levitação.


“Supercondutividade e campos magnéticos não se gostam. Quando possível, o supercondutor irá expelir todo o campo magnético de dentro. Este é o efeito Meissner. No nosso caso, já que o supercondutor é extremamente fino, o campo magnético de fato penetra. No entanto, o faz isso em quantidades discretas (isso é física quântica afinal de contas!) chamadas tubos de fluxo.”
“Dentro de cada tubo de fluxo magnético, a supercondutividade é localmente destruída. O supercondutor tentará manter os tubos magnéticos travados em áreas fracas. Qualquer movimento espacial do supercondutor causará os tubos de fluxo a se moverem. Para prevenir isso, o supercondutor permanece ‘preso’ no ar.”

O magnetismo é uma propriedade física formidável. Apesar de não ser vista, ela está se tornando cada vez mais importante no dia a dia das grandes cidades. Além de estar presente em aparelhos eletrônicos, ela sustenta meios de transporte de grande porte, como metrôs. Um grupo de pesquisadores da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Tel-Aviv desenvolveu um método de supercondutividade extraordinário, com base na levitação quântica.
O experimento consiste na utilização de camadas extremamente finas de cristais de safira revestidas por um supercondutor e películas de ouro. Esse conjunto de materiais é envolto em um plástico resistente e mergulhado em nitrogênio líquido. Como você pode observar no vídeo acima, o disco fica preso no ar, sem qualquer trepidação.
Com a mão, o expositor mostra que a peça pode ter sua posição ajustada até mesmo em ângulos bem acentuados. Isso acontece porque o campo magnético penetra no supercondutor na forma de fluxo de tubos quânticos, que aderem no objeto seguindo sua estrutura – como se fossem colocadas amarras invisíveis em torno do disco.


Ação do fluxo de tubos no disco. (Fonte da imagem: Quantum Levitation)

Criando uma trilha que possua magnetismo contínuo, por não ter qualquer tipo de fricção, o supercondutor é capaz de movimentar seguindo esse fluxo estabelecido. O mais incrível é que essa atração magnética é tão forte que mesmo quando utilizada de ponta cabeça, o supercondutor não perde sua ligação com a trilha magnética.
A técnica poderá ser utilizada principalmente para aprimorar tecnologias de transporte. O estudo foi apresentado na conferência Association of Science Technology Centers Conference (ASTC) 2011.

Comentários