A FLAUTA ZEN

 

A Flauta Zen


Suizen, é uma prática do Zen que visa atingir níveis mais elevados de consciência e é conhecido como a prática da respiração Zen, sendo utilizada a flauta Shakuhachi. A prática da respiração é muito comum muitas disciplinas orientais, assim com nas Artes Marciais, visando o equilibrio interior. Através dos estimulos das fibras parassimpáticas, predominantes no sistema respiratório, que induz um estado de calma interior.
Com a experiência, você começa a encadear notas no mesmo fôlego, cada vez mais centrado e tranquilo.Com o tempo, tomamos consciência da pausa; pouco a pouco notamos os efeitos que as várias notas sobre a nossa consciência e passamos a agir intuitivamente.
A partir desse ponto, não existe mais separação entre quem toca, flauta e som. O aparecimento desta prática tem uma história muito interessante, conforme o texto abaixo, de Anderson Rabello Pereira:
“A flauta Shakuhachi chega ao Japão, vinda da China, por volta do século VII. Quando a música Gagaku foi introduzida neste país. Após seu ingresso no Japão, o Shakuhachi Gagaku sai de moda na China e no século X só era tocado na ilhas japonesas. No século IX a música Chinesa tocada no Japão começa a sofrer alterações e o Shakuhachi Gagaku cai em desuso. O monge Ennin (794-864) o utilizava com o canto do Sutra Amida ou Amida Kyo.
Na Idade Média, o Shakuhachi era instrumento de acompanhamento de Soga (canção e dança de Sarugaku, precursor do teatro Noh). O sarcerdote Ikkyu (1394 a 1482), viveu no período do florescimento do Zen Budismo; era um monge Rinzai que tocava Shakuhachi e deu origem a ramificação Fuke (origem do Shakuhachi moderno).
No período Edo vários samurais tornam-se Ronins, por dissolução de feudos e desaparecimento de diversos Daimios. Como praticantes do Zen, vários ingressam na seita Fuke , unindo-se aos monges Komusos (sacerdotes do nada). Caracterizavam-se por usar os “Sangu” (três instrumentos): Kesa, dogi (quimono) preto; o Tengai,chapéu de palha em forma de cesto, simboliza desprendimento do mundo material; e o Shakuhachi Fuke, do qual detinham monopólio. Tinham os “San In” (três selos): o Honsaku- autorização Komuso; Ein- cartão de identificação e permissão de viagem. Os Ronins não podiam utilizar suas espadas, então, o instrumento musical sofreu modificações para ser convertido em arma de defesa, como um bastão pequeno e resistente. Esta reformulação estrutural aumentou o número de nós (Ichi (um) shaku hachi (oito) Sun isto é, 30,03cm mais oito vezes 3 cm aproximadamente 54,5 cm) e passou-se a utilizar a parte da raiz do bambu mais resistente, com uma acústica melhor; era ferramenta religiosa “Hoki”. Os Komusos praticavam o “Suizen”.
A fundação da Fuke consta no documento Keicho no Okitegaki, decreto do século XVII, onde constavam os direitos e deveres da seita, bem como privilégios especiais. Após os primeiros oitenta anos, as regras e disciplinas dentro dos templos Komusos foram decaindo. Em 1847 foram proibidos os privilégios especiais e em outubro de 1871 o governo Meiji aboliu a seita Fuke.
O Shakuhachi é confeccionado com bambu Madake e uma característica é ter sete nós bem definidos, sendo os três últimos (campana) formados pela raiz. Tem embocadura simples, apenas um corte com ângulo de trinta graus e cinco furos. Suas medidas, porem, seguem rigorosas. Possui sonoridade rica em harmônicos e efeitos sonoros, como o “Muraiki” e o “Meri Kari”; escala pentatônica (ré, fá, sol, lá, dó, ré, que correspondem a “ro, tsu, re, chi, ri).
No século XVIII foi atribuido a Kurosawa Kinko (1710 a 1771), um monge Fuke, o ensino do Shakuhachi nos templos em Edo. Nascido em Furoda, ilhas Kyushu, de família samurai, Kurosawa viajou por todo o Japão recolhendo e organizando as peças Fuke, conferindo maior elegância e musicalidade. Seu estilo foi transmitido através de gerações da sua família. Após isto, o samurai Hisamatsu Fuyo, discípulo de Kinko III, tornou-se então o iemoto da linhagem, dando continuidade ao estilo. Hisamatsu manteve os aspectos da disciplina Zen intrínseca à tradição, mas, salientou sua importância como instrumento musical (gakki), dando um direcionamento artístico à flauta. Yoshida Itcho e Araki Kodo lideraram a transmissão do estilo após a morte de Hisamatsu.
A escola “Kinko Ryu” só ocorre a partir de Kinko II, com a necessidade de usar este termo para diferenciar do “Ikkan Ryu” (criado por Miyaji Ikkan, um dos melhores discípulos de Kinko). A linhagem Kinko está presente em diversos países, inclusive no Brasil.”

Artigo escrito por Anderson Rabello Pereira, pesquisador de Tradições e Artes Marciais japonesas; especialista em confeccionar Shakuhachi.





ORIGEM

Shakuhachi, é um instrumento de sopro de estrutura aparentemente simples: um bocal, o corpo de bambu e cinco orifícios. Porém, suas medidas são rigorosas. O comprimento mais comum do instrumento é de 1,8 shaku (1 shaku = aproximadamente 30 centímetros).

Ficheiro:JapaneseShakuhachiSection.jpg



O bambu usado na sua construção é um bambu grosso e duro chamado Madake, cortado na base e com a distância entre os nós bem definida. Possui quatro orifícios na parte frontal e um na parte traseira coberto pelo polegar. Fundamentalmente, o Shakuhachi usa a escala pentatônica (Ré, Fá, Sol, Lá, Dó, Ré), mas é possível executar a escala cromática e até fazer portamento apenas mudando a embocadura.

Assim como o Koto e o Sangen, o instrumento foi introduzido no Japão através da China.
Existem composições para o Shakuhachi datadas da era Nara (Século VIII). O Shakuhachi era tocado como parte das cerimônias e práticas do Zen Budismo, mais especificamente na facção Fuke japonesa. Era o instrumento preferido dos sacerdotes peregrinos. No início do período Edo (Século XVII) surge a escola Kinko, que sem perder os aspectos religiosos, passou a utilizar o instrumento puramente para a música. Há cerca de cem anos surgiu uma nova escola, a Tozan. Existem diferenças na técnica de execução dos instrumentos, e até mesmo na estrutura, como a colocação do quinto orifício numa posição mais abaixo.

Ikyyu e a flauta zen


"Certa tarde de outono, o mestre Ikyyu vagueava
pelos campos, levando consigo um a flauta de
bambu.

Um eremita, ao vê-lo perguntou :

- Quem és tu?
- Sou um peregrino que segue para onde sopra o vento.

Tencionando pô-lo em apuros o eremita perguntou:

- E quando o vento não sopra?
- Então sopro eu - Respondeu Ikyyu começando a soprar na sua flauta."





Uma breve história do Shakuhachipor David J. Duncavage

 

O shakuhachi é uma flauta de bambu fim-soprado variando de 1,3 a mais de 3 metros de comprimento. Ele entrou em Japão de China no final do século VII. Desse período até tão tarde quanto o século XII foi usado no gagaku (música de Tribunal). Pouco se sabe da música que foi tocada no shakuhachi, neste momento, embora existam algumas flautas deste período preservada no Shoso-em Nara, Japão. Estas flautas têm 6 buracos de dedo e foram feito de bambu parede fina.

Durante o período entre os séculos XII e XVI, o shakuhachi é relatado para ter sido jogado por uma vasta gama de pessoas, incluindo: monges mendicantes, o Imperador Go-Komatsu (1408) e o famoso mestre de Zen Rinzai Ikkyu de Daitoku-ji em Quioto Norte (1394-1482). Esta shakuhachi foi mais tarde referido como o hitoyogiri para distingui-lo do mais longo, mais pesado, e maior furo flautas que os monges mendicantes eventualmente desenvolvido.

Esses monges mendicantes mais tarde foram chamados de komoso (monge esteira palha), um nome descritivo da sua vida de pobreza sem teto. Seus números aumentaram progressivamente, devido em grande parte a um afluxo de ronin (samurai lordless) que cresceu em número durante o período das guerras civis (séculos 15-16) e especialmente após o xogun, Tokugawa Ieyasu, solidificou seu reinado sobre o Japão no início do século XVII.

Era durante a ordem rígida, mas pacífica dos Tokugawa regra conhecido como período Edo, que o komoso uniram e formou uma seita religiosa formal alegando laços Voltar à Fuke, um excêntrico monge Zen chinês que viveu durante o século IX. O governo foi junto com a história e a seita Fuke foi fundada em 1614 como um ramo do Rinzai Zen.

Neste momento, o komoso mudou seu nome para komuso (monges do nada vazio) e através de um acordo especial com o governo, ganhou a única razão solicitar esmolas por jogar o shakuhachi. Durante este período o shakuhachi começou a ser feitos na seção raiz do bambu. Este método de construção aumentou significativamente as propriedades acústicas da flauta, bem como tornando-se um meio adequado de autodefesa em peregrinações solitárias.

A relação especial entre a seita Fuke e o governo Tokugawa levou à seita ' dissolução de s em 1871, após o governo ' s colapso durante a restauração Meiji em 1868. Fuke shakuhachi passou à clandestinidade apenas a superfície em 1883 no estabelecimento da sociedade da Myoan no templo Fuke, Myoan-ji, na antiga cidade capital de Kyoto. Esta sociedade e os seus muitos jogadores são responsáveis pela transmissão da tradição de shakuhachi Fuke até hoje.

Komuso Sprituality

O komuso jogou o shakuhachi em conjunto com a prática de zazen (sentar Zen) e chamado este suizen (sopro zen). Jogar o shakuhachi era uma forma de Sutra do cantar em templos Fuke. Como tal, o shakuhachi não foi considerado um instrumento musical, mas uma ferramenta religiosa. O que resultou desta prática foi um grande corpo de música chamado honkyoku (música original).

No mais puro honkyoku, atenção primária é dada para cada som de respiração em vez de vários elementos musicais como progressão melódica. O komuso centrado sua prática de Shakuhachi em desenvolver o que eles chamavam seu kisoku (respiração espiritual) a tal ponto que eles entre o estado de tettei (som absoluto) com o bambu e tudo o mais. Seu objetivo era a experiência de iluminação através da shakuhachi. Este objetivo é talvez melhor expressa em um komuso dizendo, Ichion Jobutsu: se tornar um Buda em um som.

Embora haja um número de honkyoku comum, muitos ainda existem que têm características peculiares do Templo de origem. Independentemente disso, porém, de que templo um honkyoku vem de, são todos um testamento do komuso ' pesquisa de s a soprar que um som que levaria o monge e aqueles ouvindo, eles acreditavam que, para a iluminação.

A insignificância de Zen no Shakuhachi

Suizen e HonkyokuDe acordo com a experiência fundamental do Zen o aspecto de shakuhachi (flauta japonesa vertical de bambu furado 5) em relação a Zen é miseravel, mas a reprodução de Honkyoku ocupa uma posição única na música do mundo religioso. SUI-zen (soprando Zen, ou soprando meditação) é a prática de jogar o bambu shakuhachi flauta como um meio de alcançar a auto-realização. Os monges do Japão antigo praticavam suizen eram chamados de Komuso, ou monges do nada e vazio (Ko: vazio, mu: nada, então: monge ou Padre).

Esses monges pertenciam a uma seita Rinzai Zen budista chamada Fuke-shu, nomeado após o lendário monge chinês de dinastia Tang que utilizado pela primeira vez uma flauta de bambu como ferramenta de meditação. As peças em que suizen se baseiam são chamados Honkyoku ou peças originais e foram basicamente individual, com algumas exceções. Em jogar honkyoku o estado de espírito foi o elemento mais essencial, em vez de apreciação musical, portanto ele desativamos ' t music por si mesmo. Na verdade, foi foi proibido para Komuso a jogar com O-koto (harpa horizontal) e Shamisen (instrumento de três Cordo banjo-como) naqueles dias.

Os monges soprou shakuhachi para sua própria iluminação não para entretenimento. No entanto, uma vez que Zen Budismo não coloca nenhum acento na devoção a uma divindade ou Deus, sua música não contém nenhum sentido de louvor da fé. Isso é o que há de tão exclusivo suizen ao contrário de outras músicas religiosas ' s.

Não era uma prática tão estreitamente ligada à luta de vida e a morte como cerimônia do chá, artes marciais, ou meditação foi; que podem diminuir sua significação em relação à Experiência Zen. Mas ela estava perto o suficiente para espiritualidade a ter um impacto sobre a paisagem religiosa do Japão. Hoje, honkyoku evoluiu (alguns dizem descentralizadas) na música que é profundo e belo na sua expressão.

Muito poucas pessoas hoje realmente compreendem ou praticam suizen em sua forma verdadeira. Mas honkyoku acabou por ser uma das formas mais populares de música na cena musical contemporânea hoje (dentro e fora do Japão). Existem várias razões para isso. Muitas pessoas têm passado para baixo a honkyoku tradicional nos tempos modernos não eram jogadores profissionais da Shakuhachi insistir em manter a prática de suizen, jogando apenas Honkyoku.

Uma vez que estes eram principalmente intelectuais isolados da cena musical central no Japão moderno, onde a ocidentalização radical teve lugar, eles concentraram nos nutrindo o lado espiritual da Honkyoku. Mas foi apenas uma questão de tempo até que idéias musicais ocidentais afetados honkyoku também, que, ironicamente, foi importante para sua sobrevivência. Novas formas de Honkyoku começaram a aparecer que eram muito mais dinâmico e animado mas ainda com base no ideal original de suizen.

Hideo Sekino disse, "Quando concebemos a arte como o subjacente representação espiritual da antiga lenda do Komuso, a criação moderna de Honkyoku poderia ter sido muito esforço para reviver a lenda morrer de ocidentalização esmagadora no Japão moderno."

Shakuhachi & Bushido.

Após a morte de Hideyori Toyotomi na ca.1610 da família Tokugawa veio sob controle substituído Japão no período Edo, um trecho sem precedentes de paz que durou 250 anos. Esta foi a idade de ouro do Shakuhachi e outras artes japonesas que contou com apoio do governo, formando a base de hoje ' s "Japão tradicional". Durante este tempo, o Shakuhachi passou por uma transformação de uma peça 6-furado, fina de bambu, para a flauta de bambu furado 5, terminou de raiz que é hoje a mais comum.

Muitos samurais, nesse tempo que ' s mestres foram derrotados pelos Tokugawa eram proibidos de transportar espadas e ficaram desabrigadas. Estes foram os "ronin" (samurai masterless), muitos dos quais se juntou às fileiras dos monges Komuso para foco espiritual, bem como uma chance para transportar uma arma novamente, ou seja, o Shakuhachi club-como. Antes, esta seita de monges (anteriormente conhecido como Komoso, monges esteira palhas) atraiu vários riff raff e mendigos; mas desde o estabelecimento da Fuke-shu com o seu código estrito de disciplina (e apoio do governo Tokugawa), a associação tornou-se exclusivo para somente aquelas com samurai de classificação e o uso de Shakuhachi foi limitado a apenas o Komuso.

Viajaram de lugar para lugar em peregrinações aos templos Komuso diferentes em todo o Japão, jogando seu Shakuhachi para esmolas e meditação, escondido do mundo exterior por um grande chapéu semelhantes a cesta (tengai) que cobria completamente seus rostos. Eles receberam passes especiais pelo governo que lhes permitiu acesso livre qualquer fronteira no Japão e em barcos em corpos de água. Consequentemente, muitos Komuso foram utilizados pelo governo como espiões.

A influência de Zen sobre a paisagem espiritual e estética do Japão foi profunda. Zen, que significa simplesmente "meditação" (do sânscrito ' dhyana ') apelou para o intelectual, governando classe, portanto foi apoiada e permeou apenas sobre cada forma de arte na época. De Zen veio as idéias de altruísmo espiritual e concentração da mente. Em Samurai tradição do Bushido (caminho do guerreiro), um dedicado toda a sua vida para a proteção e o bem-estar de seu mestre e foi treinada de forma a fundir-se totalmente com um ' s arma (por exemplo, a espada), bem como o ambiente e o adversário, a fim de ter vitória sobre ele.

Quando muitos dos samurais ' espadas de s foram confiscadas pelo xogunato Tokugawa, os Ronin achei muito fácil de encaixar a maneira Komuso desde a concentração necessária para aprender o Shakuhachi era similar a sua formação espada e, na forma do período Edo Shakuhachi se assemelhava a uma arma de mão, e sem dúvida foi usada como um também! Na vida cotidiana dos monges Komuso, dia incluído zazen de manhã (sentado zen), suizen, implorando e treinamento em artes marciais. No distrito de Aomori rural do Norte da Tohoku, Japão, uma das escolas mais famosas foi o Kimpu escola (Nezasa-ha), que desenvolveu uma técnica única de respiração chamado "komi-buki" ou "concentrado ou refeições respiração", onde um intencional estacionário, pulso-ritmo é criado ao mesmo tempo soprando o Shakuhachi pelo contratante e relaxamento do diafragma.

Diz-se que ele surgiu quando os monges Komuso após um treinamento duro em seus artes marciais, que incluía jiujutsu (técnica suave) e kenpo (jogo de espada) que iria jogar seu shakuhachi imediatamente depois, e o som pulsante seria de sua respiração superficial e rápida batendo corações. Um fato conhecido menor foi shakuhachi ' conexão de s com o Shogun ' s Ninja (vigilância/assassin) força, um assunto que merece mais investigação. Um Ninja famoso chamado Sugawara Yoshiteru, que se tornou um komuso primeiro em Kyoto e, em seguida, em Edo, muitas vezes dedicou suas atuações para o Daimyo Tokugawa. Devido a suas habilidades como um Ninja, Sugawara passou de um pequeno daimyo próprio. Ele foi autorizado a construir seu próprio templo em Niigata, que se tornou Echigomeianji. Ele compôs a peça Echigomeian-hachigaeshi.

Talvez o mais significativo do século XX honkyoku persona era Watazumi-faça assim que combinado um regimen de artes marciais-como físico completo com respiração detalhada exercícios com a prática de Shakuhachi. Seu discípulo, Yokoyama Katsuya é um dos mais importantes jogadores de shakuhachi profissional centrada na transmissão de Honkyoku hoje.

Durante a reforma Meiji, Fuke-shu de Komuso foi abolido e muitos secretos as características deste grupo foram perdidas. Devido a essa perda histórica nós ' ll nunca sabe inteiramente a realidade da Komuso. No entanto, seu instrumento, o Shakuhachi sobreviveu a política de ocidentalização do governo Meiji. Ele ' s utilizar como instrumento religioso (hoki) agora é um musical um (gakki) utilizando musical Ocidental dimensionar, bem como o japonês e jogou em conjuntos, uma prática que anteriormente foi proibida.

Hoje, na nossa idade pós-moderna, shakuhachi música está aparecendo para aqueles envolvidos por seu mundo material. Há um interesse renovado em uma abordagem holística para tocar shakuhachi onde mente, corpo e espírito são desenvolvidos juntamente com habilidade musical. Pessoas como Riley Lee na Austrália e Ray Brooks em B.C. Canadá dá fôlego e honkyoku oficinas ao redor do mundo e procuram integrar a pessoa inteira com um ' s ambiente e jogando, apenas como o Komuso fez do velho.

Muitos músicos contemporâneos estão olhando para trás e descobrir a beleza e expressão enorme de instrumentos tradicionais e o estilo tradicional de tocar Shakuhachi. Música de shakuhachi usa várias notas que não são o padrão temperamento musical Ocidental. Ele faz uso ativo de "não-musical" sons ou ruídos como soprando, ventosos sons, sons animais simulados, bem como nenhum som ou o silêncio entre as notas (ma), que é um elemento muito importante no desempenho e simboliza a vacuidade, altruísmo, a base do lema de vida de Komuso "Vindo do nada," indo para lugar nenhum como o vento. Manifesta também que todas as coisas estão relacionadas nesta Web intrincada de mudança que chamamos de vida.

Como respirar


Maneira recomendada para jogar SHAKUHACHI.

Quando tomado, a postura básica mostrada

1. Coloque em seu queixo ao bocal da flauta (ver imagem à esquerda)

2. Faça uma lacuna, cerca de 1 mm, entre o lábio superior e o porta-voz.

3. Tente respirar enquanto exerça seus ambos os lábios para fazer um som. (SOA ou não de som na inicial). Don ' t tomar os esforços para fazer sons intencionalmente, respiração talento especial é que você faça um grande fogo de lenha de um pequeno incêndio pela respiração é muito importante.

4. O interior da flauta colocado um ar de respiração, sopro de ar deve ser uniformemente separado para dentro e fora.

5. Fazendo o som enquanto todos os buracos são fechados é muito difícil, pelo menos, fase inicial, em seguida, tente soprando enquanto todos os buracos são abertos. Um som veio em seguida, fechar 5o buraco e fazer um próximo som. Faça sons subseqüentes por tal maneira.

6. Feche o buraco exatamente que deve ser fechado ao mesmo tempo fazer um som. Som ou não som na tentativa inicial é sempre causado por buracos não fechados exatamente mas don ' preocupação de t.

Muitas práticas vão lhe dar bons sons no tempo médio naturalmente.

Kinko e Tozan

As descrições a seguir são apenas um olhar superficial para estas duas escolas de shakuhachi. As linhagens dessas duas escolas é extremamente complexa. Então eu só vai tocar em alguns informações básicas e algumas figuras-chave. Para um estudo mais amplo e completo, por favor consulte Adreas Gutzwiller ' dissertação de s sobre o Kinko Ryu, Christopher Yohmei Blasdel ' s livro, Shakuhachi: um Manual para a aprendizagem e Riley Lee ' s Phd. dissertação sobre transmissão de honkyoku.

Kinko-Ryu

Kurosawa Kinko (1710-1771), fundador do estilo Kinko de shakuhachi, foi um monge komuso nascido em uma família de samurais. Ele foi responsável por tomar a honkyoku do passado, que estava preocupado principalmente com a meditação, e adicionando um maior grau de musicalidade a ele. Ele viajou por toda a Japão e recolhidos 33 peças honkyoku, que agora formam o núcleo do estilo Kinko de shakuhachi. Ele também melhorou o instrumento, talvez melhorar a estrutura de furo para acessar determinados tons mais fácil. Ele era ' t até que a segunda geração da família Kinko que a definição de um estilo de Kinko foi reconhecida desde lá foram não estilos de shakuhachi durante o seu tempo.

Durante a restauração Meiji (1871) a seita dos monges shakuhachi (Fuke-shu) foi proibida pelo governo. Ele ' s use como uma ferramenta ritual foi proibida, mas musicalmente, foi desfrutando de grande popularidade entre as classes seculares, sendo usado em conjunto com koto e shamisen (sankyoku). No entanto, o shakuhachi foi em séria ameaça de se tornar obsoleto, assim eram os dois homens responsáveis pela tomada de shakuhachi no mundo moderno, Yoshida Itcho e Araki Kodo do estilo Kinko. Eles persuadiram o governo para permitir que qualquer pessoa tocar shakuhachi como instrumento musical, tornando-se assim acessível a todos. Foi através de seus esforços que a popularidade musical do shakuhachi espalhar depois que ele foi banido como ferramenta religiosa.

Um dos Araki Kodo ' realizações mais significativas de s foi o desenvolvimento de um sistema de notação para o musical de shakuhachi utilizando o script katagana, que é lido vetically (cima para baixo e direita para a esquerda). Além disso, um sistema de pontos e linhas foi criado para indicar ritmo e tempo quando gaikyoku (fora pedaços) foram jogados.

Três gerações mais tarde, o discípulo de Kodo II, Junsuke Kawase eu (1870-1957) melhor sobre a notação tornando ainda mais fácil de ler e mais acessível ao público. Ele organizou a organização de shakuhahchi de Chikuyu Sha que se tornou a maior organização dentro do estilo de Kinko e tem participação em todo o país e do mundo. É sua música que se tornou o padrão para todos os jogadores de Kinko.

Tozan

Nakao Tozan (1876-1956), fundador do estilo Tozan shakuhachi, nasceu em Osaka. Ele veio de uma família musical, sua mãe sendo filha de um mestre famoso shamisen, Terauchi Daikengyo de Quioto. Ele aprendeu a tocar shamisen como uma criança e aprendeu a tocar shakuhachi por conta própria. Quando ele estava em sua adolescência entrou para a sociedade de Myoan de shakuhachi monges e desenvolveu técnica com eles.

Em seus primeiros 20 ' s ele abriu seu primeiro estúdio de shakuhachi em Osaka. Este foi o começo do estilo Tozan. Em 1904 ele começou a compor peças para o shakuhachi que mais tarde se tornou o honkyoku do estilo Tozan. Ele era muito knowlegeable sobre música ocidental, criando novos do desempenho e métodos de ensino e revisão da música de shakuhachi. Conseqüentemente, ele foi muito bem sucedido em popularizar o shakuhachi, atraindo muitos seguidores, especialmente entre os jovens de Kansai. Ele mudou-se a Tóquio em 1922 e colaborou com o compositor famoso koto, Miyagi Michiyo; mas Kansai continua a ser o centro da escola Tozan.

Comparação entre estilos Kinko e Tozan

Ao contrário a escola Tozan, o estilo de Kinko não possui nenhuma organização central (ou seja moto). Isto permitiu que o estilo de Kinko desfrutar de maior diversificação e liberdade de expressão. Os alunos do estilo Kinko que foram proficientes suficiente geralmente rompeu e formaram suas próprias seitas e criaram seus próprios estilos gaikyoku e notação (mas geralmente foi baseado no roteiro original de Araki Kodo eu).

Ambos os estilos no entanto enfatizam musicalidade ao invés de suizen (soprando meditação). Ambos dar ênfase elevada formação de gaikyoku, especialmente jogando com um conjunto de jiuta shamisen e koto de estilo Ikuta. Além disso, ambos os estilos sempre tiveram uma atitude positiva para com novas músicas e estão ativos na cena musical contemporânea.

Clique aqui para visitar o
Sociedade internacional de Shakuhachi site que inclui música, escolas e jogadores etc...

Fonte:http://www.northsideaikido.com/pt/shakuhachi



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