A IOGA ME CUROU : REVELA O ATOR MARCELO SERRADO


Prática ajudou Serrado a ter mais qualidade de vida, o que se reflete até nos trabalhos mais recentes

"Posso falar que a ioga me curou",
revela o ator Marcelo Serrado

Em meio ao final das gravações da novela “Gabriela”, da Rede Globo, e da preparação para um novo filme de Bruno Barreto, no qual viverá o maestro João Carlos Martins, o ator Marcelo Serrado revela o que faz para levar uma vida mais saudável e tranquila. “Eu pratico ioga no Espaço Nirvana com o Toni Tigre, meu professor, e também em casa. Mesmo com as aulas caseiras, pelo menos de 15 em 15 dias eu frequento o spa. Isso porque esse ambiente proporciona muito bem-estar. Você chega e toma um suco, faz uma sauna e  encontra bons professores”, afirmou o ator.

Marcelo contou que até já fixou em seu apartamento duas argolas para a prática do Iyengar yoga (modalidade de Hatha Yoga, baseada nos ensinamentos do mestre BKS Iyengar). Esta técnica utiliza cordas para que a pessoa fique pendurada, utilizando o peso do corpo em diversas posições. Ele diz que até consegue alcançar alívio para sua ansiedade.

“Copiei as argolas do Nirvana” – confessa ele, acrescentando: “Quando fico plantado de cabeça para baixo, melhora a circulação, o que é excelente. Também tenho uma hérnia na cervical e esses exercícios me ajudam muito. Posso falar que a ioga me curou”.

O ator enfatiza a importância do alongamento proporcionado pela atividade. “Coluna, vértebras, parece que se abre um espaço entre elas. Há uma posição chamada pombo que proporcionou uma nova vida para mim. Ela lida com a ansiedade também. Na hora que vou para a corda mostra-se um novo universo para mim”, diz.

Melhora em todos os aspectos

Serrado destaca que a prática da ioga até fez melhorar o seu sono. “Eu durmo muito bem e a minha qualidade de vida melhorou depois da prática. Eu sinto isso mais nítido até nos meus últimos trabalhos”.

Ele conta que há cerca de dez anos havia começado a praticar ioga, mas, por questões profissionais, acabou se dispersando e parando. “Porém, agora, voltei com tudo. Há um ano eu não interrompo meu treinamento. E, para mim, ioga é fundamental, porque tenho o quadril um pouco encurtado e a prática me solta bastante, me alonga, me faz bem”, afirma.

Serrado revela que amigos não entendem sua paixão. “Eles dizem que não aguentam ficar naquelas posições, parados, por muito tempo. E isso é uma mentalidade errada. Eu saio suado, cansado de certa maneira. Não se trata de uma atividade onde se fica parado horas. Ioga é fluída. Como um rio que te leva embora. E para meu novo trabalho, a ioga tem me ajudado até na perda de peso”, comemora.

  • TV Globo/Divulgação Marcelo Serrado toca piano, outra de suas paixões, no programa "Estrelas" apresentado por Angélica
Exemplo para a filha
O ator conta que sua animação já começa a fazer até quem ele não esperava se interessar pela ioga. “Minha filha de sete anos faz aula comigo em casa. A posição de lótus, para ela, é algo mais lúdico. Ela embarca na onda e isso é ótimo, de certa maneira, estou botando uma sementinha nela de uma coisa boa para o futuro. Ela pode pensar: ‘meu pai faz ioga, deve ser legal’. Somos, muitas vezes, o espelho de nossos pais”, acredita.

Porém, nem só de ioga vive ele: “Faço aula de piano em casa, onde tenho dois instrumentos. Para mim, essa prática é fundamental, pois me acalma, me tira o estresse. Minha filha também faz, não que ela possa ser qualquer coisa parecida a uma musicista, mas é mais uma opção que terá”, contou.
 

Alimentação equilibrada

Alimentação também é algo que recebe uma atenção especial por parte dele “O bem-estar também está ligado a se alimentar bem. Eu, por exemplo, não deixo de comer a minha lasanha, mas, antes de dormir, por exemplo, procuro comer sempre algo leve, um peixe com pimentão, que adoro, verde, amarelo ou vermelho. Tudo acompanhado de um arroz integral” – diz.
À noite, evita massas e toma muita sopa. Durante o dia, não abre mão de comer barras de cereais, mas prefere as de sete grãos. “E parei de comer fast-food! Minha sorte é ter uma profissional que cozinha muito bem”, comemorou.
Para Marcelo, a chave para uma alimentação equilibrada é você se policiar sempre. Sua meta atual é ter uma dieta mais orgânica. “Estou me aproximando cada vez mais dessa coisa natural, mas como ninguém é de ferro em algum dia da semana eu dou um pulo em uma churrascaria, mas sem exageros”, afirmou.
Nunca ficar parado

Serrado revela outro de seus segredos de boa forma: não ficar parado. Faz stand-up paddle de vez em quando. Trata-se de um esporte ainda novo por aqui: com uma prancha um pouco mais larga que as de surfe e um remo na mão, o praticante pode fazer largas travessias em pé na prancha ou pegar onda. Além disso, ele também corre na orla da praia.

“Toda semana eu faço alguma coisa diferente. Eu moro em apartamento, mas minha qualidade de vida é ótima, pois fica ao lado da praia. Então, faço uma caminhada na orla, corro, jogo futevôlei ou pego onda. É como se o mar me chamasse para esse encontro diário”, afirma.

Ele diz que vai sozinho ou leva a filha. Nessas horas, costuma tomar uma água de coco para hidratar e, antes de praticar ioga, dá a devida atenção ao alongamento.

O ator revela que numa época de sua vida que não praticava exercícios, ficava estressado e dormia mal. “Parece que as coisas não se abriam e é engraçado como as coisas vêm junto assim na minha vida”, confessa.

Meditação
Ele, que também gosta de meditação, é adepto da Siddha Yoga, uma das muitas práticas que existem na Índia e que possui um guru específico, o mestre e professor Gurumayi Chidvilasananda.

Em matéria de religião, o ator é bem eclético, o mantra que não deixa de fazer é o “Om Namah Shivaya”. “Quando reverencio o deus que há dentro de mim, mas também acredito muito no budismo. O Nam-myoho-rengue-kyo é um mantra fortíssimo, tudo o que for para o seu bem é válido de ser fazer. Às vezes eu estou no carro e vou escutando o mantra até o trabalho no Projac. E sempre canto os mantras antes e depois da prática da ioga”, admite.

Em casa, ele revela ter um “santuariozinho” só seu: “Tem sincretismo baiano, São Jorge, Buda, Gurumayi, Shiva. Acho que todas as forças convergem para um só coisa: você ficar bem, estar conectado com o universo de uma certa maneira”.

Para Marcelo, o ser humano nunca vai ser feliz plenamente, pois o descontentamento sempre vai fazer parte da vida de um indivíduo: “A insatisfação por um lado é até boa, pois no faz estar sempre em mudança. Mas a felicidade nos leva a um equilíbrio e isso é fundamental”.

Porém, ele assume que o atual momento de sua vida é um presente: “Hoje eu estou no lugar onde eu devia estar, no momento certo, na hora certa, onde as coisas tinham que estar. Amanhã pode ser que eu me mude do Rio de Janeiro, e esse novo lugar será onde eu teria de estar naquele momento. A vida é sábia”, finaliza.


  • Divulgação 
  • "Ficar plantado de cabeça para baixo melhora a circulação, o que é excelente. Também tenho uma hérnia na cervical e esses exercícios me ajudam muito. Posso falar que a ioga me curou"
Respirar da forma correta ajuda até a quebrar a tensão no trânsito

Para ter mais qualidade de vida, basta respirar. É o que prega a Fundação Arte de Viver, fundada há mais de 30 anos pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar. O líder humanitário, que visita o país nesta semana, tornou-se mundialmente conhecido por defender que a respiração pode se transformar em uma fonte de serenidade, saúde e beleza para pessoas de todas as idades. 
Mas não basta simplesmente respirar. É preciso ter consciência do ato e dedicar alguns segundos ou minutos para praticá-la e observá-la. "A respiração é a ferramenta para limpar nosso corpo por dentro. A inspiração traz ar, nutre nosso corpo. Já a expiração elimina o estresse e as toxinas", explica Adriana Ambrósio, instrutora e voluntária da Arte de Viver.
Lado a lado com a respiração, é preciso trabalhar também o relaxamento do corpo, soltando as juntas, eliminando tensões e estresse, de forma a ficar mais tempo parado, só inspirando e expirando, sem sentir dor.  Outro complemento importante é a meditação, que deve acontecer na sequência de alguns exercícios respiratórios.
No começo, pode ser difícil tanto acertar a respiração quanto meditar, mas Ambrósio garante que tudo é uma questão de prática. "Quanto mais fizer, mais fácil vai ser", diz ela, que aconselha repetir alguns dos exercícios uma vez ao dia ou mais para melhorar o padrão do sono, relaxar,  acalmar-se e ter mais foco.
No álbum abaixo, a instrutora propõe alguns exercícios de relaxamento e de respiração que podem ser feitos sozinhos ou todos juntos. O ideal é sempre fazer a meditação na sequência dos exercícios respiratórios, segundo Ambrósio.
Ela frisa que se tiver um local calmo e sossegado, é melhor, mas que as técnicas também podem ser feitas na mesa de trabalho, no sofá de casa e até no carro. Para este último, ela dá uma dica para  aquele momento de estresse no trânsito: "inspire lenta e profundamente, de forma cíclica e sempre de boca fechada". Repita quantas vezes for necessário, até dissipar a tensão.


Professor de ioga ensina posturas que combatem o estresse

Estresse, estresse e estresse. Em todas as rodas de conversa e consultórios médicos, essa parece ser sempre a palavra da vez. Todo mundo se sente cansado, pressionado, tenso e estressado. Para dar uma aliviada nesse mal, Sandro Bosco, professor de ioga e meditação, autor do recém-lançado livro Posturas Restauradoras de Yoga (Editora Matrix) e também do Blog do Yogue (http://blogdoyogue.blog.uol.com.br), que é parceiro do UOL, ensina três posturas para fazer em casa. A recomendação é fazê-las com frequência e, se possível, até mesmo todos os dias. Você vai precisar de dois a cinco cobertores ou toalhas, um cinto e uma cadeira.
Todas as posturas do vídeo são baseadas no alinhamento do corpo pelo método de ioga chamado Iyengar. O ideal é que sejam realizadas em sequência, para potencializar os efeitos, mas também podem ser feitas isoladamente. Sempre é bom consultar um médico antes de praticá-las. 

  • Conheça a técnica que mistura ioga e pilates para cuidar da mente e do corpo
  • Para quem não tem muito tempo, o yogilates pode ser uma boa dica de exercício. A técnica, desenvolvida pelo personal trainer e dançarino americano Jonathan Urla, em 1977, une na mesma aula elementos da ioga, a tradicional prática indiana de alongamento e meditação, com exercícios de pilates, mais vigorosos e que trabalham mais os músculos.
  • "A soma das duas práticas potencializa o que há de melhor em cada uma. Ela mistura as posições da ioga, que por si só já são mecanismos de autocontrole e autoconhecimento corporal, com as séries de exercícios do pilates, trazendo ainda mais resistência e flexibilidade à prática", afirma a arquiteta Mariella Toscano, 30, adepta do yogilates há um ano.
Segundo Laila Gadel, instrutora da técnica no Maha Studio do Corpo, em São Paulo, os exercícios de yogilates fortalecem e alongam a musculatura do corpo todo, além de corrigir desvios posturais. A parte de ioga ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a equilibrar o emocional por meio da meditação e de exercícios respiratórios. “A ioga funciona como um 'disciplinador de mente' para alcançar objetivos com mais facilidade e equilíbrio, enquanto o pilates deixa o abdômen desenhado, cintura mais fina e corpo firme”, diz a instrutora.
A atividade começa com um alongamento básico para aquecer ao corpo, seguido da saudação ao sol, posições de ioga que trazem mais energia e mobilidade da coluna e das articulações (veja como fazer no álbum). Uma massagem nos órgãos internos também pode fazer parte da série, pois aquece e estimula o bom funcionamento e equilíbrio do corpo. Essa prática é realizada com o tronco levemente arcado para frente, joelhos parcialmente dobrados e mãos na cintura. Com os pulmões totamente vazios, recolha o abdômen e pressione os órgãos internos contra a espinha dorsal.
Na sequência, uma série de exercícios de pilates foca mais no aspecto físico e ajuda a fortalecer e definir os músculos. Se praticados com regularidade, eles funcionam como uma malhação tradicional, com o diferencial de não serem tão "puxados", segundo Toscano. "A aula emagrece, tonifica e fortalece de uma forma menos cansativa e mais revigorante", continua. 
O exercício continua com as invertidas, posições de ioga de ponta cabeça que prometem irrigar a região cerebral e diminuir o inchaço das pernas e pés. 

Para saber mais

A parte respiratória é muito importante durante toda atividade, principalmente nos exercícios de ioga. Tanto que o yogilates encerra as atividades com uma sessão de exercícios respiratórios especias. O objetivo é combater a ansiedade e a falta de oxigenação do organismo gerada pela respiração curta, que usamos muito no dia a dia corrido sem nem perceber. "Com isso, aumenta-se a consciência corporal e respiratória e a capacidade pulmonar", aponta Gadel. 
Para finalizar, uma meditação, que pode durar o tempo que a pessoa puder ou achar necessário, ajuda a equilibrar a mente. A posição ideal é a tradicional da ioga: pernas cruzadas, braços estendidos com as mãos apoiadas sobre os joelhos e os dedos indicador e polegar unidos pelas pontas.
As aulas têm duração de uma hora e a frequência indicada é de duas vezes por semana. Os exercícios são feitos no solo e na bola, utilizando também caneleiras e halteres. A aula é adaptável para pessoas de qualquer idade, mas alguns exercícios são restritos oferecem restrições às pessoas com pressão alta, hérnias ou problemas na região cervical. 

Fonte:http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/

Comentários