STEPHEN HAWKING - DEUS NÃO CRIOU O UNIVERSO ?

Stephen Hawking diz que Deus não criou o Universo

O novo livro do cientista inglês defende uma nova teoria e vai ser lançado em vésperas da visita do Papa à Grã-Bretanha

O cientista britânico Stephen Hawking anunciou hoje a publicação de um novo livro no qual exclui a possibilidade de Deus ser o criador do Universo, ao contrário daquilo que defendia numa teoria anterior.
Da mesma forma que o darwinismo já tinha, no passado, rejeitado a necessidade de um criador no campo da biologia, também o conhecido astrofísico britânico argumenta agora, numa obra que em breve estará nas bancas, que as mais recentes teorias científicas rejeitam o papel de um criador do Universo.
Stephen Hawking afirma que o Big Bang - a grande explosão que originou o mundo - terá sido uma consequência inevitável das leis da física, o que contradiz a teoria que o cientista tinha defendido no passado, no livro 'Uma Breve História do Tempo', publicado em 1998 e rapidamente transformado num êxito de vendas.
Nessa obra, Hawking sugeria que não existia qualquer incompatibilidade entre a existência de um Deus criador e a compreensão científica do Universo, chegando mesmo a afirmar que se a comunidade científica chegasse a descobrir a teoria completa, tal 'seria o triunfo definitivo da razão humana' já que, nesse altura, 'seria possível conhecer a mente de Deus'.
No novo livro, intitulado 'O Grande Desígnio' e que estará à venda a partir de 9 de Setembro, precisamente uma semana antes da visita do papa Bento XVI à Grã-Bretanha, o astrofísico sustenta que a ciência moderna não deixa lugar à existência de um Deus criador do Universo.

Fonte:http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1653805

QUEM É STEPHEN HAWKING

Stephen Hawking, responsável por contribuições fundamentais ao estudo dos buracos negros, ocupa a cadeira de Isaac Newton como professor de matemática na Universidade de Cambridge, e é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein.

Sua história é marcada pela superação de limites. Em 1959, com 17 anos de idade, entrou para a University College, em Oxford, onde estudou física, concluindo o curso em 1962. No mesmo ano, Hawking descobriu que possuía esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que enfraquece os músculos do corpo. Mesmo doente, continuou estudando até se tornar Ph.D. em cosmologia pelo Trinity Hall, em Cambridge, Inglaterra (1966).

Em 1970, Hawking iniciou o trabalho sobre as características dos buracos negros. Como resultado de sua pesquisa, descobriu que buracos negros emitem radiação. Em 1979, assumiu a posição de professor e retornou, durante os anos 1980, a um interesse artigo sobre as origens do Universo e como a mecânica quântica pode afetar o destino.

Em 1985, enfrentou uma pneumonia e passou a necessitar de cuidados constantes. Imobilizado numa cadeira de rodas e se comunicando através de um sintetizador de voz, Hawking dá continuidade à sua ciência. Foi co-autor em muitas publicações, como "300 Years of Gravity" e "The Large Scale Structure of Space-time" e autor de obras consagradas como "Breve História do tempo" (1988), "Buracos Negros, Universos Bebês e Outros Ensaios" (1993) e "O Universo numa Casca de Noz", lançado no Brasil em 2001.

Enquanto procura juntar as pontas entre as teorias da relatividade e da mecânica quântica, o físico inglês afirma que a simbiose entre o orgânico e a máquina acontecerá em breve.

Hawking continua a ensinar e gosta de viajar com sua esposa e seus três filhos.


Fonte:http://educacao.uol.com.br/biografias/stephen-hawking.jhtm

"Deus não criou o universo", defende físico inglês

Stephen Hawking lança novo livro afirmando que o próprio universo se criou

Stephen Hawking
O físito teórico Stephen Hawking, autor de vários livros como "O Universo Numa Casca de Noz", contesta a criação do universo a partir de Deus (Getty Images)

"A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos"
Deus não tem mais lugar nas teorias sobre a criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física. A afirmação é do cientista britânico Stephen Hawking em seu novo livro, The Grand Design, que teve trechos divulgados nesta quinta-feira.
Assumindo uma posição mais dura frente à religião do que a assumida nas páginas do best-seller internacional Uma Breve História do Tempo, de 1988, Hawking destaca que o Big Bang foi simplesmente uma consequência da lei gravitacional. “Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar a ele mesmo a partir do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos", escreve o célebre cientista na nova obra, que será publicada em série no jornal The Times. ”Não é necessário que evoquemos Deus para iluminar as coisas e criar o universo", acrescenta.
Hawking se tornou mundialmente famoso com suas pesquisas, livros e documentários, apesar de sofrer desde os 21 anos de idade de uma doença motora degenerativa que o deixou dependente de uma cadeira de rodas e de um sintetizador de voz.
Versões - Em Uma Breve História do Tempo, o físico sugere que a ideia de Deus ou de um ser divino não é necessariamente incompatível com a compreensão científica do universo. Contudo, em The Grand Design, ele cita a descoberta de um planeta que orbita uma estrela fora de nosso Sistema Solar, feita em 1992, como um marco contra a crença de Isaac Newton de que o universo não poderia ter surgido do caos. "Isso torna as coincidências de nossas condições planetárias - o único sol, a feliz combinação da distância entre o Sol e a Terra e a massa solar - bem menos importantes, e bem menos convincentes, como evidência de que a Terra foi cuidadosamente projetada apenas para agradar aos seres humanos", afirma Hawking.
(Com agência France-Presse)

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/stephen-hawking-deus-nao-criou-o-universo

VEJA O VÍDEO E EXERCITE SEU ESPÍRITO DE OBSERVADOR



NatGeo - O Universo de Stephen Hawking - Dublado - PT - BR (COMPLETO)

Comentários

  1. Não Concorde com a teoria de Stephen. O universo nasceu dentro de algo. O Big Bang aconiteceu dentro dum corpo majestoso , que como um ovo gerou Vidal e materia. Se nada significa nada, entao nada +nada eh igual a nada. Para tomar corpo , "nada" precisa de mais para ser alguma coisa.

    O uniiverso foi desenhado e projetado A inspiracao de Alguem, Divino, Superior. Deus. Porem, acredito na existencia doctors Mundos, doutros sistemas solares que distantes de nos habitam um mundo diferente . O encontro chegara, tarde ou cedo . As escrituras testemunham e muito. Abraco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário