O QUE É TOTEM INDÍGENA ?

O que é Totem:

Totem significa o símbolo sagrado adotado como emblema por tribos ou clãs por considerarem como seus ancestrais e protetores. O totem pode ser representado por um animal, uma planta ou outro objeto. Totem é uma palavra derivada de "odoodem" que significa "marca da família", na linguagem indígena Ojibwe dos índios da América do Norte.
Os totens são vistos como talismã, objetos de veneração e de culto entre o grupo. Em algumas tribos, o totem pode ser simbolizado por um desenho do brasão do grupo, utilizado em diversos objetos como identidade da família à qual pertence.
Entre os índios da América do Norte, o totem é geralmente um desenho meticulosamente trabalhado em madeira formando uma enorme escultura. Totens originais construídos no século XIX podem ser vistos em museus dos Estados Unidos e Canadá.
Totemismo é uma crença religiosa que utiliza o totem como elemento espiritual de adoração. Esta religião é muitas vezes associada ao xamanismo por ser também uma religião com origem indígena.

São esculturas feitas por índios, utilizando figuras de animais, objetos e até pessoas. Para algumas tribos, os totens servem para registrar a história de um grupo – considerados um símbolo de identidadade; para outras, são objetos de culto em cerimônias religiosas e sociais, que incluem a troca de presentes entre líderes indígenas. “Os totens também estão ligados à transformação de animais em pessoas e vice-versa, representando um ancestral que possuía esse tipo de habilidade”, explica Pedro Paulo Funari, arqueólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
Calcula-se que o conceito de totemismo tenha surgido na Pré-História com o homem primitivo, que colocava a pele de suas caças na entrada da caverna para pedir a proteção da natureza e, também, para mostrar sua força e poder. Atualmente, as poucas tribos indígenas que ainda confeccionam totens costumam vendê-los a colecionadores.

ANIMAIS EMPILHADOS
Conheça o significado dos principais símbolos entalhados nos totens
O PÁSSARO TROVÃO
Figura mitológica capaz de criar raios com os olhos e trovões com o bater das asas. Signifi ca poder e liderança
A ÁGUIA
Como voa alto, consegue detectar problemas de longe. É a representação da coragem e do prestígio
O URSO
Com a habilidade de se transformar em humano e vice-versa, denota força, aprendizado e maternidade
A CORUJA
Sabedoria e capacidade de enxergar coisas ocultas, além de representar a alma dos falecidos
O CORVO
Ser sobrenatural, portador da magia e temido por seus artifícios. Ele inspira a criatividade e traz o conhecimento
O SAPO
Atrai a estabilidade e a riqueza, proporcionando uma mudança de vida. Também simboliza a comunicação
O LOBO
Representa a inteligência e o espírito de liderança, além de ser o protetor das famílias e dos necessitados
A TARTARUGA
É o animal que ajuda a deixar “os pés no chão” para que as coisas terrenas tenham a devida atenção
PAU PRA TODA OBRA
Eles se parecem, mas cada totem tem uma utilidade
PILAR
Suporta a estrutura da casa e conta a história da família
VERGONHA
É feito para envergonhar os que quebram promessas
BRASÃO
Fica à frente de casas, registrando a história da tribo
MORTUÁRIO
O topo da coluna leva os restos mortais do falecido
MEMORIAL
Homenageia um líder, com sua imagem no topo
ENTRADA
É como um portal. Serve para saudar os visitantes
Azul - Simboliza rios e lagos, a sinceridade e a felicidade
Amarelo - Remete ao sol e à luz
Vermelho - Representa o sangue da guerra
Preto - Poder e liderança
Branco - O céu,a paz, a pureza e a morte
Verde - Natureza, árvores e montanhas

FONTES Joe Nowac, entalhador de totens, totempoles.info,chainsawsculptors.com,
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-totens

Totem (em Portugal, também tóteme) é qualquer objeto, animal ou planta que seja cultuado como deus ou equivalente por uma sociedade organizada em torno de um símbolo ou por uma religião, a qual é denominada totemismo. Por definição religiosa podemos afirmar que é uma etiqueta coletiva tribal, que tem um caráter religioso. É em relação a ele que as coisas são classificadas em sagradas ou profanas. Segundo Schoolcraft, analisando os termos dos totens tribais da América do Norte, "o totem, diz ele, é na verdade um desenho que corresponde aos emblemas heráldicos das nações civilizadas e que cada pessoa é autorizada a portar como prova da identidade da família à qual pertence. É o que demonstra a etimologia verdadeira da palavra, derivada de 'dodaim', que significa aldeia ou residência de um grupo familiar".

Características

Totem é uma palavra dos indios, designa simplesmente o “Brasão” ou as “Armas” que a família o traz. O “Brasão” era pintado ou cravado na maioria dos objectos usados pelo proprietário.
As famílias dos indios americanos mandavam esculpir os seus Totens, quando podiam. Geralmente, eram altos pilares ou postes de cedro admiravelmente trabalhados. O “Brasão” ficava no elmo e em geral era um animal selvagem, ave ou peixe.
Os índios tinham-no como talismã e acreditavam que velava por eles e os protegia.

A história do Totens

Totens em geral sã guardiões ou talismãs de um grupo ou tribo.
Feiticeiros das tribos indígenas norte-americanas adotavam espíritos de animais que tivessem significado especial para as tribos e indivíduos e erigiam um totem para representá-lo. A tradição americana nativa, previa que cada indivíduo estaria ligado com nove animais diferentes, que o acompanhava ao longo da vida, atuando como guias. Guias animais diferentes entravam e saíam de sua vida, dependendo da direção que seguia e das tarefas que precisavam ser concluídas ao longo de sua jornada.

Crenças nativas ainda defendiam que um animal totêmico estaria com o indivíduo por toda a vida, tanto no mundo
físico como no espiritual. Embora as pessoas pudessem identificar-se com guias de diferentes animais ao longo das suas vidas, esses animais eram representados num totem que lhes garantiam proteção. Tal guia animal podia oferecer também sabedoria para o indivíduo, "comunicando-se" com ele, transmitindo-lhe confiança e respeito.
Totens ocorreram historicamente em sociedades em várias partes do mundo, incluindo África, Ásia, Austrália, Europa Oriental, Europa Ocidental e na região polar do Ártico. Na América a tradição dos totens esteve presente em tribos indígenas da costa noroeste do Pacífico e em algumas das tribos do sul do Alasca. Contrariamente à crença popular, os índios do sudoeste, índios das planícies, não esculpiam totens. Não haviam árvores robustas no deserto de Sonora ou na tundra do Ártico. Alguns antropólogos reivindicam que nunca houve qualquer coisa como totens antes de os europeus chegaram ao Novo Mundo. Como os totens eram feitos de madeira não resistiam ao tempo, muito pouco se pode confirmar a esse respeito. Relatos dos índios do noroeste e os seus vizinhos são unânimes sobre a existência dos totens nessas culturas muito antes de chegada dos europeus, e além do mais as formas e as concepções de totens eram tão estilizadas e particulares que é difícil acreditar que tenham surgido tão recentemente. Mas o que se sabe é que os totens definitivamente assumiram maiores dimensões desde a aquisição de instrumentos europeus de talha, todavia. Alguns totens talhados no séc. XVIII era majestosos feitos de peças únicas de cedro de até quarenta metros de altura.
O século é variado pois os totens são caracterizados em diferentes épocas e lugares, na Idade Média, os nobres usavam brasões com figuras de leões e águias, que eram como um tipo de totem.

Os maiori, da Nova Zelândia, os maias, da América
Central, e povos do Zimbábue também faziam totens em forma de torre.

Porém os totens mais famosos são esculturas de madeira feitas por tribos indígenas dos Estados Unidos e do Canadá.


Como surgiram? Não surgiram os totens, Segundo os estudiosos, eles existem desde a Pré-História e foram
usados em vários lugares do mundo.

Em que ano ou século? Como disse surgiram desde a pré-história, não houve nenhuma pessoa que "inventou" os totens.O totem pode ser a figura de um animal, de uma planta, de uma pessoa ou mesmo de um objeto. Quando um homem caçava um animal, por exemplo, às vezes colocava a pele em frente à caverna onde morava com a família, para mostrar seu poder e pedir proteção das forças da natureza.


Totem - Índios e seu significado



Totem é uma palavra dos Peles Vermelhas e designa simplesmente o "Brasão" ou as "Armas" que a família o traz. O "Brasão" era pintado ou cravado na maioria dos objectos usados pelo proprietário.
As famílias dos Peles Vermelhas da América mandavam esculpir os seus Totens, quando podiam. Geralmente, eram altos pilares ou postes de cedro admiravelmente trabalhados. O "Brasão" ficava no elmo e em geral era um animal selvagem, ave ou peixe. Os índios tinham-no como talismã e acreditavam que quem velava por eles os protegia.
Para muitas pessoas, a ideia dos totens remete às imagens de rituais sagrados e cerimónias misteriosas. No entanto, mais do que objectos de adoração ou de rituais, os totens referem-se a uma grande variedade de relações: ideológica, mística, emocional e genealógica.
O totem pode ser feito por vários motivos, mas o seu propósito inicial é celebrar uma pessoa ou um evento especial, tendo como desígnio contar uma história por meio de símbolos, de animais e de pessoas. Crenças populares dizem que muitos animais podem se transformar em outros seres, ou até mesmo em humanos.
Os totens são quase sempre pintados, embora não haja essa necessidade.

As cores tradicionais incluem o preto, o branco, o vermelho, o amarelo e o verde-azulado.
Você já ouviu a expressão "homens na parte baixa do totem?" Ela descreve alguém de pouca importância ou estima. Mas tradicionalmente, a figura na parte mais baixa do totem é a mais importante.

Segundo Schoolcraft, analisando os termos dos totens tribais da América do Norte, "o totem, diz ele, é na verdade um desenho que corresponde aos emblemas heráldicos das nações civilizadas e que cada pessoa é autorizada a portar como prova da identidade da família à qual pertence. É o que demonstra a etimologia verdadeira da palavra, derivada de "dodaim", que significa aldeia ou residência de um grupo familiar - é uma etiqueta colectiva "tribal".


Significado dos Nove Animais possíveis no Totem


Leste: o animal do Leste conduz-o em direcção aos grandes desafios espirituais e protege o seu caminho na busca da iluminação.

Sul: o animal do Sul protege a criança que existe dentro de si e alerta-o para o momento em que deve ser submisso e confiar, afim de que o seu lado inocente e infantil permaneça em equilíbrio com a sua personalidade.

Oeste: o animal do Oeste conduz você em direcção à sua verdade interior e às respostas contidas no seu próprio ser. Ele também indica os caminhos que o conduzem aos seus objectivos.

Norte: o animal do Norte dá bons conselhos e orienta-o para saber quando deve falar e quando deve saber escutar. Ele também o alerta para a necessidade de ser grato a todas as bênçãos que você recebe todos os dias.

Acima: o animal Acima ensina-o a honrar a Grande Nação das Estrelas, lembrando-o de que veio das estrelas e para elas retornará um dia. Este também é o guardião da Dimensão dos Sonhos, o facilitador do seu acesso às outras dimensões.

Abaixo: o animal Abaixo dá-lhe lições acerca da Terra Interior e ajuda-o a manter os pés no chão e a perservar-se sempre no Caminho.

Dentro: o animal de Dentro ajuda-o a manter o coração alegre e a permanecer fiel às suas verdades pessoais. Ele também é o protector de seu espaço sagrado, aquele espaço que deve pertencer apenas a você e não deve ser invadido por ninguém, a não ser que você convide a compartilhá-lo.

Lado Direito: o animal do Lado Direito protege sua parte masculina e lhe ensina que, aconteça o que acontecer, ele será o seu Pai Protector. Este animal também zela pela sua coragem e pelo seu espírito guerreiro.

Lado Esquerdo: o animal do Lado Esquerdo protege sua parte feminina, ensinando-o a aceitar a abundância e a saber sustentar e alimentar a si mesmo e aos outros. A este animal também cabe dar-lhe lições acerca dos instintos maternais e dos relacionamentos com os demais humanos.


Fonte:http://brincosartesanais.blogspot.com.br/2011/03/totem-indios.html

Comentários