VODU OU VODUN : RELIGIÃO MONOTEÍSTA TRADICIONAL AFRICANA








Vodun ou Vodoun (ortografia Beninense; Vodun / Vodum no Brasil; Vodou, Vaudou ou outras ortografias foneticamente equivalentes no Haiti; Vodu ou Vudu). Em português aplica-se aos ramos de uma tradição religiosa teísta-animista baseada nos ancestrais, que tem as suas raízes primárias entre os povos Ewe-Fon da África Ocidental, no país hoje chamado Benin, anteriormente Reino do Daomé, onde o vodun é hoje em dia a religião nacional de mais de 7 milhões de pessoas. Além da tradição fon, ou do Daomé, que permaneceu na África, existem tradições relacionadas que lançaram raízes no Novo Mundo durante a época do tráfico transatlântico.

África


Vodou área original - línguas gbe.

Vodun da África Ocidental é chamado Vodun ou Vudun (assim escritas na língua fon do Benin e da Nigéria e na língua ewe do Togo e Gana; também escritas Vodon, Vodoun, Voudou, etc) é uma religião monoteísta tradicional da costa da África Ocidental, da Nigéria a Gana. É distinta das não-organizadas religiões animistas tradicionais, do interior desses mesmos países, bem como de diversas religiões muitas vezes com nomes semelhantes da diáspora africana no Novo Mundo, como o Vodou Haitiano, e semelhante ao Vudu da República Dominicana, Candomblé Jeje no Brasil (que utiliza o termo Vodum), Voodoo da Louisiana, e Santería em Cuba, que são sincretizadas com o Cristianismo e as Religiões tradicionais africanas do povo Congo, do rio Congo e de Angola.
Quando a palavra é maiúscula, Vodun, denota a religião. Quando não é, vodun, denota os espíritos que são centrais para a religião. "Voodoo" é o mais comum na ortografia da cultura popular americana.
Vodun é praticado pelos Ewe, Kabye, Mina, Fon, e (com um nome diferente) os povos Yorubas do sudeste do Gana, meridional e central Togo, meridional e central Benin, e sudoeste da Nigéria. A palavra vodún (pronunciado vodṹ - ou seja, com um u nasal em um tom alto) é o Gbe (Ewe-Fon) para a palavra espírito. Além do mais, este tal condinome, como podemos chamar, aparece em várias músicas, tais como: Voodoo Child, do cantor e guitarrista Jimi Hendrix, entre outras locais, mais encontradas na América Central.

Demografia

Dos 60% da população do Benin, cerca de 4 ½ milhões de pessoas, praticam Vodun. (Isso não conta outras religiões tradicionais no Benim.) Além disso, muitos dos 15% da população que denominam-se cristãos pratica uma religião sincretizada, não diferente do Vodou haitiano ou Candomblé brasileiro; na verdade, muitos deles são descendentes de escravos libertos brasileiros que se fixaram na costa perto de Ouidah. Em Togo, cerca de metade da população indígena prática religiões, dos quais Vodun é de longe a maior, com cerca de 2 ½ milhões de seguidores; pode haver outros milhões de vodunsis entre os ewés de Gana: 13% da população de 20 milhões são ewe e de 38% de ganenses praticam religiões tradicionais. De acordo com o censo de dados, cerca de 14 milhões de pessoas prática religiões tradicionais na Nigéria, a maioria dos quais são iorubás praticando Vodun, é possível mas sem discriminação específica.
O termo voodoo em inglês vem da palavra vodun, que significa "divindade" ou "deus" no grupo dialetal ewe-gen-aja-fon do Golfo da Guiné — a oeste da localização contemporânea dos yorùbá. Há muitos séculos, saíram várias dinastias da cidade de Tado, atualmente no Togo. Tais dinastias fundaram os reinos de Allada, Daomé e Hogbonou ou Porto-Novo. Elas e seus súditos acabaram por falar diversos dialetos (Akindélé e Aguessy 1953, Pliya 1970, Capo 1984).
Para além do Benin, o vodun africano e as práticas que dele descendem podem ser encontrados na República Dominicana, Porto Rico, Cuba, Brasil, Haiti, Estados Unidos, Gana e Togo. A palavra vodun é a palavra Ewe-Fon para espírito.

 Brasil

 História

A tradição e a cultura dos escravos de jeje, Ewe, Fon, Mina, Fanti, Ashanti, deram origem no Brasil às tradições conhecidas como:

Voduns

Mawu é o Ser Supremo dos povos Ewe e Fon, que criou a terra e os seres vivos e engendrou os voduns, divindades que a (Mawu é do gênero feminino) secundariam no comando do Universo. Ela é associada a Lissá, que é masculino, e também co-responsável pela Criação, e os voduns são filhos e descendentes de ambos. A divindade dupla Mawu-Lissá é intitulada Dadá Segbô (Grande Pai Espírito Vital).
Os voduns na África são agrupados em "famílias" chefiadas por um vodun principal, ora representando um elemento ou fenômeno da natureza, ora da cultura. Existem basicamente 4 famílias principais:
  • Os Ji-vodun , ou "voduns do alto", chefiados por Sô (forma basilar de Heviossô).
  • Os Ayi-vodun , que são os voduns da terra, chefiados por Sakpatá.
  • Os Tô-vodun , que são voduns próprios de uma determinada localidade (variados).
  • Os Henu-vodun , que são voduns cultuados por certos clãs que se consideram seus descendentes (variados).
No Brasil os voduns são cultuados nos terreiros de Candomblé, sobretudo nos da Nação Jêje, onde ainda se conserva alguma lembrança da divisão por famílias.

Ritual

Voduns não usam roupas luxuosas não gostam de roupas de festa e geralmente preferem a boa e velha roupa de ração. As danças são cadenciadas em um ritmo mais denso e pesado. Os Voduns estão sempre de olhos abertos e salvo algumas exceções, conversam (usando preferencialmente um dialeto próprio) e dão conselhos a quem os procura.

Iniciação

A iniciação ao culto dos voduns é complexa é longa e pode envolver longas caminhadas a santuários e mercados e períodos de reclusão dentro do convento ou terreiro hunkpame, que podem chegar a durar um ano, onde os neófitos são submetido a uma dura rotina de danças, preces, aprendizagem de línguas sagradas e votos de segredo e obediência.

Hierarquia

Cuba

A tradição Fon mais ou menos "pura" de Cuba é conhecida como La Regla Arará.

 Estados Unidos

É importante notar que a palavra Voodoo é a mais comum, conhecida e usada na cultura popular americana, e é vista como ofensiva pelas comunidades praticantes da Diáspora africana. Entretanto, as soletrações diferentes deste termo podem ser explicadas como segue:
A palavra Voodoo é usada para descrever a tradição Creole de New Orleans, Vodou é usado para descrever a Tradição Vodou Haitiana.
Voodoo da Louisiana , também conhecido como New Orleans Voodoo é uma religião da Diáspora africana, uma forma de (Voodoo) espiritualidade que historicamente foram desenvolvidas falando na língua francesa e Creole pela população Afro-americana do estado de Louisiana nos Estados Unidos.

Haiti


Bandeira Vodu

Vodou haitiano, chamado de Sèvis Gine ou "serviço africano" no Haiti, tem também fortes elementos dos povos Igbo, Congo da África Central, e o Yoruba da Nigéria, embora muitos povos diferentes ou "nações" da África têm representação na liturgia do Sèvis Gine, assim como os índios Taíno, os povos originais das ilhas agora conhecidas como Hispaniola. Formas crioulas de Vodou existem no Haiti (onde é nativo), na República Dominicana, em partes de Cuba, e nos Estados Unidos, e em outros lugares em que os imigrantes de Haiti dispersaram durante os anos. É similar a outras religiões da diáspora africana, tais como Lukumi ou Regla de Ocha (conhecida também como Santería) em Cuba, Candomblé e Umbanda no Brasil, todas essas religiões que evoluíram entre descendentes de africanos transplantados nas Américas.

Ícone de alerta

O Vodu haitiano, chamado de Sèvis Gine ou "serviço africano" no Haiti, tem também fortes elementos dos povos Ibo, Congo da África Central, e o Yoruba da Nigéria, embora muitos povos diferentes ou "nações" da África têm representação na liturgia do Sèvis Gine, assim como os índios Taíno, os povos originais das ilhas agora conhecidas como Hispaniola. Formas crioulas de Haiti de Vodu existem no Haiti (onde é nativo), na República Dominicana, em partes de Cuba, e nos Estados Unidos, e em outros lugares em que os imigrantes de Haiti dispersaram durante os anos. É similar a outras religiões da diáspora africana, tais como Lukumi ou Regla de Ocha (conhecida também como Santería) em Cuba, Candomblé e Umbanda no Brasil, todas essas religiões que evoluíram entre descendentes de africanos transplantados nas Américas.

Jamaica

Obeah é uma forma de religião ou culto de ancestrais africanos praticado na Jamaica, Voduns.

 

Referências

  • Ajayi, J.F. and Espie, I. “Thousand Years of West African History" (Ibadan: Ibadan University Press, 1967).
  • Akyea, O.E. "Ewe." New York: (The Rosen Group, 1988).
  • Asamoa, A.K. "The Ewe of South-Eastern Ghana and Togo: On the eve of colonialism," (Ghana: Tema Press. 1986).
  • Ayivi Gam l . Togo Destination. High Commissioner for Tourism. Republic of Togo, 1982.
  • Bastide. R. African Civilizations in the New World. New York: Harper Torchbooks, 1971.
  • Decalo, Samuel. "Historical Dictionary of Dahomey" (Metuchen, N.J: The Scarecrow Press, 1976).
  • Deren, Maya. "Divine Horsemen: The Living Gods of Haiti." (London: Thames and Hudson, 1953).
  • “Demoniacal Possession in Angola, Africa”. Journal of American Folk-lore. Vol VI., 1893. No. XXIII.
  • Ellis, A.B. "Ewe-Speaking Peoples of the Slave Coast of West Africa" (Chicago: Benin Press, 1965).
  • Fontenot, Wonda. L. "Secret Doctors: Enthnomedicine of African Americans" (Westport: Bergin & Garvey, 1994).
  • Hazoum ‚ P. “Doguicimi. The First Dahomean Novel" (Washington, DC: Three Continents Press, 1990).
  • Herskovits, M.J. and Hersovits, F.S. Dahomey: An Ancient West African Kingdom. Evanston, IL: Northwestern University,
  • Hindrew, Vivian M.Ed., Mami Wata: African's Ancient God/dess Unveiled. Reclaiming the Ancient Vodoun heritage of the Diaspora. Martinez, GA: MWHS.
  • Hindrew, Vivian M.Ed., Vodoun: Why African-Americans Fear Their Cosmogentic Paths to God. Martinez, GA. MWHS:
  • Herskovits, M.J. and Hersovits, F.S. "An Outline of Dahomean Religious Belief" (Wisconsin: The American Anthropological Association, 1933).
  • Hurston, Zora Neale. "Tell My Horse: Voodoo And Life In Haiti And Jamaica." Harper Perennial reprint edition, 1990.
  • Hyatt M. H. "Hoodoo-Conjuration-Witchcraft-Rootwork" (Illinois: Alama Egan Hyatt Foundation, 1973), Vols. I-V.
  • Journal of African History. 36. (1995) pp. 391-417.Concerning Negro Sorcery in the United States;
  • Language Guide (Ewe version). Accra: Bureau of Ghana Languages,
  • Manoukian, Madeline. “The Ewe-Speaking People of Togland and the Gold Coast”. London: International African Insittute, 1952.
  • Maupoil, Bernard. "La Geomancie L'ancienne des Esclaves" (Paris: L'universit‚ de Paris, 1943).
  • Metraux, Alfred. "Voodoo In Haiti." (Pantheon reprint edition, 1989)
  • Newbell, Pucket. N. “Folk Beliefs of the Southern Negro”. S.C.: Chapel Hill, 1922.
  • Newell, William, W. "Reports of Voodoo Worship in Hayti and Louisiana," Journal of American Folk-lore, 41-47, 1888. p. 41-47.
  • Pliya, J. "Histoire Dahomey Afrique Occidental" (Moulineaux: France, 1970).
  • Slave Society on the Southern Plantation.” The Journal of Negro History. Vol. VII-January, 1922-No.1.

 Ligações externas

em português
em inglês
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Vodu



Religião Vodu – A História

O vodu se originou na África e foi dispersado pelos escravos para muitos lugares do mundo. Acredita-se que essa religião se tornou oficial no Haiti em 1724 como um culto de adoração à serpente. Ficou conhecida também por adorar muitos espíritos pertencentes às experiências da vida diária. Essas práticas foram misturadas com muitos rituais católicos e santos. Em 1804, ela foi levada para a área da Louisiana, nos EUA, por latifundiários cubanos que estavam acompanhados por seus escravos por terem sido deslocados pela revolução. No Brasil, o Vodu também tem grandemente influenciado a cultura brasileira na forma de Candomblé, Umbanda, entre outras religiões dela derivadas. Em cada região, essa religião pode ter adotado características um pouco diferentes das demais localidades, mas encontre a seguir alguns fatos mais comuns.

Vodu é uma antiga religião praticada por 80 milhões de pessoas em todo o mundo e está crescendo em números. Com inúmeras divindades, possessões demoníacas e sacrifícios de animais (sacrifícios humanos no Petro - forma de magia negra do vodu), os seus praticantes não conseguem entender por que sua religião é tão incompreendida.

Os rituais do Vodu são elaborados, imersos em línguas secretas e danças por pessoas possuídas por demônios, assim como dietas especiais seguidas pelos sacerdotes e sacerdotisas de vodu. Essa religião proclama também que os ancestrais mortos andam entre os vivos durante as danças encapuzadas. Acredita-se que tocar naquele que dança durante o transe de possessão pelo espírito é perigoso o suficiente para matar o agressor.

Talismãs são comprados e vendidos como fetiches. Eles podem ser estátuas que representam os deuses vodu e/ou cabeças secas (ou outras partes do corpo) de animais. São vendidos como remédio e pelos poderes espirituais que esses fetiches supostamente têm. O lado escuro do vodu é usado pelos participantes para convocar os maus espíritos e lançar feitiços sobre os seus adversários.
Religião Vodu – O sacerdócio e rituais
O sacerdócio do vodu é realizado por homens e mulheres. Há fases de iniciação em seus deveres sacerdotais. Essas funções são basicamente: cura, rituais, cerimônias religiosas para invocar ou pacificar os espíritos, executar iniciações de novos sacerdotes e sacerdotisas, ler o futuro, interpretar os sonhos, feitiços, invocar por proteção e criar poções para diversos fins. Estas poções podem ser para qualquer propósito: de magias para o amor a magias para a morte; claro que tudo isso é por um bom preço.

Certos objetos são essenciais em muitos rituais do vodu. A área geográfica de influência do sacerdote é chamado em certos lugares de paróquia. Um conjunto eclético de objetos cobre o altar do templo (ou terreiro); um peristilo é um espaço coberto ou aberto onde as cerimônias públicas do vodu ocorrem. Os objetos sobre o altar são usados em seus rituais e incluem objetos que têm significado simbólico: velas, comida, dinheiro, amuletos, colares de ritual, chocalhos cerimoniais, fotos de santos católicos, garrafas de cachaça, sinos, bandeiras, tambores, pedras sagradas e facas.
Religião Vodu – As Crenças
A crença Vodu reconhece um Ser Supremo que criou o universo, mas que está muito longe de um relacionamento pessoal com seus adoradores. Portanto, os seguidores do culto servem às divindades inferiores para obter orientação para suas vidas. Esses serem são os espíritos dos antepassados, dos animais, das forças naturais e os espíritos do bem e do mal

Um conceito interessante de crença vodu é o ritual que ocorre um ano e um dia após o falecimento de um parente. O vodu afirma que existem duas partes da alma humana. As duas partes consistem de ti-bon-ange (pequeno anjo bom) e gros-bon-ange (grande anjo bom). O gros-bon-ange é a força de vida do corpo, e depois da morte, o gros-bon-ange deve retornar ao cosmos. Para se certificar de que o ti-bon-ange é garantido um descanso tranquilo, o gros-bon-ange deve ser invocado através de um ritual elaborado e bastante caro que envolve o sacrifício de um animal de grande porte, como um boi, para apaziguar o ti-bon-ange . Se o espírito ti-bon-ange não estiver satisfeito e não receber um descanso tranquilo, o espírito permanece a vagar na terra eternamente e traz doenças ou calamidades sobre outras pessoas.
Religião Vodu – Como se compara com o Cristianismo?
Ao comparar o Cristianismo e a religião Vodu, a diferença mais evidente é que os Cristãos não têm que executar rituais caros para apaziguar a Deus. Os Cristãos acreditam que Deus, em Sua misericórdia, enviou Seu Filho Jesus para cumprir todos os sacrifícios necessários para derrotar o mal e elevar a Sua bondade. Aqueles que adoram a Deus em verdade têm uma relação íntima com Ele. Ele é mais próximo de nós do que um irmão (Provérbios 18:24).

Deus nos avisa através da Sua Palavra que devemos evitar adivinhações, leitura do futuro e feitiçaria (1 Samuel 15:22, 2 Crônicas 33:6, 2 Reis 9:22; Miqueias 5:12; Naum 3:4, Gálatas 5:19 -- 21). Isto é para nos proteger do pai da mentira, o Diabo (João 8:44). Cristo já pagou o preço que Lhe deu a vitória sobre a morte e os maus espíritos. Os voduístas (seguidores do Vodu) têm que invocar feitiços para pacificar os espíritos enraivados. Os Cristãos só precisam sussurrar o nome de Jesus, o Vitorioso (1 Coríntios 15:54-57; 1 João 5:4-5).

Fonte:http://www.allabouttheoccult.org/portuguese/religiao-vodu.htm



Acerca da magia Vodu

O Vodu é um sistema de magia negra e branca, muito antigo e primitivo, que deriva da teologia e cerimonial africano. É um complexo de crenças e rituais religiosos africanos e católicos que estabelece uma ligação vital entre o mundo material e o mundo dos espíritos e governa em grande extensão a vida dos camponeses haitianos.
As diversas deidades da religião Vodu chamam-se loas. (Loa significa "espírito", na língua congo.) O propósito último do Vodu é permitir que os loas, que possuem o poder das forças naturais, se manifestem no corpo humano vivo, de modo que a pessoa possuída possa ser fortalecida por sua energia e sabedoria divina.
Dizem que, quando um homem ou uma mulher fica sob a possessão de um loa, o espírito sobe em seus ombros, da mesma forma que um cavaleiro monta no cavalo.
Cada loa deve ser reverenciado em seu dia próprio e "alimentado" com uma oferenda de galinhas ou cabras sacrificadas, frutas e outros alimentos.
Sem a posse dos corpos físicos e as oferendas dos animais sacrificados, que são tradicionalmente deixados em encruzilhadas à meia-noite, os loas perderiam seus poderes sobrenaturais e desapareceriam para sempre.
Há duas categorias principais de deidades no Vodu: os loas Rada e os loas Petro.
Há também classes menores de loas, que incluem o Congo, o Ubo, o Nagô e o Wangol.
(O Vodu foi criado nas Antilhas por escravos africanos que tinham sido vendidos para os comerciantes de escravos pelos seqüestradores africanos e transportados para o Caribe. O comércio de escravos ocorreu em diversas tribos africanas, cada uma com suas próprias práticas e crenças religiosas. Isso explica a razão para que as deidades do Vodu sejam agrupadas em diferentes categorias.)
Os Rada são loas protetores, principalmente os de origem beninense e nigeriana, sendo invocados principalmente nos rituais de magia branca. (O nome Rada deriva de uma aldeia em Benin chamada Arada.)
Os Petro são loas agressivos que foram trazidos para o Haiti, em 1768, por um houngan (sacerdote do Vodu) espanhol chamado Dom Pedro, que era bem conhecido por ter introduzido a prática de beber rum misturado com pólvora bem moída. O houngan espanhol também introduziu uma variedade de novos ritos de Vodu entre os escravos haitianos, incluindo uma arrebatada dança dos espíritos, mais violenta que as antigas danças Rada executadas pelos sacerdotes e sacerdotisas da ilha. Portanto, o culto Petro de magia negra e seus loas são denominados, segundo Dom Pedro, o "mensageiro divino" responsável por sua adoração.
A adoração do loa é dirigida pelos houngans e mambus, os respectivos sacerdotes e sacerdotisas do Vodu. Usando a magia branca, eles curam pessoas doentes ou machucadas; usando magia negra, eles conseguem fazer um morto retornar à vida como zumbis para trazer problema ou até mesmo a morte a um inimigo.
A previsão é outra função importante dos houngans e mambus, e é como videntes que costumam se empregar. A vidência geralmente acontece enquanto sob a posse de um loa, mas outros métodos são usados, como o da leitura do cristal.
Na cerimônia haitiana de invocação do loa, veves (intrincados emblemas simbólicos de vários loas a serem invocados) são desenhados com farinha ou cinzas, no chão da clareira onde dois santuários peristilo (um para os loas Rada e um para os loas Petro) foram erguidos. No centro do peristilo fica o poteaumitan, o mastro central dedicado ao loa Legba através do qual surgem os loas. As velas coloridas apropriadas para cada loa são fixadas sobre os veves, e orações especiais, que incluem a Ave-Maria e o Pai-Nosso, são rezadas.
Ao final das orações, os tambores do Vodu começam a tocar, e uma galinha, cabra ou outro animal é sacrificado e entregue ao cozinheiro, que o prepara para o altar do loa. Canções especiais são entoadas para os loas, enquanto os tambores seguem um ritmo apropriado, e a invocação se inicia.
Os tambores estão entre os símbolos centrais do Vodu haitiano. São considerados sagrados, por serem importantes no ritual de invocação do loa.
O tocar dos tambores tem muitas funções no ritual de Vodu. Pela combinação de ritmos tocados pelas baquetas, tambores médio e mestre e um par de pratos de metal chamado ogan, os dançarinos conseguem entrar em transe. Geralmente esse estado é atingido pela manipulação de ritmo e métrica, incluindo poderosas interrupções rítmicas chamadas casses, executadas pelo mestre dos tambores. A música de percussão também é essencial para manter o cenário do ritual depois que os dançarinos foram possuídos pelos loas. É da maior importância que os músicos mantenham os loas dançando e usem ritmos especiais para expulsar qualquer espírito indesejado.
Numa cerimônia Vodu, os devotos possuídos pelos loas podem aconselhar os problemáticos e executar milagres, como curar os doentes e adivinhar acontecimentos.

Fonte:http://www.astrologosastrologia.com.pt/Vodu.htm


O vodu ou vudu teve origem na África, foi trazido pelos escravos e, para sobreviver, incorporou elementos da cultura dos dominadores, como o batismo católico. A religião tornou-se oficial no Haiti.
É uma religião que cultua os antepassados e entidades conhecidas como loas. O vodu é parecido com o candomblé.
Os rituais são marcados pela música, a dança e muita comida. Quem conduz o ritual é um líder homem (hougan) ou uma líder mulher (mambo).
Na cerimônia, os participantes entram em transe e incorporam os loas (existem os bons e maus) e, além disso, comem animais sacrificados.
A religião já foi marginalizada pelos EUA, pois é voltada à magia negra e isso foi feito como forma de reprimir a religiosidade dos negros.
Desde 2003, no entanto, o vodu é reconhecido formalmente pelo governo como uma religião legítima no país.
No Brasil, a mesma matriz religiosa, trazida pelos negros da África Ocidental, misturou-se com outras práticas religiosas, sobretudo o catolicismo que ganhou expressões na Bahia, que foi chamada de candomblé jeje e no Maranhão e Amazonas foi batizada de tambor de mina. O vodu influenciou a cultura brasileira.
Fonte:http://www.brasilescola.com/religiao/vodu.htm





Tudo sobre o VODU



O vodu possui vários significados e grafias, na qual as mais usadas são vodu, vooduu, woodoo, hoodoo. Especialistas acreditam que a origem da palavra vem da bruxaria medieval, no qual os praticantes eram os valdenses ou voudois.
E dizem também que o vodu seria criado pelos negros trazidos do Haiti, que tiveram influências cristãs e dos índios arauaques. E da fusão da crença Daomé cristianismo e arauaques. Surgiu o vodu.

Há dois tipos de vodus Dada- canzo; em que seus rituais são católicos sem uso de sacrifício. E o Vodu Petro ou Magia negra. Em que são usados sacrifícios, invocação ao diabo, ou seja são feitas para o mal.
Os mais usados da magia negra são:

Esfinge e alfinetes- O boneco feito para representar uma pessoa inimiga é espetado com a intenção de atingir a pessoa

Zombies- no ritual o feiticeiro ressuscita o morto e transforma-o em um tipo de zumbi( geralmente o zumbi servirá o feiticeiro)

Esfinge e fogo- Nesse ritual, o boneco é feito para se caracterizar-se de uma certa pessoa é queimado, e intenção é destruir a pessoa que representada.

A magia negra trouxe ao país conflitos violentos, por isso ela é proibida. Sendo assim, os bonecos de vodu ganham uma versão mais suavizada e esotérica diferente da verdadeira tradição africana.
Dizem que os bonecos usados pelo um bruxo facilitam o direcionamento da magia, fazendo assim a pessoa sentir tudo que é feito com o boneco.


Mortes estranhas sem explicação logo são dadas como vodu. De fato, tem gente que acredita mesmo no vodu, como o Haitiano, no qual ainda pratica algo da técnica. Turistas e pessoas famosas vão até lá para consultar o VODU.
No Haiti eles vieram da cultura DAOMÉ, e os negros trazidos para o Brasil eram da Nigéria. Por isso que o vodu não é praticado em nenhuma religião de nosso país. Apenas 12% da população africana acreditam nas antigas crenças. O resto da população foi influenciado pelos colonizadores.


Tem até uma “receitinha” para confeccionar os bonecos( obs: não façam, só estou pondo aqui para informar e não ensinar e por esse motivo eu não vou por o resto do tutorial em que vai o sangue e tals, não qro ver ninguém matando galinha)
Os materiais são:
-barro
-9 alfinetes
-sangue de galinha(usado na escrita)
-terra de cemitério
-pedaços de unha e cabelo da futura vítima
-pincel
-um pedaço de pano com sangue da futura vítima
-linha preta
-pedaço de pano preto
-galhos parecidos com palitos de dentes, retirados de uma árvore seca

Comece o ritual a meia noite, de quinta ou sexta feira que são os dias méis recomendados.

Misture o barro a terra de cemitério e mistura bem até ficar homogênea, então comece a confeccionar as partes do boneco. Cabeça, nariz e use duas argolinhas para os olhos.

Lembrando que o corpo deve conter uma cavidade

Então espete os galhos no corpo e pescoço para dar sustentar o corpo. Deve moldar também os órgãos genitais.

Os cabelos e unhas você botará na barriga do boneco, e o sangue da galinha se usará no ritual de sexta feira

Por ter várias maneiras de ser feito o ritual, eu postarei no futuro uma maneira para o ritual





O vodu é praticado a noite numa cabana chamada Haumfort, são feitos nas paredesdesenhos de símbolos divinos, que são: A serpentes de Aida Oueda, o coração quadriculado de Erzulie, o Barco de Agouet-Arrroyo, e símbolos dos Oguns, e o nome do sacerdote, um tipo de pai de santo, denominado Hougan. E é claro, não poderia faltar as imagens dos santos católicos.(pois o vodu também tem influência dos católicos)
No altar, encontra-se um recipiente contendo o Damballah, uma serpente. No chão, contém armas simbólicas de orixás, assens africanos, e vasos (govis) que contem os espíritos das divindades..
O ritual se inicia com a sacerdotisa (manbo), possuída pela serpente (Loa) ela se contorce,e o espírito fala através dela, e cada fiel , dá suas oferendas. No ritual o sacrifício de pequenos animas como; galinha, bode, por exemplo.. . Todos das as vezes que a cerimônia é feita, cada um promete manter os segredos do VODU, é se a promessafor quebrada, a pena de uma maldição alcançará suas cabeças.O encerramento do ritual é feito com uma dança macabra, onde todos gritam, se agitam tanto que chegam a rasgarem suas roupas e ferir a sí mesmo. deixando assim entrarem em ÊXTASE, contato direto com a Loa. Esta é a principal característica do VODU, a possessão dos fies.



Repare na cabra morta ao lado





sacerdotisa possuida(olhe o pombo na suam mão)




















Homem possuido

Santos do Vodu

OBATALÁ - Virgem Maria das Mercês ALEGUÁ - Almas do Purgatório JIMÁNGUAS - não tem similar no catolicismo O Grande Orixá IFÁ - não tem similar no catolicismo (Deus das coisas ocultas) ERZULIE, Deusa da fecundidade, (nasceu no Haiti)
IBO-LELÉ, AGOUETARROYO, SIMBY-EN-DEUX-EAUX, BARON-SAMEDI (Deuses dos mortos e dos cemitérios, orixais favoritos da Magia Negra) LEGBÁS, Orixa das esquinas e despachos, equivalente ao Exú no Brasil HEVIOSSOS, Deus dos raios e trovões, equivalente ao XANGÔ dos Iorundas, Brasil
No VODU da República Dominicana temos;
PAPÁ LEGBÁ MACUTÉ, similar ao Santo Antônio OGUN BALENYON, similar ao São Tiago PAPÁ PIER, São Pedro CANDELO SEDIF´, São Carlos e Candelária BELIÉ BELCAN , São Miguel RAFAELO, São Rafael FILOMENA, equivalente a santa Filomena LA VIEJA MAMBÓ, Santa Ana MAMITA MAMBÓ, Santa Ana
Estes são apenas os principais^^










damballah serpente usado no Haumfort

Curiosidades
No filme brinquedo assassino, Chuck usa um ritual de vodu para transferir sua alma para o boneco. E depois mata o seu mestre com um boneco de vodu.












Fonte:sobrenatural



Comentários