SOBRE A MÃE ÁFRICA : O BERÇO DE MUITAS FORMAS HUMANAS


A África é o berço de muitas formas humanas, inclusive da mais jovem, à qual nós próprios pertencemos: o anatomicamente moderno Homo sapiens. Durante milênios ele viveu apenas na vastidão africana, mas há 60.000 anos, alguns grupos desses hominídeos partiram a fim de  descobrir outros continentes.
OS ESQUELETOS MAIS ANTIGOS
do moderno Homo sapiens foram descobertos na região do Rio Omo, na Etiópia e datam de 200.000 anos atrás. Naquela época, o vale do Omo ainda era notavelmente mais verde e menos árido e ressecado do que hoje. Manadas de búfalos, zebras e girafas transitavam pelo suculento capim. Nas florestas próximas viviam porcos-selvagens-gigantes e delicados antílopes. O rio era rico em percas-do-nilo, peixes-gatos e outras espécies písceas de grande porte.

Esse éden pré-histórico também era habitado por seres humanos que provavelmente seguiram as manadas de animais em suas caminhadas anuais até a região. Talvez eles perseguissem zebras até a exaustão e a morte, como os sãs fazem até hoje.

O aspecto dos caçadores do Rio Omo era diferente do de seus ancestrais. Sua estrutura óssea era mais delgada e eles tinham protuberâncias menos acentuadas acima dos olhos. Suas testas eram mais altas, o nariz menor, e no maxilar inferior já se delineava um queixo. É possível que esses traços não tenham se desenvolvido muito tempo antes, pois um de dois esqueletos, preservados em camadas sedimentares de lama perto do antigo leito do rio, ainda revela traços arcaicos, portanto, a inédita forma do corpo poderia estar apenas começando a se impor na população.

O segundo esqueleto, mais desenvolvido, mostra ainda que alguns dos primeiros representantes do Homo sapiens mal se diferenciavam externamente do homem atual. Se fossem transportados para o presente, provavelmente não chamariam atenção.
Eles se pareceriam conosco.

Os homens do Omo também apresentavam aquele trato vocal que, hoje em dia, nos permite gerar uma série de sons diferentes. E o espaço interno de seus crânios possibilitou a acomodação de um cérebro de tamanho e forma iguais ao nosso. Em suma: a estrutura anatômica dos hominídeos do Rio Omo provavelmente se diferenciava muito pouco da nossa. Mas será que eles já falavam e pensavam como nós?

Quase nada indica para um grande salto no desenvolvimento cultural desses primeiros seres humanos. Como seus ancestrais, eles fabricavam as conhecidas clavas e algumas ferramentas mais elaboradas de pedra. Não existe nenhuma indicação de que houve uma profunda e decisiva virada espiritual ou tecnológica. Nada nos hominídeos do Omo deixa presumir que com eles surgiria um futuro conquistador da Terra. É provável que eles tenham vivido exatamente como seus ancestrais diretos: eles caçavam com a lança, dominavam o fogo e talvez já sepultassem seus mortos.

Mas eles não os enfeitavam como os seres humanos fariam logo depois deles. E até hoje não foram encontrados objetos de arte que pudessem indicar um rico universo imaginário.

Aquela espécie que pisou no palco da evolução há exatos 200.000 anos atrás já possuía os pré-requisitos para desenvolver uma língua e um raciocínio modernos, mas tudo indica que ela não se valeu desses talentos durante muito tempo.

À luz de uma fogueira, homens do povo sã participam de um cerimonial noturno de dança. Para eles, as danças frequentemente têm por fim atingir um estado de transe e, em muitas comunidades estão vinculadas à caça

 

AINDA ASSIM, no decorrer dos próximos 80.000 anos esse humanoide de aspecto moderno se espalhou por toda a África. E na região norte ele já começava a empreender os primeiros avanços rumo a um outro continente: o Oriente Médio, a parte ocidental da Ásia.

Nessa jornada os coletores e caçadores provavelmente apenas seguiram as manadas de animais de caça rumo ao norte. E, na futura região de Israel, eles devem ter encontrado, pela primeira vez, humanoides estranhos. Parentes distantes que tinham um aspecto parecido com o deles, mas que ainda assim eram diferentes: os Neandertalenses.

 

Esses caçadores, de estrutura física mais robusta e habituados a um clima mais frio, viviam de modo semelhante ao Homo sapiens e caçavam os mesmos animais. Durante milhares de anos as duas espécies possivelmente habitaram a mesma região no Oriente Médio.

Mas será que procuraram se comunicar? Eles se evitavam? Lutavam uns contra os outros? Aparentemente, os vizinhos mantiveram um relacionamento que nem sempre foi hostil. Talvez até trocassem informações sobre suas conquistas técnicas, pois muitas de suas ferramentas são incrivelmente parecidas.

Somente poucos sãs ainda vivem como os primeiros Homo sapiens, como caçadores e coletores nômades. Hoje em dia, muitos se fixaram em assentamentos simples e permanentes

E talvez esses vizinhos distintos também se acasalassem ocasionalmente, pelo menos é o que algumas pistas genéticas deixadas pelos neandertalenses em nosso próprio genoma levam a supor. Nada indica que o Homo sapiens de aspecto moderno tivesse uma vantagem; pelo contrário, os Neandertais provavelmente até fabricavam as pontas de lanças mais elaboradas.

E talvez esses vizinhos distintos também se acasalassem ocasionalmente, pelo menos é o que algumas pistas genéticas deixadas pelos neandertalenses em nosso próprio genoma levam a supor. Nada indica que o Homo sapiens de aspecto moderno tivesse uma vantagem; pelo contrário, os Neandertais provavelmente até fabricavam as pontas de lanças mais elaboradas.

Ou os Neandertalenses, aqueles caçadores robustos e habilidosos, adaptados ao frio, simplesmente fossem superiores a eles.

MAS NA ÁFRICA fermentava uma reviravolta; uma revolução que mudaria fundamentalmente o comportamento do ser humano e que lhe daria uma vantagem decisiva sobre os Neandertalenses. Eles aprendem a raciocinar de modo mais complexo e a se comunicar melhor e descobrem uma espécie de "espírito de equipe".

Há cerca de 75.000 anos, essas alterações já não passam mais despercebidas e seres surpreendentemente avançados vivem na África do Sul. De seu abrigo, nas cavernas de Blombos, a 300km a leste da atual Cidade do Cabo, esses hominídeos conseguem enxergar o Oceano Índico. Eles coletam moluscos e conchas em nas praias e pescam peixes. E trazem antílopes-anões (dik-diks) e tartarugas na volta de suas caçadas.

Os habitantes de Blombos são artesãos habilidosos: de ossos de animais eles esculpem sovelas (espécies de agulhas) com as quais talvez costurem roupas e embornais. Suas ferramentas aparentemente são confeccionadas em várias etapas. As mais recentes pesquisas indicam que eles possivelmente empregavam um método para polir e alisar as superfícies das ferramentas como até agora só se conhecia em artefatos provenientes da Europa e das Américas, e de um período muito mais recente, entre 20.000 e 10.000 anos atrás.

E eles fazem algo que jamais deve ter ocorrido aos seus ancestrais: eles produzem ornamentos, joias, portanto, bens que aparentemente não têm nenhuma utilidade prática. Para isso, eles perfuram conchas com uma ponta de osso ou uma pedra e as enfileiram em tiras (provavelmente de couro) para fabricar pulseiras ou colares.

Esses enfeites de conchas estão entre os ornamentos mais antigos de que se tem conhecimento. Mas por que essas criaturas subitamente começam a produzir coisas de que não necessitam para sua vida cotidiana?

É provável que os colares sejam muito mais do que apenas peças de decoração. Ornamentos semelhantes ainda são usados hoje em dia pelos sãs: aquele que receber um artefato de presente é obrigado a proteger e auxiliar o presenteador em momentos de necessidade; por exemplo, compartilhar com ele o produto da caçada. Desse modo, até os sãs, denominados bosquímanos (habitantes da floresta), constroem uma rede de segurança social vital para sua sobrevivência e uma união mais coesa.

Os colares dos homens de Blombos também seriam essa espécie de "penhor de amizade"? Os achados pelo menos deixam supor que os homens da Idade da Pedra já possuíam uma cultura que se assemelhava aos povos primitivos atuais.

Os colares dos homens de Blombos também seriam essa espécie de "penhor de amizade"? Os achados pelo menos deixam supor que os homens da Idade da Pedra já possuíam uma cultura que se assemelhava aos povos primitivos atuais.

 

E eles até decoravam alguns dos lindamente coloridos pedaços de ocre.
Depois de alisarem cuidadosamente um lado da pedra, eles faziam ranhuras profundas nessa mesma superfície.

Com essa técnica os sul-africanos ainda não criavam obras de arte complexas; nada comparável àquelas representações que seus descendentes pintariam milênios depois em paredes rochosas dentro e fora de cavernas. De início, eles produzem apenas modelos de grades simples, cujo significado permanece um enigma até hoje. Mas os enfeites de conchas e os pedaços de ocre decorados deixam reconhecer uma transformação elementar: esses seres humanos já pensam simbolicamente. Como nós, eles estão em condições de ver mais em um caracol ou uma concha do que apenas o animal em si, com apenas alguns traços eles conseguem lhes conferir novos significados.

Também parece quase certo que a linguagem dos homens das cavernas é altamente desenvolvida, pois para poder explicar mutuamente o que as conchas e os padrões de traços significam, eles precisariam de regras gramaticais para formular sentenças. Frases muito mais elaboradas do que apenas sons aglutinados.

Os habitantes das cavernas de Blombos provavelmente não só se pareciam com modernos seres humanos, mas também pensavam como eles.

O que fez com que o homem se tornasse um criador de cultura? Alguns pesquisadores acreditam que houve alguma mutação genética em seu genoma que possibilitou um novo modo de pensar.

Mas a explicação pode ser muito mais simples. Talvez os grupos de hominídeos tivessem crescido constantemente no decorrer dos milênios. E isso teria gerado a necessidade de desenvolver técnicas culturais e, ao mesmo tempo, uma linguagem para comunicação; pois, quanto maior a comunidade, mais complexo o sistema de comunicação e de raciocínio.

Essas habilidades provavelmente também possibilitaram que esses seres desenvolvessem armas completamente novas. Alguns artefatos encontrados nas cavernas de Blombos se parecem com pontas de lanças de ossos, como as que os sãs empregam ainda hoje. Algumas pedras pontudas, trabalhadas dos dois lados, também poderiam ter servido como armas, possivelmente como pontas de lanças. Mas não se sabe com que tecnologia esses projéteis de fato atingiam os seus alvos; sabe-se apenas que o Homo sapiens havia encontrado um meio para abater presas a uma distância bem maior.

Tradicionalmente, os sãs caçam com estilingues, lanças, arcos e flechas. Para abater antílopes, por exemplo, as pontas das flechas são preparadas com o veneno de determinadas larvas

Caçadores da Idade da Pedra muito mais recentes desenvolveram um aparato de lançamento no qual eles enganchavam as lanças - os chamados atlatls, ou atiradores de lança (cuja utilização só é comprovada para um período de 20.000 anos atrás). Com um movimento oscilatório do braço pode-se lançar a arma a mais de 40m de distância com o artefato.

Quem caçar apenas com uma lança, por outro lado, é obrigado a se aproximar a poucos metros da presa, com o risco de ser chifrado ou pisoteado por ela.

Naquela época, portanto, há 75.000 anos, os humanoides não possuíam apenas uma linguagem altamente desenvolvida e um novo jeito de pensar, mas eles também haviam desenvolvido uma técnica bélica que lhes proporcionou vantagens decisivas. Agora morriam muito menos caçadores e eles conseguiam abater suas presas muito mais frequentemente do que antes. Isso lhes possibilitou alimentar famílias maiores. O número populacional começou a aumentar.

Talvez esse crescimento tenha desencadeado um movimento migratório na África, que modificaria o mundo. Também pode ser que o clima tenha começado a mudar e que as prolongadas secas tenham influenciado a busca de alimentos, obrigando os homens a partir dali.

Talvez esse crescimento tenha desencadeado um movimento migratório na África, que modificaria o mundo. Também pode ser que o clima tenha começado a mudar e que as prolongadas secas tenham influenciado a busca de alimentos, obrigando os homens a partir dali.

Os migrantes são atraídos para as margens do Mar Vermelho, onde há abundância de peixes e moluscos. E como naquela época o nível do mar estava cerca de 50m mais baixo que hoje, eles conseguem chegar sem problemas à Península Arábica. Mas não se assentam ali. Somente algumas famílias permanecem na região. Os outros provavelmente vagueiam ao longo das áreas ricas em peixes da costa peninsular e prosseguem em sua jornada rumo ao leste.

Quando estão em busca de presas, os caçadores sãs frequentemente andam durante horas pelo escaldante Deserto do Kalahari. Manter-se de pé sobre uma perna só é uma posição tradicional de caça, possivelmente para relaxar os músculos



Como há milhares de anos, os homens do povo sã ainda percorrem o Deserto do Kalahari, no sul da África, como caçadores primitivos e nos transmitem uma ideia de como os primeiros Homo sapiens podem ter vivido

Ano após ano, a caravana só percorre poucos quilômetros. Ainda assim, os descendentes dos primeiros migrantes conseguem chegar à extremidade do Sudeste Asiático há cerca de 55.000 anos. Como o nível do mar está mais baixo, o continente asiático se estende muito além da atual Malásia, incluindo também Sumatra, Bornéu e Java. Diante dos peregrinos se estende um estreito e atrás deste um continente que engloba a atual Austrália, Nova Guiné e Tasmânia.
Como eles sabiam o que se ocultava atrás da "estrada aquática", de quase 90km de largura? Será que eles observavam a rota das aves migratórias? Ou teriam sido atraídos pelo clarões de gigantescos incêndios florestais no horizonte noturno?
De todo modo, é aqui, neste ponto, que o Homo sapiens se transforma definitivamente em navegador. Ele constrói balsas de toras de madeira amarradas e se atreve a tentar a travessia. E finalmente chega ao despovoado continente australiano.
MAS O HOMEM MODERNO não coloniza apenas o Sul da Ásia e a Austrália. Alguns grupos que tinham se separado anteriormente da grande caravana rumaram para o interior da Ásia e da Europa (alguns podem ter chegado à Europa pelo levante).
Há 40.000 anos, o Homo sapiens também já perambulava pela atual China. Na caverna de Tianyuan, perto de Pequim, os restos mortais de um desses hominídeos recém-chegados foram preservados até os dias de hoje. A análise de seus ossos comprovou que aqueles hominídeos se alimentavam regularmente de peixes. E, como sugere a forma dos dedos de seus pés, eles aparentemente já estavam habituados a usar calçados rudimentares.
Mas o Homo sapiens continua não sendo a única forma humana na Terra. Em suas peregrinações pelo Sudeste Asiático ele provavelmente já cruzou com populações muito antigas de Homo erectus. Ossos encontrados na ilha indonésia de Java indicam que os homens pré-históricos permaneceram durante quase 2 milênios em determinados lugares.
E agora ocorre outro confronto no sul da Sibéria. Nos montes Altai, o Homo sapiens não apenas encontra neandertalenses, mas também outro parente mais distante: o "homem de Denisova", descoberto apenas recentemente.
Quase nada se conhece sobre esta espécie, exceto seu genoma, extraído de um fragmento de um osso da mão. Esse DNA difere nitidamente daquele do Homo sapiens e dos neandertalenses.
Será que naquela paisagem da Era do Gelo havia três formas humanoides lutando pela sobrevivência?
Não se sabe exatamente o que ocorreu, mas está claro que, no fim, somente o homem moderno permaneceu nessa região. E ele resistiu até mesmo ao frio ártico, pois há cerca de 30.000 anos, seres humanos viviam às margens do Rio Jana, no norte da Sibéria, a cerca de 500km ao norte do Círculo Polar Ártico. Partes das lanças de marfim de mamute e chifres de rinocerontes-lanudos perduraram por milênios. Talvez tenham sido descendentes desses humanoides que chegaram ao leste da Sibéria e de lá cruzaram o Estreito de Bering há cerca de 15.000 anos chegando à América despovoada.

MUITO ANTES DISSO, há cerca de 45.000 anos, o homem moderno avançou da Ásia rumo à Europa e penetrou bem no meio do território dos neandertalenses que havia colonizado o continente há 200.000 anos. Foi aqui que os dois grupos humanoides se encontram novamente.
O Homo sapiens havia conquistado o sul da Ásia rapidamente, mas aqui, na Europa, reinava o Neandertalense, um artista em sobrevivência, acostumado ao clima rigoroso e dotado de uma constituição física muito mais musculosa e robusta que a dos intrusos.
Durante mais de 10.000 anos os dois tipos humanoides lutam pelos escassos recursos no continente castigado pelo frio. Mas então o Homo sapiens mostra que é ligeiramente superior: ele possui uma tecnologia mais aprimorada, um raciocínio mais flexível e redes sociais mais amplas e estruturadas, talvez tenha conseguido se adaptar melhor à luta de deslocamento do concorrente, além de se multiplicar mais rapidamente. Seja como for, o território dos novos colonizadores aumenta de ano em ano, enquanto a área habitada pelos neandertalenses encolhe paulatinamente. Nessa acirrada luta de competição por dominância, os Neandertalenses são empurrados cada vez mais rumo ao leste.
Talvez seja justamente esse conflito desgastante que tenha fornecido um estimulo adicional para o desenvolvimento dos recém-chegados. Ou talvez as duas espécies humanoides tenham se envolvido em uma espécie de competição cultural, que culminou em uma explosão de criatividade, pois os Neandertalenses, também, começam a manufaturar lâminas e objetos ósseos inéditos; além de produzirem mais ornamentos, como pingentes simples de dentes de animais perfurados.
Mas na Europa o Homo sapiens experimenta um florescimento cultural como nunca fora visto antes: ele cria verdadeiras obras de arte, de uma qualidade até então desconhecida. Como se ele sentisse a necessidade de reafirmar sua própria identidade; separar-se claramente de outra cultura. As pinturas rupestres, desenhos de pessoas e animais, são testemunhas da magistralidade dessa espécie; pois somente quem possui fantasia e capacidade de imaginação, quem é capaz de se transportar em pensamentos para outros mundos através da pintura é capaz de produzir uma arte desse gênero.
Onde quer que esses homens modernos apareçam, eles exibem inequivocamente esse potencial de criatividade. Por exemplo, na caverna de Chauvet-Pont-d'Arc, no sul da França.
Há 36.000 anos, os primeiros Homo sapiens provavelmente entraram se arrastando nesse buraco escuro, tateando apenas na fraca luz de sua tochas rudimentares e penetram na terra até uma profundidade de 400m. Com carvão vegetal de suas fogueiras e pedras de ocre vermelho eles pintaram nas paredes representações surpreendentemente fidedignas: leões, mamutes, rinocerontes, bisões. Em uma protuberância rochosa ainda se vê uma Vênus com o órgão genital exageradamente explícito.
Quem eram essas pessoas que ousaram penetrar tão profundamente em uma caverna escura e assustadora? Um dos visitantes deixou suas pegadas impressas no chão de lama: seus pés são pequenos e provavelmente pertenciam a um menino de uns 8 anos.

Será que eles utilizam a caverna para realizar ritos de iniciação? Será que um xamã introduzia adolescentes no mundo imaginário dos homens pré-históricos? Um mundo povoado por espíritos animais e uma deusa da fertilidade?
De todo modo, a arte dos imigrantes reproduziu reiteradamente imagens de mulheres exuberantes. Na atual região sul da Alemanha eles entalharam, há quase 40.000 anos, uma Vênus de marfim de mamute, com quadris largos e seios enormes. As curvas grotescas e a vulva exagerada praticamente não permitem outra conclusão senão a de que o figurino é um símbolo de fartura e renovação; possivelmente criado na esperança de mais descendentes ou alimentos.
O cânone de desenhos desses colonizadores também incluem estranhas criaturas híbridas: seres com um corpo humano e a cabeça de um pássaro, um leão ou um bisão. Seriam hominídeos de máscaras, semelhantes às usadas ainda hoje por curandeiros de povos primitivos? De todo modo, parece certo que os hominídeos daqueles tempos já possuíam um ideário religioso e praticavam rituais, possivelmente até acentuados por música, como é sugerido por flautas pré-históricas.
Dos Neandertalenses, por outro lado, praticamente inexistem criações culturais comparáveis. Eles não produziram desenhos figurativos ou pequenas esculturas. E, há 27.000 anos, por fim, eles desapareceram por completo.
OUTRO PARENTE DO HOMEM MODERNO conseguiu sobreviver por mais tempo. Na ilha indonésia de Flores um outro bípede ainda vive por muito tempo, e, ao lado do Homo sapiens, parece ser uma relíquia de tempos pré-históricos. O Homo florensis, homem-de-Flores, mede apenas um metro de altura e seu cérebro é aproximadamente do tamanho do de um chimpanzé. Mas há 12.000 anos suas pistas também acabam por se dissipar.
Desde então, o Homo sapiens vive sozinho no mundo. Daquelas poucas centenas de migrantes que partiram da África há 60.000 anos descendem todos os povos asiáticos, europeus e americanos.
Mas não os atuais africanos negros. Estes são descendentes daqueles representantes de Homo sapiens que, embora desenvolvessem o raciocínio moderno, não participaram do grande êxodo passado.
O povo sã também pertence ao grupo que permaneceu na África. Marcadores genéticos em seu genoma deixam supor que os sãs se desviaram muito cedo da árvore genealógica da humanidade atual e desde então viveram comparativamente como um povo completamente autônomo e separado do restante. Durante milênios sua cultura permaneceu primitiva. Ainda hoje alguns grupos de bosquímanos coletam bagas e frutos silvestres e em geral caçam antílopes e outros animais com armas simples e rudimentares, exatamente como os nossos ancestrais da Idade da Pedra.


Por Martin Paetsch (Texo) e Dan Kitwood (Fotos)
http://revistageo.uol.com.br/cultura-expedicoes/24/artigo213798-7.asp

MARTIN PAETSCH, 39 anos, vive em Hong Kong e contribui regularmente para GEO. O fotógrafo DAN KITWOOD, 32 anos, vive em Londres, mas em 2009, conviveu durante algum tempo com os sãs no Deserto do Kalahari.

África teria sido berço de toda linguagem humana1

A língua se expandiu junto com o ser humano, sugere estudo. Pesquisador aplicou na linguística um conceito da genética.
Uma pesquisa publicada pela “Science” mostra que a origem da língua falada está na África. Já se sabia que o homem moderno surgiu no continente e, com este estudo, vem a hipótese de que existe uma relação entre os dois aspectos.
“As línguas se espalharam da mesma maneira que nós expandimos, essa é a conclusão do artigo. Não levamos só os nossos genes, levamos a língua também”, afirmou ao G1 Quentin Atkinson, professor da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, autor da pesquisa.
“Uma hipótese para por que conseguimos expandir tão rapidamente a partir da África é que a língua complexa foi uma inovação, uma vantagem real para nós, permitindo que cooperássemos e nos coordenássemos em grupos, mais que qualquer outro hominídeo”, explicou o cientista. Embora não possa afirmar com certeza, ele calcula que as línguas complexas tenham surgido entre 50 mil e 70 mil anos atrás.
A pesquisa não consegue precisar de que lugar na África vêm as línguas faladas, consegue precisar apenas que é na África Subsaariana. Por outro lado, as línguas consideradas mais recentes são as da região da Polinésia e as originais da América do Sul, como o Tupi e o Guarani.

“Efeito fundador em série”

Para rastrear as origens da língua falada, Atkinson aplicou na linguística um conceito da genética chamado “efeito fundador em série”.
“Quando há uma expansão, uma população pequena se separa e vai para outro território. Quando ela faz isso, leva junto apenas uma parte da diversidade da população original. Isso é chamado de ‘efeito fundador’”, explicou. “Isso pode acontecer muitas e muitas vezes, e é chamado de ‘efeito fundador em série’”, completou, em sua definição.
Em vez de genes, a pesquisa analisou fonemas. As línguas que apresentassem maior diversidade de sons, fossem eles vogais, consoantes ou tons – variação de fala que não existe em português e é usada, por exemplo, no mandarim. De acordo com o conceito do “efeito fundador em série”, as línguas que apresentassem mais diversidade estariam mais próximas do ponto de origem, e vice-versa.
Na pesquisa, foram analisadas 504 idiomas. Segundo o pesquisador, foram amostras selecionadas com critérios geográficos, já que há mais de 6 mil línguas no mundo.

OBSERVAÇÕES

A pesquisa é interessante. A idéia de um “idioma mãe” está intimamente ligada a concepção de uma uma Civilização Mãe, tão difundida entre pesquisadores fortianos. Mas é preciso conhecer melhor a metodologia aplicada.
A idéia simples de que a línguas mais “diversas” são mais antigas não é inteiramente correta. O português, por exemplo, possui muito mais diversidade fonal que o espanhol, o que não siginifica necessariamente que seja mais antigo.2
A premissa de que e a língua complexa foi uma inovação e uma vantagem real para o Homo sapiens também Pode Ser Questionada.

Fonte:http://www.ufologiaobjetiva.com.br/

Comentários