PERSONALIDADE PODE INFLUENCIAR SUA RELAÇÃO COM DINHEIRO




Todos nós temos uma essência comportamental, um estilo próprio, aquele jeito em que nos sentimos mais à vontade, com maior conforto. Alguns mais previsíveis, outros mais perfeccionistas, uns até autoritários ou ainda persuasivos.

O importante é que cada um tem um estilo comportamental próprio, perfil esse que tem uma relação direta sobre como lidar com as finanças. Ou seja, dependendo das suas características comportamentais, você tem uma determinada relação com o dinheiro.

Levando em consideração o conceito DISC, que compreende e identifica as habilidades de uma pessoa, há quatro modalidades básicas de comportamento, que são:

Dominância  – pessoas que apresentam um estilo de comportamento mais competitivo, autoritário, objetivo, direto e assertivo;

Influência – pessoas com perfil persuasivo, amistoso, verbal, comunicativo e emocional;

Estabilidade – pessoas que adotam uma postura mais previsível, bons ouvintes, deliberados, organizados, persistentes, amigáveis e gentis;

Conformidade – pessoas que na maioria das vezes são detalhistas, lógicas, perfeccionistas e focadas em regras e procedimentos.

Ao identificar qual grupo comportamental a pessoa pertence, é simples saber como ela lida com o dinheiro, na maioria do tempo. Rubens Gurevich, CEO da Your Life (www.yourlife.com.br), empresa detentora da ferramenta de e-coaching de gestão de finanças, explica como é a relação de cada um dos grupos com as finanças.

Pessoas de alta DOMINÂNCIA tender a ser muito arrojadas com seus investimentos, já que uma de suas características é ter foco em resultados.
Recomendação: Tome a decisão de investimento somente depois de uma análise bastante criteriosa, pois a impetuosidade é marca registrada nesse tipo de estilo comportamental.

Pessoas de alta INFLUÊNCIA tendem a valorizar muito a opinião de outras pessoas, se importam mais que o normal com o que acham dela. "Ficar bem na foto" é a marca registrada desse estilo comportamental.
Recomendação: Gastos supérfluos são comuns para pessoas com este perfil, pois necessitam constantemente agradar a si e aos outros. Antes de comprar, pense realmente se o gasto valerá a pena. Saia da loja e ande por cinco minutos. Se realmente se convencer de que é o correto, volte à loja e finalize a compra.

Pessoas de alta ESTABILIDADE tendem a ser muito previsíveis e por vezes pouco flexíveis. Seu foco de atuação é a organização e as rotinas. Lidar com mudanças pode ser desconfortável.
Recomendação: Você pode ser indeciso quanto ao dinheiro. Pesquise novas alternativas de investimento, aumente suas opções e faça diferente.

Pessoas de alta CONFORMIDADE tendem a ser muito regradas, focadas nas normas e nos detalhes. Sua área de atuação é o planejamento. Pessoas com este perfil costumam gerenciar bem seus recursos.
Recomendação: Você pode ter grande aversão ao risco, mas saiba que rebeldia controlada pode ser útil na conquista da sua independência financeira.

E você, como lida com o seu dinheiro?


Fonte:http://consumidormoderno.uol.com.br/

Comentários