MARAVILHAS DO CORPO HUMANO : O MILAGRE DA VIDA




A formação de um ser humano é algo extraordinário, esse milagre tem início no corpo feminino. Normalmente a cada 28 ou 30 dias a mulher tem um período fértil, durante o mesmo há saída de um óvulo do ovário recolhido pela tuba uterina,esse é denominado ciclo ovulatório.Se na sua passagem pela tuba uterina o óvulo for fecundado por um espermatozóide, ele se alojará no útero e aí s desenvolvera,dando origem a um novo ser. Durante a ovulação, os ovários passam a produzir a progesterona, hormônio responsável pelo crescimento da mucosa que reveste internamente o útero. A mucosa uterina prepara o útero para receber o embrião (fecundação). A fecundação é a fusão do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozóide, dando origem à célula-ovo ou zigoto. A célula-ovo é empurrada pelos úlios e pelas contrações dos músculos das tubas até o útero.Durante o percurso,ele vai se dividindo sucessivamente em 2,4,8,16,32,64 células.Por sua vez, desenvolve-se durante o período aproximado de três meses, formando o embrião a partir da 12ª semana, passa a chamar-se de feto. Ao redor do embrião desenvolve-se uma bolsa cheia de líquido que serve para protegê-lo. Os alimentos são passados ao embrião pela mãe através do cordão umbilical, o órgão responsável por esta ligação à placenta.Ela recebe o sangue da mãe e retira dele o oxigênio e outras substâncias nutritivas necessárias ao bebê. O desenvolvimento do novo ser na 4ª semana tem 6 mm de comprimento e prende-se a placenta pelo cordão umbilical. Aparecem brotos de braços e pernas.Os órgãos internos começam a formar-se.Na 8ª semana embrião tem 35 mm, a face já tem todas as partes.Aparecem os dedos , os músculos já podem contrair-se, o fígado já funciona, início da ossificação. Em sua vida uterina o feto também prepara-se para o mundo externo, já chupa o dedo, preparando-se para a sucção do mamilo de sua mãe, engole o equivalente a uma xícara de líquido amniótico para o desenvolvimento do aparelho digestivo. No período da gravidez, a mãe precisa de cuidados, de carinho, de repouso e de acompanhamento médico para uma gravidez saudável. Esse período é chamado de pré-natal.
Através ultra–sonografia pode-se acompanhar o desenvolvimento do feto, os batimentos cardíacos, a respiração, o sexo ou detectar algum problema físico. Assim como o feto, a mãe também passa por algumas mudanças em seu corpo: os órgãos de digestão, respiração, circulação, ocupam espaço no tórax para dar lugar à placenta, o útero cresce 20 vezes em relação ao tamanho normal. É por essa razão, que a mulher sente a respiração e os batimentos fracos, o coração recebe um aumento e fica inclinado. A partir do sexto mês de gestação, os tecidos mamários estão sendo produzidos para a formação do leite, alimento fundamental de uma criança. Após nove meses de gestação o feto está pronto para o nascimento. Sob a ação de um hormônio da hipófise, as paredes do útero se contraem e expulsam o feto.No parto é a cabeça que sai primeiro, forçando o colo do útero e a vagina, que sendo bastante elásticas, se dilatam e deixam passar a criança.Ao nascer a criança permanece ligada à mãe pelo cordão umbilical, depois quando corta-se a criança começa a respirar e a chorar, respirando sozinha pela primeira vez.Esse é o período peri-natal. Após o nascimento, a criança passa a ser alimentada pelo leite materno. Iniciando as atividades de sucção e de degustação passando a eliminar os produtos excretórios através dos próprios órgãos , ajustando o organismo e o meio resulta aprendizagem.Essas primeiras experiências de aprendizagem são os horários de alimentação. A primeira infância é a fase que vai do nascimento até os dois anos, aproximadamente. Nesse período surgem as primeiros dentes, a criança começa a engatinhar, a andar, a coordenar seus movimentos e o cérebro começa a amadurecer, e daí passa a falar as primeiras palavras.

Fonte:
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/
VÍDEOS DE MARAVILHAS DO CORPO HUMANO-REVISTA READER'S DIGEST
As Maravilhas do Corpo Humano - O milagre da Vida
Documentário realizado pela revista Reader's Digest que trata sobre um tema muito interessante que faz parte da vida de todos nós e é simplesmente importante obter as informações contidas nestes 3 vídeos que relata a complexa mecânica do corpo desde o nascimento até a velhice. Uma importante aula de anatomia e uma excelente lição de vida.

O vídeo está separado em 3 partes:

As Maravilhas do Corpo Humano.

1ª parte: O Milagre da Vida
2ª parte: Os Anos Dourados
3ª parte: A Era da maturidade

Todos os créditos para esta importante revista que por décadas vem fornecendo importantes informações à população mundial.
http://www.rd.com/

Comentários