DOS TRES REINOS : NÓS JÁ FOMOS PEDRA ?

Dos Três Reinos
.
"Nós já fomos Pedra?"

.

(...) Nosso ponto de partida, será o livro "A Gênese", de Allan Kardec, que faz uma divisão bastante significativa. No capítulo X, nos fala sobre a "Gênese Orgânica". E no capítulo XI, nos fala sobre a "Gênese Espiritual." Na Gênese Orgânica, teríamos a evolução, se assim pudermos dizer, da matéria. Consideremos então, tão somente a matéria, nesta primeira análise. Temos o reino mineral, o reino vegetal, o reino animal, e o reino hominal. No reino mineral, apenas a matéria inerte, nos demais reinos, compostos desta matéria inerte, somada a vitalidade. Na Gênese Espiritual, teríamos a "Mônada Espiritual", o "Princípio Espiritual", "o Princípio Inteligente" e o "Espírito". No Livro "A evolução do princípio inteligente", de Durval Ciamponi, encontramos o seguinte, no capítulo III, "No protoplasma e no Reino Mineral": "Estudiosos há que, interpretando Kardec, Leon Denis, André Luiz e outras fontes, principalmente de origem orientalista, afirmam que o começo da evolução está no reino mineral (inorgânico ). Baseiam-se na questão do LE, 540, onde se afirma que o "arcanjo começou pelo átomo" ou nas palavras ditas de Léon Denis, segundo o qual a "alma dorme na pedra". O autor não concorda com estes estudiosos, onde mais adiante diz: "Nós particularmente, baseados nos autores citados e na Codificação Espírita, admitimos que o início da evolução da alma, na Terra, se deu no protoplasma primitivo (matéria orgânica que continha fluido vital) . Conforme dissemos no início, não temos conhecimento para "fechar a questão", embora neste momento eu compreenda o início da evolução do "princípio espiritual" a que chamamos "Mônada Espiritual" no reino mineral. Confuso ? Vamos tentar desembaralhar. As nomenclaturas "Mônada Espiritual", "Princípio Espiritual", "Princípio Inteligente" e "Espírito", apenas designam fases diferentes da evolução do Espírito. Poderíamos assumir somente o nome "Princípio Espiritual" que se torna em algum momento um "Espírito". A divisão é apenas didática. Se confundir, o amigo(a) pode optar por somente "Princípio Espiritual". Temos então informação suficiente para fazer uma associação, entre a "Gênese Orgânica" e a "Gênese Espiritual". De forma bastante simplista, podemos dizer assim: a Mônada Espiritual sairia das "mãos de Deus", fazendo um estágio no reino mineral. Evoluindo, passaria a "Princípio Espiritual", onde faz um estágio no reino vegetal. Evolui e se torna princípio inteligente, fazendo um estágio no reino animal. O princípio espiritual chegando ao extremo da evolução comportada no reino animal, é transformado em Espírito, que reencarna no reino hominal, onde nos dizem o seguinte os Espíritos na questão 610: "...A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação do seres que podem conhecê-Lo."
.


Com este resumo, podemos responder a algumas questões, pelo menos uma que me intrigou durante alguns anos:


"Nós já fomos pedra" ?


Não. No início de tudo, que podemos chamar de Mônada espiritual ou princípio espiritual, é possível termos feito um "estágio" no reino mineral, mas a nossa origem intrínseca é "espiritual".
.
Como passamos pelo reino mineral sem ter sido pedra?


Vamos lá, amigo (...). Vamos partir da situação atual. Existem três coisas no Universo: Deus, Espírito e Matéria. O Homem é composto de um corpo humano, de um perispírito e de um Espírito. Hoje, somos Espíritos, no reino hominal, que temos uma "veste", uma roupa, que é o corpo físico. Logo, o Espírito passa pelas sucessivas encarnações, no reino hominal, até que não precise mais reencarnar, mas no entanto, o Espírito não é o corpo, apenas se utiliza deste.


Mas a questão que fica no ar é: Antes de termos sido espírito, ainda na fase de Mônada, poderíamos ter "encarnado" em algum mineral? .
Poderíamos entender assim, somente como forma de fazermos uma associação amigo (...). Pois na verdade, não há uma encarnação da Mõnada Espiritual, pois esta não é uma individualidade, onde entramos em um terreno onde os próprios Espíritos nos alertam que "é um mistério", pois não temos desenvolvimento suficiente para compreender. Um ponto interessante que podemos ressaltar com a sua pergunta, é que o "Espírito", é fruto de uma evolução. Deus, quando cria o "Espírito", não o tira do nada, não o cria num passe de mágica. O "Espírito" é a evolução daquilo que neste texto chamamos de "Mônada Espiritual", que poderia ser chamada também de "princípio espiritual", ou até mesmo "princípio inteligente". O importante é que não nos deixemos confundir com os termos. Busquemos a essência, que é a seguinte:


1) Deus, o Criador ;
2) Espírito - Centelha Divina ;
3) Matéria - Aquilo que impressiona os nossos sentidos, derivada do Fluido Cósmico Universal.
Se entendermos que existe uma evolução "orgânica" e uma evolução "espiritual", damos um bom passo para entendermos este assunto.
Em qual estágio planetário há a mudança de princípio inteligente para Espírito? Ou se não há um estágio planetário, isso ocorre constantemente, até nos dias de hoje?
.Cada planeta comporta os estágios de acordo com a sua evolução. Precisamos olhar para a evolução como um todo, ou seja, deslocarmos as nossas vistas de nosso planeta, e termos como referencial "O Universo". Sabemos que Deus cria incessantemente, pois não podemos imaginar o PAI em "ostracismo". Logo, cria os mundos, e cria também os Espíritos. Não tenho conhecimento aqui na Terra de encarnações de homens primatas, de espíritos em sua fase de primeira encarnação. Digo que não tenho conhecimento, o que não quer dizer que não exista, logo, se Deus cria incessantemente, se a transformação do princípio inteligente para Espírito não se der aqui na terra, certamente se dá em algum lugar do Universo, pois em tudo a Providência Divina, em tudo a Perfeição Divina, que nada faz ao acaso. Nossa visão é que ainda é bastante estreita.
Expositor: Carlos Alberto Silva
Rio de Janeiro08/09/2001





. Gostaria de saber se animal tem perispirito? Se nós passamos peloreino mineral, vegetal, animal em qual destes reinos individualizamos? Euaceito a colocação de alguns estudos da AME que diz que individualiamos apartir da monada? mas gostaria de saber onde encontro estas informações nasobras básicas? Na genese há qualquer coisa sobre espirito do macaco, então se animal tem espirito, tem que ter perispirito e já ser individualizado.
.O espírito ao ser criado, ainda no estágio de princípio inteligente em evolução, passa pelos reinos inferiores da criação, quais sejam o mineral, vegetal e animal, antes de adquirir o livre-arbítrio queo incluirá no mundo dos espíritos. No mineral, adquire a força mecânica, através do acúmulo demoléculas; no vegetal, ganha a vitalidade, embora ainda seja constituído de matéria inerte e no reino animal, além da força mecânica e da vitalidade, passa a possuir também uma espécie de inteligência instintiva, limitada. Quanto à sua individualização, não se pode precisar o exato momento em que ela se dá. Entendea maioria que o momento é quando o princípio inteligente chega ao reino animal. Os Espíritos,no entanto, não informam a esse respeito, esclarecendo, apenas, que o princípio inteligente se individualiza pouco a pouco, num trabalho preparatório, como o da germinação (questão 607, a, do Livro dos Espíritos). Porém, é certo que somente a partir do reino animal é que adquire consciência de sua existência e de sua individualidade, conforme nos explica Allan Kardec, no comentário à questão 585. É certo, portanto, que, no reino animal, o princípio inteligente já está individualizado e quepossui perispírito. Tanto assim, que os Espírotos informam que o perispírito do animal sobrevive à morte do corpo físico e vai para um espécie de erraticidade, embora não seja ainda um espírito errante, pois este pensa e obra por sua vontade.


Recomendamos o estudo do capítulo XI, da Parte 3a., do Livro dos Espíritos, sob o título "Dos Três Reinos" Os vegetais e os animais são seres inferiores da criação. São estágios por que passa o princípiointeligente antes de receber o pensamento contínuo e o livre-arbítrio, tornando-se espírito.


Conforme esclareceram os Espíritos, as plantas possuem vitalidade mas não têm consciência desua existência. Os animais, além dessa vitalidade, possuem um inteligência instintiva limitada econsciência de sua existência e individualidade.Portanto, vemos que o processo de individualização começa somente quando o princípio inteligente chega ao reino animal. À essa altura, já possui perispírito, conservando sua individualidade após a morte do corpo físico. Ao contrário dos vegetais, os animais possuem uma inteligência latente, rudimentar, que lhes permite, dependendo da espécie, manifestar determinadas liberdades de ação, limitadas, porém, às suas necessidades


http://www.cvdee.org.br/duv_resptexto.asp?cat=15&id=534

Entrevista Virtual
Entrevistado: Ricardo Di Bernardi

Reencarnação e Evolução das Espécies

Questão 06: Li que a primeira etapa da mônada após a criação seria no reino mineral. Como isso se dá? As pedras têm vida?
Não as pedras não tem vida. a vida só existe quando a estrutura bioquímica consegue fixar o "fluido vital "ou energia vital" ou ainda bioenergia=prana. No entanto o princípio espiritual, já se une à matéria antes de existir vida na mesma, conforme o livro dos espíritos , questão 540 , no penúltimo parágrafo da resposta, diz , mais ou menos o seguinte,: É assim na natureza que tudo serve , que tudo se encadeia, desde o átomo até o arcanjo que começou por ser átomo. etc... Logo os espíritos superiores também passaram por estágios assim.


Questão 08: Pelo que pude entender, lendo o Livro dos Espíritos, os animais não têm um espírito, propriamente dito, mas uma alma "especial" que não tem o livre-arbítrio nem a consciência de futuro e de Deus, e por isso não têm um desenvolvimento tecnológico, posto que não raciocinam. Porém, vi em uma outra fonte que alguns gorilas, vivendo em cativeiro, estão começando a desenvolver ferramentas e jogos, o que indicaria um pequeno, porém existente, raciocínio que poderia levar ao desenvolvimento tecnológico, indicando inteligência. Seriam os gorilas, então, uma espécie de, digamos, transição da alma animal para o Espírito humano?


Todos os animais são etapas evolutivas que se encadeiam como seqüência. Emmanuel em "O Consolador " questão 79 , nos diz que todos os animais um dia entrarão no reino hominal. ( O que não significa idêntico ao nosso ) . os gorilas são seres mais evoluídos que outros animais mais primitivos. NÀO são a transição atual para a espécie humana. Nossa transição JÁ SE OPEROU HÁ MILHOES DE ANOS. os gorilas, para atender sua questão, renascerão cada vez mais experientes e, se necessário, poderão reencarnar em outros astros (planetas ) onde ESTARÁ OCORRENDO surgimento de espécies pré-humanas.
Questão 11: Por que os animais, que não têm carma, têm as mesmas doenças e sofrimentos que nós temos?


Nem todo defeito ou doença é carma. As experiências da vida nos estimulam ao crescimento, ao aprendizado, ao amadurecimento. além disto um animal cego nem tem a consciência disto , não pode comparar-se com outro e sentir-se diferente, por exemplo.


Questão 13: Gostaria de saber se os animais serão humanos algum dia e em que está baseada a resposta.


Resposta: Sim. baseada no livro dos espíritos , questão 540, em Emmanuel, questão 79 de "O Consolador ' EM ANDRÉ LUIZ, na obra "Evolução em dois Mundos " e em Joanna de Angelis, 'ESTUDOS ESPÍRITAS " pag 50 a 55. e sobretudo baseado na justiça infinita de Deus, que não poderia privilegiar uns seres em relação a outros.


Questão 16: Seria possível um ser humano renascer como animal ?


Impossível. O corpo espiritual (astral=perispirito) tem outra freqüência energética e não pode se fixar em corpo de freqüência incompatível. Não há retrocesso. Há apenas evolução ou estacionamento.


Questão 24: As pessoas que se amam se encontram na espiritualidade. E os animais que amamos? Também nós os encontramos?


Às vezes. No entanto podem já ter renascido. Embora todo amor sempre leve um reencontro em um dado momento no futuro.





Autor: Ricardo Di Bernardi
Todo esse material provém dos sites: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo e da Revista Eletrônica O Consolador.

Fonte:http://geal-ba.blogspot.com.br/2007/07/dos-trs-reinos.html

Comentários