LINGUAGEM : COMO SURGIU O DIALETO CAIPIRA NO BRASIL



A pronúncia do R é forte, marca registrada de um sotaque que os caipiras paulistas espalharam pelo país. No Brasil, o caipira foi morar em vários estados. “O caipira chega a Minas, Goiás, Mato Grosso buscando as minas. Os indígenas, assim como ele, vão ocupando esses espaços, eles vão levando também esse modo de falar”, explica Rosana de Andrade Berlinck, professora de Línguas da Unesp.
O importante é se comunicar. No interior, as palavras não são barreiras para uma boa conversa na praça. “O caipira tradicional deve ser um tipo raro hoje em dia, dessa cultura muito ligada à terra. Porque o interior mudou muito, ele se urbanizou também. Mesmo assim existe uma imagem de um caipira que fala errado em relação aquilo que é considerado correto e aí se cria esse preconceito”, diz a professora.
No sul de Minas Gerais o sotaque é forte e vem carregado de regionalismos. As pessoas falam “posar” em vez de dormir, “campear” é procurar e “em riba” quer dizer em cima. Há muitas palavras e expressões italianas que foram incorporadas nas conversas. Os linguistas dizem que o jeito caipira de falar tem influências de várias partes do mundo. A troca do ND pelo N, como “andano” em vez de “andando”, é ouvida em certas regiões da Itália. Do indígena veio o hábito de falar “muié” e “teiado”, em vez de mulher e telhado.
A forma do brasileiro falar sofreu fortes influências no século 19, quando chegaram os europeus às regiões Sul e Centro-Oeste. Isso explica as pronúncias tão diferentes pelo país afora. Em Vargem Grande do Sul (MG), segundo o pesquisador Amadeu Amaral, primeiro estudioso do dialeto caipira, se fala uma variante da linguagem caipira classificada como dialeto sulista.
Mas Amadeu Amaral afirmava que o dialeto caipira não teria muito futuro, que seria sufocado pela urbanização. Errou. “Você negar o modo como você fala, que é o modo que você aprendeu quando criança, com a família, é você negar a si próprio”, acredita Rosana Berlinck.


Fonte do texto e do vídeo abaixo:
http://www.caminhosdaroca.tv.br/noticias/



Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA