SONO À INDIANA – DEEPAK CHOPRA

  
 
Afastar a insônia passa pela sutileza de perceber cada um de nosso cinco sentidos. Esses são alguns dos ensinamentos ditados aqui por Deepak Chopra, médico indiano que prega o respeito à natureza e às nossas sensações para banir os ruídos internos e ter uma noite de sono tranqüila.


Seguir o ciclo da natureza.
 
Essa é a receita do médico indiano Deepak Chopra em seu livro Uma Boa Noite de Sono (ed. Sextante). “Quando seus ritmos fisiológicos se sintonizam com a natureza, o movimento da Terra, do Sol, da Luz e das estrelas, o ciclo das estações do ano e as marés, o sono vem sem esforço”, diz ele.

CHOPRA é um dos divulgadores, no Ocidente, da medicina ayurvédica, que segue os preceitos de saúde da filosofia indiana. Sua lição para dormir bem parece fácil, mas na prática seguir o ritmo do Sol e da Lua não é tão simples. Mas, mesmo para essas eventuais dificuldades, Deepak Chopra tem alguma resposta sábia, que passa por nossos instintos mais primitivos : tato, audição, olfato, visão e paladar. “Tudo o que você toca, prova, vê, cheira e ouve é metabolizado em seu corpo físico, mental e emocional”, acredita ele.

Entre os principais vilões de uma noite mal dormida estão o excesso de estresse, ansiedade, depressão.
Um estudo feito pelo Instituto do Sono, da Universidade Federal de SP (Unifesp), em 1987, 1995  e 2006, apontou que 81% dos paulistanos têm queixa de sono. Desses, 35% sofrem de insônia.
“Os dados brasileiros coincidem com os internacionais em relação à insônia. Sabe-se também que 10% das pessoas desenvolvem o problema crônico”, conta Lia Bittencourt, médica do instituto  e coordenadora do estudo. As pesquisas mostram ainda, que as mulheres são as que mais sofrem com as noites mal dormidas causadas pela insônia; os homens têm queixas de ronco, na maior parte das vezes.
A explicação para isso estão relacionadas com a predisposição genética; existem famílias inteiras de insones por elas terem maior tendência à depressão e à ansiedade e pelo vai-e-vem hormonal.
Na menopausa, por exemplo, a redução do hormônio feminino progesterona afeta a qualidade do sono.


FOGO INTERNO

Ter uma boa noite de sono acaba revigorando e rejuvenesce o corpo e a mente. É nessas horas que relaxamos, deixamos a tensão de lado e damos um tempo para que o organismo trabalhe com calma. “Se ao acordar você não estiver relaxado, é porque não chegou à fase de sono profundo”, afirma José Knoplich, reumatologista e especialista em higiene do sono.
É nesse período que uma série de processos importantes acontece : uma arrumação interna na qual a memória e tudo o que foi visto e aprendido durante o dia é organizado e um conjunto de hormônios é liberado para manter o humor em alta.

A MEDICINA AYURVÉDICA vai além e  estabelece horários para as funções biológicas : das 22 às 2 horas acontece a regeneração do corpo, e das 2 às 6 horas da manhã , a dos neurônios.
“É por isso que quem trabalha à noite envelhece mais rápido”, acredita Márcia de Luca, formada pelo Centro de Bem-Estar CHOPRA e fundadora do Ciyma – Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda.
Para a MEDICINA INDIANA, a hora de, a hora de ir para a cama não deve ultrapassar as 22 horas porque é a partir daí que começa o horário pitta, que se estende até as 2 da madrugada.

Assim como existem em nós características ditadas pelos tipos pitta, kapha e vata (relacionadas ao biótipo de cada um), o passar do dia também sofre influência disso. O simbolismo é que, nesse período de horas, o elemento predominante é o fogo, em detrimento da água. “PITTA acelera o metabolismo e quem já tem problemas  para dormir pode ter maior dificuldade para cair no sono depois das 22 horas”, esclarece Márcia De Luca.
Uma boa dica para evitar o excesso do elemento fogo nesse horário e a conseqüente insônia é fazer uma refeição leve, no mínimo 2 horas antes de ir para a cama. “nada de comer sólidos depois do pôr-do-sol. O ideal é optar por sopas”, diz Márcia.


A PRÁTICA DA YOGA : é bem vinda na visão de Deepak Chopra para ajudar no combate à insônia. Só que a atividade, aconselha ele, deve ser feita até o início do anoitecer e não antes de deitar. O mesmo vale para a meditação. Algumas pessoas experimentam um efeito profundamente relaxante após meditar. Outras conseguem aquietar os pensamentos mas ficam com a mente em alerta, o que prejudica os estágios mais profundos do sono.

Para quem já tem dificuldade para dormir, o indicado, de acordo com o médico indiano, é não deixar que o horário de meditação ultrapasse o pôr-do-sol.

Adaptar o corpo à cronologia da natureza, afinal, demanda persistência e organização. E estabelecer rituais antes de ir para a cama ajuda bastante. É um jeito de cada um desacelerar e reduzir os ruídos internos; pensamentos, ansiedades, energias acumuladas ao longo do dia.
Vale manter o quarto confortável e aconchegante para que o sono chegue sem sobressaltos. Isso inclui diminuir a luminosidade do ambiente, ouvir uma música relaxante, vestir um pijama bem fofo e quente e evitar a TV ou comer guloseimas calóricas antes de cair no sono.
“O segredo para manter as energias é não estimular excessivamente os sentidos”, diz Chopra.


VISÃO :

Aqui, vale : quanto menos luz, melhor. Dormir à noite é típico do ser humano. Sabe-se, por exemplo, que em países menos ensolarados, dorme-se mais tempo. A média  é de 6 8 horas por noite.

AUDIÇÃO :

Deepak Chopra ensina um mantra para ser recitado, repetidas vezes, ao deitar. As palavras “agasthi sharina” levam a um relaxamento profundo e aquietam, em especial, os ruídos internos.


PALADAR :

A medicina ayurvédica tem uma receita infalível que esquenta o corpo e traz a sensação de acolhimento. A fórmula é simples : um copo de leite morno, com uma pitada de noz-moscada, açafrão e cardamomo. O ingrediente especial é a noz-moscada, que induz ao sono.
Vale adoçar com um pouco de mel.

OLFATO :

A lavanda tem o poder especial para deixar as tensões do corpo de lado. O óleo essencial aplicado sobre a pele ou em forma de ervas, colocadas próximas ao travesseiro, melhora a qualidade do sono.
A idéia aqui é fazer uma delicada almofada recheada de lavanda

TATO :

Sem o Sol à vista, a Lua manda no tempo. Isso faz, entre outras coisas, o calor ser menos intenso. E a temperatura tem uma relação direta com a qualidade do sono.
Quanto mais frio mais nos aquecemos e mais confortável se torna o ritual de ir para a cama. Vale vestir pijamas de textura macia e se aquecer com mantas quentes.



ZZZZZZZZZZZZZZZZ

CHÁS QUE FAZEM DORMIR :

CAMOMILA : possui flavonóide apigenina e um componente do óleo essencial, o bisabolol, de discreta ação sedativa. Prefira o tipo orgânico, com odor ativo. A maior parte das ervas encontradas em mercados, já teve o óleo essencial extraído e seu efeito fica muito reduzido.

PASSIFLORA DE MARACUJÁ : têm flavonóides com ação sedativa. Use as folhas secas.

MELISSA E ERVA CIDREIRA : ervas ricas em óleos essenciais. Estudos mostram que ajudam a relaxar e trazem um sono gostoso.

IOGA : relatório do Dpto de medicina do sono da Universidade de Harvard mostrou que a ioga, se praticada regularmente, ajuda a dormir melhor. A pesquisa foi feita entre pessoas com insônia crônica e que, após oito semanas de aulas, tiveram melhora na qualidade do sono.

SILÊNCIO NECESSÁRIO : uma conversa ou o barulho do liquidificador são suficientes para  acordar alguém. Os ruídos externos atrapalham o cérebro em seu funcionamento noturno. Assim fica difícil atingir o grau mais profundo de sono.


 
Htpp:// integracaoholistica.blogspot.com
Fonte : Revista Bons Fluídos
Imagem : Google

Comentários