KHAJURAHO - OS TEMPLOS QUE INSPIRARAM O KAMA - SUTRA

 




Saímos às 8h para conhecer o magnífico grupo de templos de Khajuraho, um patrimônio da humanidade da UNESCO que foi construído entre os séculos IX e X, pela dinastia Chandela.
Ao todo são 25 templos, que pela localização remota acabaram sendo protegidos da invasão islâmica. Escondidos durante muito tempo sob uma densa floresta, os templos de Khajuraho somente foram descobertos em 1838.

Vista do Templo de Kandariya Mahadev

Estátua de Varaha, Vishnu encarnado em forma de javali, coberto de entalhes na pedra de várias divindades.
O templo mais notável é o Kandariya Mahadev, que representa o auge da arquitetura sacra do norte da Índia. Chamam a atenção, as requintadas obras esculturais. Mais de 800 obras decoram o templo com detalhes de deusas, deuses, animais, guerreiros, donzelas sensuais, músicos e as cenas eróticas que deram fama aos templos de Khajuraho. Um dos monumentos mais impressionantes da Índia.

Figuras eróticas que ecredita-se, representam o casamento entre Shiva e Parvati e sirvam como manual para o amor.
Muitas das imagens representam as Aspsaras. São as donzelas celestiais que aparecem em cenas do cotidiano, cheias de graça, sensuais, são apresentadas como dançarinas ou auxiliares de divindades, com vestimentas rendadas, que mostram uma incrível transparência e foram esculpidas na pedra.
Apsara retirando um espinho do pé
Apsara retirando um espinho do pé
Khajuraho é um local encantador. Muito bem preservado e o visitante se perde na imensidão de imagens esculpidas nos monumentos.
Apsara com divindade
Apsara com divindade

O templo Kandariya Mahadev é formado por 85 Shikhara, agulhas que crescem em direção à Shikara Principal, com 30m de altura, dando a impressão de uma cadeia de montanhas que simbolizam o monte Kailasa, a morada de Shiva
Após a visita aos templos de Khajuraho, pegamos um vôo para Varanasi e fomos para o hotel The Gateway Hotel. Mais uma vez uma excelente hospedagem.

Toda a área em Khajuraho está muito bem cuidada.


Fonte:joaquimnery-http://joaquimnery.wordpress.com/

Comentários