A YOGA E A DANÇA INDIANA CLÁSSICA COMO AUTOCONHECIMENTO




O Yoga e a dança clássica indiana se encontram, ou seja, são parecidos em suas propostas, pois ambos são caminhos tradicionais de autoconhecimento e oferecem ferramentas que aprimoram nossos relacionamentos com o corpo, mente, respiração e o próprio mundo que nos cerca.
A dança é uma atitude que interfere no organismo humano como um todo. Afeta corpo, mente, respiração e alma, tal como a prática de Yoga.
Especialmente, a dança indiana é uma prática que remete ao sagrado, a uma intenção interna profunda, que nos leva a compreensão da linguagem secreta da tradição espiritual indiana.
Essa linguagem da dança é secreta ou iniciática, porque sua base é a própria transmissão do ensinamento oral e pessoal, personalizado. O professor e o aluno, na sua relação de coração, constituem o aprendizado, resultado dessa linguagem que representa ou ilustra cada ensinamento filosófico milenar do Yoga.
É importante salientar aqui que considero a dança como forma de Yoga e não como um caminho estético apenas. A estética serve como recurso ilustrativo para os ensinamentos. Ou seja, a dança compõe um recurso visual para os conceitos dos ensinamentos iogues, tal como um recurso visual que faz da beleza uma via para tocar o coração!

Christiane Ceron é professora de Yoga e  Dança Classica Indiana. Praticante e estudiosa do Yoga desde a infância devido a influência de seu bisavô e sua mãe, ambos educadores e dedicados à Meditação, começou a ensinar yoga há 15 anos, ministrando aulas na sua escola ” A Morada do Yoga “, assim como diversas apresentações em diversos estados  Brasil , em 2003 no Chile e em 2009 na Itália. A partir de sua dedicação ao Yoga, especializou-se durante 16 anos nas Artes Clássicas Indianas, tendo estudado com a mestra e bailarina Sandhya Dipa Kar, discípula do lendário mestre Kelucharan Mohapatra. Em 2002 conheceu seus atuais professores Jorge Knak e Nazaré Cavalcanti, representantes da Tradição de Sri Krishnamacharya no Brasil, objeto de estudo contínuo do Yoga como prática personalizada.

Fonte:Christiane Ceron-http://www.yogapelapaz.com.br/blog

Comentários