SHAKTI - A DIVINA ENERGIA FEMININA


Shakti, um conceito que pode ser visto como culto e respeito ao feminino dentro do Tantrismo e da religiosidade indiana...

A palavra sânscrita shakti (ou sakti), significa “poder”, ou “força”, mas não no seu sentido de violência ou agressão, mas no sentido de qualidade. Logo shakti pode ser representada como o poder de um deus, dentro da religião e mitologia indiana. Significando também a esposa da divindade. Assim, Párvati é a shakti de Shiva, Lákshmi a de Vishnu e Sarasvati a de Brahma.

Um dos mitos relatados por Heinrich Zimmer (indólogo e historiador da arte) conta que, quando os deuses se reuniram para criar o mundo, apenas Shiva, o asceta que passava o tempo em meditação no Himalaia, não tomara uma esposa para si. Como se recusara a sair do estado de absorção, o mundo não poderia ser criado. Assim os demais deuses, procurando uma mulher que se dispusesse a viver a dura vida de privações de Shiva, encontraram Sáti, a primeira esposa do deus asceta que, mais tarde, ao se autoimolar por seu marido ter sido desrespeitado – se tornou símbolo da lealdade de uma esposa.

Shaktis são as companheiras dos Deuses da Trimurti Hindu:
  • Sarasvati é a Shákti de Brahma
  • Parvati é a Shákti de Shiva
  • Lakshmi é a Shákti de Vishnu


O sistema indiano de divindades se refere à Shakti como a manifestação da energia. Shakti, a deusa mãe, também conhecida como ambaa (mãe), ou devi (deusa). É considerada a personificação da energia cósmica em sua forma dinâmica. Shakti é a mãe de Skanda e Ganesha. Acredita-se que Shakti seja a força e a energia nas quais o universo é criado, preservado, destruído e recriado (pela trindade do Hinduísmo: Brahma, Vishnu e Shiva).

Shakti é adorada em várias formas:
  • Como Rajarajes Wari ou Kamakshi, ela é a mãe universal.
  • Como Uma ou Parvati, ela é a gentil cônjuge de Shiva.
  • Como Meenakshi - ela é a rainha de Shiva.


Como Durga, ela monta um tigre, que grita de forma a atacar. Durga simboliza a vitória do bem contra o mal.

Como Kali, ela destrói e devora todas as formas de demônios. Ela também é a personificação do tempo, e sua forma sombria é simbolizada como o futuro.

Ver em Shakti o aspecto feminino de uma divindade é muito comum na religiosidade indiana.

Práticas tântricas envolvendo gestos, cantos e yantras são executados em adoração a Shakti. Cada Shakti tem seu deus ao qual se une no ato sexual. Sem união, nenhum dos dois pode fazer nada. Para os místicos tântricos, a união definitiva com Shakti acontece no momento de morte. Shakti, é representada sentada dentro do ovo luminoso do mundo, é protegida pela serpente kundalini, a emanação da sua própria energia divina.

A doutrina do Tantra estipula que as mulheres são a representação de Shakti. Os sábios consideram as mulheres idosas com grande estima, e as chamam Shaktis; maltratar uma mulher é considerado um crime. Um sinônimo tântrico para mulher é Shaktiman “mente de Shakti”, ou “possuidora de Shakti”.

Para um Hindu, Shakti é um poder eterno e supremo, descrito de muitas maneiras, como a substância que a tudo impregna.

Shakti é também utilizada como um termo para indicar a manifestação do princípio criativo. O conceito de Shakti é derivado de uma cultura de muitos séculos atrás, muito antes da dominação ariana. O conceito de poder supremo feminino - uma mãe, um útero e genitais, não são encontrados nas chamadas escritas arianas, mas perdura através das castas mais elevadas que mantinham uma postura de respeito e reverência.

Shakti também pode ser o espírito de uma esposa, ou o anjo guardião, que encarna numa esposa terrena, numa dama ou cortesã, ou numa figura sobrenatural.

O Kulachudamani Nigama diz que nem mesmo os semideuses podem se tornar uno com o Senhor Supremo, a menos que Shakti penetre neles. Todas as coisas surgem da união com ela.
Diz o Kulachudamani Nigama: “Nada mais há em meu ser do que a Mãe criadora”. O Lalita Sahasranamam complementa: “Os universos aparecem e desaparecem com o abrir e fechar dos olhos d´Ela”.

Assim os semideuses pedem pelo poder de Shakti antes de poderem fazer qualquer coisa. E assim seus adoradores na Terra requerem o poder de Shakti e respeitam e comungam com a Divina Energia Feminina.
Fonte:http://www.liberimago.com/

Complementos

Shakti, do Sânscrito shak – “ser capaz”
                   A energia cósmica primordial, as forças dinâmicas que se movem pelo universo inteiro.
                  Conceito, ou personificação, do poder criativo feminino, “A Grande Mãe Divina” do hinduísmo.


        Adi-Shakti ou Adi Shakti
                
Conceito hindu do Shakti primário, o poder feminino na base de toda a criação
                Prevalecente na denominação Shakta, que adora a deusa Devi em todas as suas manifestações.

Comentários