A PRÁTICA DO YOGA DOS SONHOS




O que é o Yoga dos Sonhos?

O Yoga do Sonho é parte dos ensinamentos do Bon, a tradição espiritual mais antiga do Tibet. O sonho é importante, pois todos os seres dormem 1/3 da vida, em média de 20 a 25 anos. Precisamos aprender como usar esse tempo para o desenvolvimento pessoal e espiritual.

Uma das formas de fazer isso é desenvolver o que é chamado de sonho lúcido, que é a consciência do sonho enquanto dormimos. Se tivermos a consciência de que estamos dormindo é possível se desprender do conteúdo do sonho e estar livre para fazer o que quiser, a mente fica livre para transformar o sonho em positivo. Alguns exercícios específicos podem desenvolver essa capacidade.

Saber que a nossa realidade não representa toda a verdade da existência nos liberta do sofrimento. Deixamos de estar controlados por nossos medos ou apegos. No entanto, a mente facilmente cai de volta em suas velhas suposições, com o próximo movimento deste sonho do dia. [...]
Precisamos de um método para nos lembrar que estamos apenas sonhando, para verdadeiramente atravessar nossa confusão — não apenas vislumbrarmos a verdade em um momento, para esquecê-la no nomento seguinte. [...]
No método de meditação chamado “ioga do sonho”, a primeira tarefa é nos darmos conta, durante o sonho, de que estamos sonhando. A próxima tarefa é conservarmos essa compreensão, sendo que a partir desse ponto adquirimos uma capacidade criativa no sonho.
Por exemplo, você está sonhando com um único balão de ar. Se você fosse capaz de manter plenamente sua compreensão da natureza do sonho, poderia fazer com que muitos outros balões aparecessem. Ou uma única pessoa poderia se transformar em muitas; este mundo poderia se transformar em um mundo diferente.
Em suma, ganhamos a capacidade de aumentar, multiplicar ou viajar nos sonhos, porque a falsidade do sonho deixa de nos comandar. Com o reconhecimento da sua natureza, nós comandamos o sonho.
É exatamente a mesma coisa com a nossa realidade do estado de vigília, do momento que nascemos até morrermos.
Muitas pessoas alcançaram a compreensão da natureza verdadeira da experiência desta vida. Na tradição budista, elas são chamadas mahasidas. Em outras tradições, também, pessoas atingiram um grau de sabedoria tão grande que as regras comuns da realidade deixaram de tolhê-las. Por exemplo, Jesus caminhou sobre a água.
Seres dotados de grande realização podem deixar as marcas dos pés sobre a rocha sólida ou voar pelo céu. O que é quente para nós não é quente para eles, o que é frio, não é frio, nem o que é sólido é sólido. Eles comandam a realidade; ela não os comanda.

Fonte:Chagdud Tulku Rinpoche, em “Portões da Prática Budista“.


RETIRO PARA A PRÁTICA DO YOGA DOS SONHOS NO TEMPLO ODSAL LING

Desde o momento em que nascemos muitas coisas acontecem em nossas vidas. São tantos acontecimentos, alegrias e tristezas que só pouquíssimas coisas, realmente significativas e especiais são capazes de permanecer na nossa memória.
Mas por incrível que pareça, uma coisa ou outra consegue se manter ano após ano, mesmo diante de uma avalanche diária de eventos e novas informações.
Cada um tem sua própria lista de coisas inesquecíveis que resistem ao tempo. Na minha lista entre as coisas especiais que jamais esquecerei está o dia em que conheci a Lama Tsering. Quando a conheci, sabia no fundo do meu coração, que aquele encontro não se tratava de um mero encontro. Tanto é que mesmo tendo se passado tantos anos ainda sou capaz de descrever detalhes a respeito daquele dia.
Tão impactante quanto conhecer a Lama Tsering foi meu primeiro retiro de Yoga dos Sonhos. Posso me lembrar como se fosse hoje, eu lá sentada na sala onde os ensinamentos estavam sendo dados, ouvindo tudo aquilo e pensando comigo mesma: “Uau! Minha vida nunca mais vai ser a mesma depois desse retiro”. E de fato, ter tido o privilégio de participar desse retiro com ensinamentos tão raros e profundos mudou o rumo da minha vida. Mudou meu modo de ver as coisas e de vivê-las.
Para quem não sabe, “a Ioga dos Sonhos é um poderoso método de meditação do budismo tibetano vajraiana. Esta prática faz parte do ciclo de liturgia de Tara Vermelha – A essência que realiza todos os desejos.
Dissipar as ilusões fabricadas pela mente e eliminar hábitos que nos levam ao sofrimento é difícil, mas possível – e a Ioga dos Sonhos é uma prática muito eficaz para nos ajudar nesta tarefa.”
Em outubro, pela primeira vez nos últimos 15 anos, este retiro foi conduzido em formato mais extenso no Templo Odsal Ling. Geralmente este retiro é dado em 4 dias, mas dessa vez pudemos ouvir os ensinamentos e praticar por mais de 10 dias sob orientação de Lama Tsering, reconhecida por sua realização nesta prática.
Éramos um grupo incrível de 40 pessoas, sendo que veio gente especialmente para este retiro do Chile, Nova Zelândia, Estados Unidos e do Brasil mais especificamente tinham praticantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio de Janeiro!

Fonte:http://blogsattva.wordpress.com/


A PRÁTICA DO YOGA DOS SONHOS


A prática do yoga dos sonhos aprofunda a consciência em todas as experiências da vida. Através dela pode-se ter sonhos lúcidos com muitas experiências de aprendizado e resolução de problemas diversos durante a fase do sono.

Esta conferência foi proferida no dia 19 de Fevereiro de 2010 por Geshe Tenzil Wangnyal Rinpoché, trazido ao Brasil pela Associação Brasileira de Cultura Tibetana e Bön Garuda Brasil e marcou um ciclo de atividades no Brasil desse grande erudito e um dos mais renomados mestres Bön-Po da atualidade.


Comentários