OS SERES SENCIENTES - IMPORTÂNCIA DE SALVAR VIDAS


"Compassion (His Holiness The Dalai Lama)", de Shepard Fairey
[...] normalmente estamos preocupados — na verdade, obcecados — com nosso próprio bem-estar, permanecendo totalmente negligentes em relação ao bem-estar dos outros. Quando pensamos nos outros, ou os ignoramos completamente ou simplesmente não estamos interessados. Ou pior, estamos até dispostos a explorá-los para alcançar nossos próprios objetivos. [...] essa é a abordagem incorreta para praticantes espirituais.
Devemos tentar reverter essa atitude para que vejamos os outros seres sencientes como preciosos, como jóias que realizam desejos, para nos relacionar com eles com veneração e reconhecimento por sua bondade.
O ponto sobre todos os seres sencientes serem similares a uma jóia que realiza desejos se explica assim: do ponto de vista budista, mesmo renascer nos reinos superiores depende de nossa interação com outros seres sencientes. O fator-chave para tal resultado é seguir a disciplina ética de evitar as dez ações negativas de corpo, fala e mente.
Por exemplo, é impossível seguir a disciplina ética do primeiro dos dez preceitos — não matar — sem a presença de outros seres sencientes. Isso se deve ao motivo óbvio de que matar acontece quando um indivíduo tira a vida de outro. Então, a verdadeira disciplina ética de não matar só pode ocorrer quando alguém tem a oportunidade de matar outro ser, mas deliberadamente evita isso.
O mesmo vale para todas as outras ações éticas, como não mentir, não roubar e por aí vai; para todas, a presença de outros seres sencientes é essencial.
Além disso, muitas das características de nossa existência atual, como nossa aparência física, longevidade, o fato de que nossas palavras tem um peso que as pessoas consideram confiável, e tudo mais; diz-se que elas são resultado de ações éticas positivas anteriores.
Certamente, em relação a alcançar a liberação da existência cíclica, o papel dos outros seres sencientes é indispensável.
Dalai Lama (Tibete, 1935 ~)
“Lighting The Way”
(Dharma Quote of The Week – Snow Lion, 18/04/2010)




Benefício de salvar vidas


Chatral Rinpoche
Faça todo o esforço para não matar qualquer ser vivo: passáros, peixes, gazelas, vacas e até mesmo pequenos insetos. Ao invés disto, ocupe-se de salvar a vida deles oferecendo proteção em face de todos os perigos. O benefício desta ação está além da imaginação. Está é a melhor prática para a sua própria longevidade. E o mais grandioso ritual para os vivos ou mortos. É a minha principal prática para beneficiar os outros. Ela dissipa todos os obstáculos e adversidades externos e internos. Sem esforço e espontaneamente, traz condições favoráveis. E, quando inspirada pela nobre mente de bodhichitta e selada com preces puras de dedicação e aspiração irá levá-lo à completa iluminação e à realização do seu bem-estar e o dos outros. Disto você não precisa ter qualquer dúvida!
Chatral Rinpoche (Tibete, 1913 ~):
de “O Benefício de Salvar Vidas”
do blog quietamente

Fonte:http://samsara.blog.br/

Comentários