O DESEJO DE AMOR É O DESEJO DE UNIDADE - OSHO

 

Perguntaram a Osho: “O que é o amor?”

… e Osho respondeu:

” O amor é o profundo desejo de ser uno com o todo, o profundo desejo de dissolver o Eu, o Você, em uma unidade.”

“Amar é ir junto com o universo, entrar numa união.
E o seu fluir se encontra com o fluir da existência
e os 2 se misturam e se fundem um no outro.
Uma síntese mais alta acontece: a parte está se encontrando no todo e o todo está se encontrando na parte.
Então algo surge, que é mais do que a parte e o todo juntos
- isso é o amor.”

 ” … O amor é isso, porque estamos separados da nossa própria origem … devido a essa separação, surge o desejo de voltar para o todo, de se tornar um com o todo.”


 Se você arrancar uma árvore, ela sentirá um grande desejo de voltar a se enraizar no solo, porque erta era sua verdadeira vida. Agora ela está morrendo. Separada, a árvore não pode existir. Ela tem que existir na terra, com a terra, através da terra. Isso é o amor. Se ego se tornou uma barreira entre você e sua terra, o todo. O homem está sufocado, ele não consegue respirar, perdeu suas raízes. Ele já é nutrido.

O amor é um desejo de nutrição; o amor é um enraizar-se existência.

 

E o fenômeno se torna mais fácil se você cair no pólo oposto– é por isso que o homem é atraído para a mulher e a mulher é atraída para o homem. O homem pode encontrar sua terra através da mulher, ele pode voltar a ficar com os pés no chão através da mulher, ele pode votar a ficar com os pés no chão através da mulher … e a mulher pode por os pés no chão através do homem. Eles são complementares.

 

O homem sozinho é metade, numa necessidade desesperada de ser inteiro. A mulher sozinha é metade. Quando essas duas metades se encontram e se misturam e se fundem, pela primeira vez nos sentimentos enraizados com os pés no chão. Uma grande alegria surge no ser.

E … não é somente na mulher (ou no homem) que você se enraíza … é através da mulher (ou do homem) que você se enraíza em Deus. A mulher (ou o homem) é simplesmente uma porta.

O homem e a mulher são portas para Deus.

 


O desejo de amor é o desejo de Unidade.

 

Você pode entender isso, ou pode não entender, mas o desejo de amor realmente prova a existência de Deus. Não existe nenhuma outra porta. Porque o homem ama, Deus é. Porque o homem não pode viver sem amor, Deus é.
A ânsia de amar, simplesmente, diz que sozinhos nós sofremos e morremos, juntos nós crescemos, somos nutridos, realizados, preenchidos.
Você pergunta: “O que é o amor? Por que tenho tanto medo do amor?” É por essa razão também que a pessoa tem medo do amor — porque no momento em que você entra na mulher você perde seu ego, e a mulher entra no homem e perde seu ego.

… Quando duas pessoas estão em absoluta harmonia, nenhuma barreira, nenhuma separação entre elas, elas não estão pulsando como dois centros,
elas se tornam um centro  …  é  Amor ! …

…  Agora,  isto precisa ser entendido: você pode estar enraizado no todo somente se perder a si mesmo; não há outra maneira.
Você é atraído em direção ao todo por estar se sentindo desnutrido, e então quando chega o momento de desaparecer no todo, você começa a sentir muito medo. Um grande medo surge porque você está perdendo a si mesmo. Você recua.
Este é o dilema. Todo o ser humano tem que encarar isso, passar por isso, entender e tranceder isso. Você precisa entender que ambas as coisas estão surgindo da mesma coisa. Você sente que seria lindo desaparecer — nenhuma preocupação, nunhuma ansiedade, nenhuma responsabilidade.
           Você se tornará parte do todo, como as árvores e as estrelas. 
 A simples idéia é fantástica!  … Ela abre portas, portas misteriosas para dentro de seu ser, ela dá nascimento à poesia. Elá é romantica.
Mas quando você realmente mergulha nisso, surge o medo de que: “Eu vou desaparecer, e quem sabe o que vai acontecer depois”. É como um rio alcançando um deserto, ouvindo o sussurrar do deserto… O rio hesita, quer ir além do deserto, quer ir em busca do oceano; sente que existe um desejo e existe um sentimento sutil, uma certeza e uma convicção de que “meu destino é ir além”! Nenhuma razão vísivel poder ser apontada, mas existe uma convicção interior de que “eu não terminarei aqui. Tenho que continuar procurando por algo maior”. Alguma coisa lá no fundo diz: “Tente, tente energicamente! E tranceda esse deserto”. E então o deserto diz: “Ouça-me: o único jeito é evaporar-se, entregando-se aos ventos. Eles o levarão. Eles o levarão além do deserto”. O rio quer ir além do deserto, mas a dúvida é muito natural “Qual é a prova, a garantia de que os ventos permitirão que eu volte a ser um rio? Uma vez que eu tenha desaparecido, não estarei absolutamente controlando a situação. Então qual é a garantia de que eu me tornarei novamente o mesmo rio, com a mesma forma, o mesmo nome, o mesmo corpo? E quem sabe? E como poderia confiar que, uma vez que eu tenha me rendido aos ventos, eles permitirão que eu volte me juntar?” Este é o medo do amor.

Porém … Sem amor não há felicidade, sem amor não há vida, sem amor você permanece faminto por algo desconhecido, permanece insatisfeito, vazio. Sem amor você é oco, nada tem. Sem amor você é  apenas um recipiente sem conteúdo…
O amor sabe como penetrar no desconhecido. O amor sabe como derrubar todas as seguranças O amor sabe como mover-se no estranho e no inexplorado. Amor é coragem. Confie no amor.


“Ainda que o amor aconteça por um simples momento, se ele for total, ele é divino.”

” Quando você olha através dos olhos do amor,  então você conhece a realidade como ela é. “

 

Osho

Comentários