METTABHAVANA – MEDITAÇÃO DO AMOR UNIVERSAL

Mettabhavana - Meditação do amor universal

Em pali Metta quer dizer bondade amorosa ou amor universal e Bhavana significa meditação, então, Mettabhavana pode ser chamado de meditação do amor universal. Este é um tipo de meditação muito fácil de praticar e pode ser feita a qualquer momento do seu dia. Eu pratico frequentemente e posso dizer que funciona.

A meditação Mettabhavana

Ela é composta por 8 frases:
  1. Que ____ seja feliz.
  2. Que ____ não sofra.
  3. Que ____ encontre as verdadeiras causas da felicidade.
  4. Que ____ supere as causas do sofrimento.
  5. Que ____ supere toda ignorância, carma negativo e negatividades.
  6. Que ____ tenha lucidez.
  7. Que ____ tenha a capacidade de trazer benefício aos seres.
  8. Que ____ encontre nisso a sua felicidade.
O traço ___ é o local onde você coloca o nome de alguém.

Explicação do Lama Padma Samten

Neste vídeo o querido Lama Padma Samten, explica de maneira divertida como praticar. Se quiser ir direto ao ponto coloque o vídeo no tempo de 1 minuto e 52 segundos:

Como eu pratico

Pratico de maneira formal após a meditação shamata. Sentado em uma posição confortável eu faço para mim mesmo. Digo as 8 frases e me imagino sendo feliz e evitando o sofrimento e também faço para as outras pessoas. De maneira informal eu faço para as pessoas que encontro no dia a dia. Não tem segredo. Basta você imaginar alguém, colocar o nome dela nas lacunas das frases e acreditar que ela seja feliz de verdade e que supere as causas do sofrimento.

Minha experiência com mettabhavana

Vou contar como isso funcionou para mim. Na faculdade existia um grupo de colegas que eu não ia com a cara, bobeira minha e, sem conhece-los direito não puxava muito papo. Eu achava que eles não eram tão legais, pois eles também não me cumprimentavam direito, então eu, com um comportamento imaturo também não fazia questão.
Quando comecei a praticar meditação mettabhavana e colocar o nome daquelas pessoas na meditação (uma por uma) durante alguns dias incrivelmente eles começaram a me cumprimentar e eu comecei a conversar e a me interessar por eles. A questão toda é que não foram eles que mudaram, mas sim a minha maneira de olhá-los. Isso é muito incrível, pois por desejar coisas boas, pensar que eles são seres humanos como eu, estão em busca de felicidade e querem evitar o sofrimento o meu mundo interno mudou e eu comecei a apreciá-los. Fiz com outras pessoas e funcionou também.
Você pode fazer para qualquer pessoa, não apenas com as quais tem conflitos. Você pode desejar isso para quem quiser.

Fonte:http://sobrebudismo.com.br/

Comentários