MATISSE,HENRI-ÉMILE-BENOÎT - O PAI DO EXPRESSIONISMO

 
                 Henri Matisse (Autorretrato)

Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateau-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869Cimiez, 3 de novembro de 1954) foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.[1][2][3] Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (besta selvagem), na década de 1920, ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa.[4] Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna.
BIOGRAFIA
Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis, Nord, França, e cresceu em Bohain-en-Vermandois, Picardia, França, onde seus pais possuíam um negócio de sementes. Ele era o seu primeiro filho.
Em 1887, foi para Paris para estudar Direito, trabalhando como um administrador do tribunal de Le Cateau-Cambrésis depois de obter sua qualificação.
Começou a pintar em 1889, quando sua mãe lhe trouxe o material necessário durante um período de convalescência após um ataque de apendicite. Ele descobriu "uma espécie de paraíso", como ele mais tarde descreveu,[5] e decidiu tornar-se um artista, decepcionando profundamente seu pai.[6][7]
Em 1891, retornou a Paris para estudar arte na Academia Julian e tornou-se um aluno de William-Adolphe Bouguereau e Gustave Moreau. Inicialmente pintou naturezas-mortas e paisagens no tradicional estilo flamengo, no qual ele obteve proficiência razoável. Chardin foi um dos pintores mais admirados por Matisse. Como um estudante de arte, fez quatro cópias de pinturas de Chardin no Louvre.[8] Em 1896, exibiu cinco pinturas no salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e o estado comprou duas de suas pinturas.[9] O resultado permitiu o contato com Auguste Rodin e Camille Pisarro. Em Luxemburgo, a partir de 1897, começa a se interessar pelo impressionismo.
Em 1897 e 1898, visitou o pintor John Peter Russell na ilha Belle-Isle, na costa da Bretanha. Russell introduziu-o no impressionismo e mostrou-lhe o trabalho de Van Gogh (que tinha sido um bom amigo de Russell, mas era completamente desconhecido na época). O estilo de Matisse mudou completamente e ele diria mais tarde "Russell foi meu professor, e Russell explicou a teoria da cor para mim."[7]
Matisse mergulhou no trabalho dos outros e endividou-se comprando trabalhos de muitos dos pintores que admirava. O trabalho que pendurou e exibiu em sua casa incluía um busto de gesso feito por Rodin, um quadro de Gauguin, um desenho de Van Gogh e o mais importante, Três Banhistas, de Cézanne. Na percepção de Cézanne da estrutura e cor pictóricas Matisse encontrou sua principal inspiração.[10] Muitas de suas pinturas entre 1899 e 1905 fazem uso de uma técnica pontilhista adotada de Signac. Em 1898, foi para Londres para estudar a pintura de J. M. W. Turner e então partiu em uma viagem a Córsega.[10]
Com a modelo Caroline Joblau, ele teve uma filha, Marguerite, nascida em 1894. Em 1898 casou-se com Amélie Noellie Parayre; os dois educaram Margarida juntos e tiveram dois filhos, Jean (nascido em 1899) e Pierre (nascido em 1900). Marguerite frequentemente serviu como modelo para Matisse.
Em uma semana de passeio a Londres, conheceu a pintura de William Turner, que também viria a influenciá-lo, após conselho de Camille Pissarro.
Ele expôs em 1901 no Salão dos Independentes e participa pela primeira vez do Salão de Outono em 1903. Em exposição realizada em 1904 em Ambroise Vollard não obteve grande sucesso. No ano seguinte, juntamente com o grupo, expôs no salão de Paris, desta vez o grupo foi reconhecido como os fauves e Matisse como líder. Outra parte do público ficou escandalizada com as cores violentas e puras de suas obras.
Várias viagens, que seriam inspiradoras, foram feitas neste período. Ele visitou Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, Estados Unidos e Taiti.
Desde 1904, Matisse trabalhou parte de cada ano no sul em Saint-Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha e em Marrocos.
Em 1908 fundou a Academia Matisse para uma seleção cosmopolita de estudantes e publicou "Notas de um Pintor" onde estavam suas crenças artísticas. A academia foi paralisada em 1911.
Entre 1913 e 1917, fase que ele considerou mais importante[11], sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femininas e o interior foram seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores decorativas.
Em 1916 e 1917, passou os invernos em Nice e depois decidiu ficar em Côte d'Azur, que ele considerou um paraíso, conforme está descrito em seus quadros.
Matisse conseguiu reputação internacional com exibições em Moscou, Berlim, Munique e Londres.
Em 1913, expôs em Nova Iorque ao lado de Marcel Duchamp e Francis Picabia, como representantes de uma precursora arte moderna.
Em 1919, recebeu atribuições de Ígor Stravinski e Serguei Diaguilev para desenhar os costumes e cenários de um balé apresentado em Londres.
Em 1927, organizou uma retrospectiva em Nova Iorque. De volta a Paris, trabalha na ilustração de um romance de James Joyce, Ulisses, aos quais deu as cores dos costumes dos balés russos de Monte Carlo.
Em 1941, adoentado por um câncer, foi hospitalizado em Lyon, onde os médicos deram a ele seis meses de vida. Sem poder viajar, utilizou experiências recolhidas em suas viagens para aperfeiçoar sua originalidade. Sua enfermeira, Monique Bourgeois, aceitou ser sua modelo. Nesse período, Matisse inventou a técnica de "desenho com tesoura", quando também implementou da série Jazz.
Em Vence, comuna da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur e onde viveu já doente, trocou cerca de 1200 cartas com o escritor francês André Rouveyre[12]
Em 1945, fez uma grande retrospectiva no Salão de Outono, quando realizou trabalhos com tapeçaria inspirado pelo céu e mar da Polinésia Francesa.
Em 1952, inaugurou um museu em sua cidade natal.
Seu trabalho A tristeza do rei foi último autoretrato.
Henri Matisse foi sepultado no cemitério de Cimies.
                               
Estilo
O movimento entre a pintura e a escultura relaxava o artista[11].
Sua escultura era uma extensão da sua pintura, sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explora o sólido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma.
Apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu algumas influências deste grupo.
Matisse, como outros artistas do movimento, rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas consequências.
Conhecido e reconhecido por sua vivacidade, as cores de Matisse continuaram mesmo após a sua morte, tanto que Les coucous, tapis bleu et rose foi avaliada em 32 milhões de euros[13].
Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Foi considerado o artista do século em que viveu. Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas e cores variadas. Este inventou também a técnica do "desenho com tesoura".
Matisse começou com cores vibrantes e depois voltou-se para Cézanne, o qual admirava pelo estilo.
Matisse pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se fosse a primeira vez.
Segundo Régine Pernoud, Matisse "era um artista no sentido medieval do termo. Seu trabalho era muito simples, escolhido para exprimir o que ele mesmo sentia. Era um trabalhador sem obstinação. Em seus cadernos de trabalho, várias páginas têm apenas alguns riscos. (...) Finalmente, esses traços, reconhecíveis por todos, mostram de maneira evidente sua significação, o resultado de muitas horas de trabalho"[14].
Pablo Picasso o considerou seu maior rival, embora fosse seu amigo.
 Principais obras
A tela Banhistas na margem de um rio do Instituto de Arte de Chicago foi considerada por Matisse a sua tela mais importante e que ele aperfeiçoou várias vezes[11].
Em Flores e Prato de Cerâmica, de 1913, o prato azulado flutua sobre flores que caem de um vaso[11].
Em Retrato de Yvonne Landsberg raspou arcos brancos em torno do "retrato" para marcar um aspecto ligeiramente ameaçador ao tema[11].
Referências
1.  Tate Modern: Matisse Picasso. Tate.org.uk. Página visitada em 2010-02-13.
2.  Adrian Searle. Searle, Adrian, ''A momentous, tremendous exhibition'', The Guardian, Tuesday 7 May 2002. Guardian. Página visitada em 2010-02-13.
3.  Trachtman, Paul, ''Matisse & Picasso'', Smithsonian, February 2003. Smithsonianmag.com. Página visitada em 2010-02-13.
4.  Wattenmaker, Richard J.; Distel, Anne, et al. (1993). Great French Paintings from the Barnes Foundation. New York: Alfred A. Knopf. ISBN 0-679-40963-7. p. 272
5.  Leymarie, Jean; Read, Herbert; Lieberman, William S.(1966), Henri Matisse, UCLA Art Council, p.9.
6.  Bärbel Küster. "Arbeiten und auf niemanden hören." Süddeutsche Zeitung, 6 July 2007. (em alemão)
7.  a b The Unknown Matisse..., ABC Radio National, 8 June 2005
8.  The Unknown Matisse: A Life of Henri Matisse, the Early Years, 1869-1908, Hilary Spurling p.86 accessed online 15 July 2007
9.  Henri and Pierre Matisse, Cosmopolis, No 2, January 1999
10.                  a b Leymarie, Jean; Read, Herbert; Lieberman, William S. (1966), Henri Matisse, UCLA Art Council, p.10.
11.                  a b c d e Exposição reúne 'quadros mais importantes' de Henri Matisse, 23 de março de 2010 (visitado em 24-3-2010).
12.                  MATISSE, Henri; ROUVEYRE, André; FINSEN, Hanne. (2001). Leur correspondance représente plus de 1200 lettres. In: Matisse Rouveyre: correspondance. Flamarion
13.                  Vente Saint Laurent-Bergé: un Matisse à 32 millions d'euros, prix record, 23 de fevereiro de 2009 (visitado em 24-3-2010).
14.                  PERNOUD, Régine. (2001). Histoire et lumière. Cerf, p.51-52
Fonte : Wikipédia

DESCRIÇÃO DA OBRA E COMENTÁRIOS

Henri Matisse: um dos principais representantes do fauvismo.
Quem foi 
Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França). Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo.

Biografia (principais momentos da vida):

- Na juventude, trabalhou como escriturário.
- Em 1888, terminou o Ensino Médio e foi estudar Direito na Universidade de Paris.
- Com vinte e um anos de idade, teve contato com a pintura, se apaixonou por ela, e passou a se dedicar às artes plásticas.
- Estudou desenho na escola de pintura Maurice-Quentin Delatour.
- Em 1891, entrou para a Academia Julián de Paris. Abandonou a carreira de Direito.
- Participou do estúdio de artes do artista francês Duconseil.
- Em 1894, nasceu sua primeira filha, Marguerite, com Amélie Parayre.
- Em 1895, entrou para a Escola de Belas Artes de Paris.
- Em 1896, expôs quatro obras na Exposição da Sociedade Nacional.
- Em 1894, ocorre sua primeira exposição individual na Galeria Vollard.
- A partir de 1907, passou a pintar sobre a influência do fauvismo.
- Em 1908, ocorreu sua primeira exposição individual em Nova Iorque.
- Entre 1912 e 1913, viajou para o Marrocos.
- A partir de 1916, suas obras demonstram grande influência do cubismo.
- Em 1917, foi morar na cidade de Nice, onde conheceu Renoir.
- Em 1950, decorou a capela do Rosário.

Estilo artístico de Matisse:


- No começo de sua carreira artística seguiu um estilo tradicional.
- A partir de 1907, passou a pintar dentro do estilo fauvista.
- Usou a cor como destaque principal de suas obras.
- Utilizou-se de formatos variados em suas obras.
- Usou a simplificação e a exclusão de detalhes em suas pinturas.
- Buscou passar equilíbrio e tranqüilidade em suas obras, trabalhando a organização estrutural das mesmas.
- Trabalhou, em alguns quadros, com a sensação de bidimensionalidade, eliminando a profundidade, usando a mesma intensidade cromática em suas obras.
Principais obras de Matisse:

- Mulher lendo, 1894
- Mesa de jantar, 1897
- Carmelina, 1903
- Place des Lices, 1904
- Retrato de Madame Matisse, 1905
- Janela aberta, 1905
- Mulher com chapéu, 1905
- Harmonia em vermelho, 1908
- Música, 1910
- Madame Yvonne Landsberg, 1914
- A Janela, 1916
- Meu quarto em Beau-Rivage, 1918
- Odalisca, 1923

O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905. A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. Este movimento seguiu características expressionistas. O artista plástico Henri Matisse é conhecido como o pai deste movimento artístico.

Principais características do fauvismo:

- Uso de cores intensas (rojo, verde, amarelo, azul e vermelho)
- Busca de estabelecer harmonia, tranqüilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte.
- Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;
- Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;
- Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.

Principais artistas fauvistas:


- Henri Matisse
- Paul Gauguin
- Georges Braque
- Andre Derain
- Jean Puy
- Paul Cézanne
- Maurice de Vlaminck
Bibliografia indicada:
- Matisse (Coleção Basic Art)
  Autor: Essers, Volkmar
  Editora: Taschen do Brasil
  Temas principais: Artes Plásticas / Biografia / História da Arte 
- Henri Matisse - Recortes (Coleção Basic Art)
  Autor: Neret, Gilles
  Editora: Taschen do Brasil
  Temas principais: Artes Plásticas / Biografia / História da Arte 
- Matisse - imaginação, erotismo, visão decorativa (coleção Outros Critérios)
  Autor: Bottmann, Denise
  Editora: Cosac Naify
  Temas principais: Artes Plásticas / Teoria e História 
- Henri Matisse (Coleção a Arte do século XX)
  Autor: Holland, David / Csampai, Attila
  Editora: Civilização Brasileira
  Temas principais: Artes Plásticas / Pintura
Fonte: http://www.suapesquisa.com/biografias/




Vejam alguns dos seus quadros mais famosos:



























































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Fonte:http://euevcfazendoarte.blogspot.com/

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