RÛMÎ-A SOMBRA DO AMADO-Poeta Místico Sufi comparado a Dante e Shakespeare



A Sombra do Amado-Para apaixonados






Maulâna Jalal ad-Din Rûmî é o maior poeta do Sufismo, tradição religiosa que vem do Islamismo. Nascido na Pérsia, Rûmî viveu entre 1207 e 1273 e é o legado mais importante de uma cultura e de uma religiosidade que se baseiam nos princípios da paixão e da entrega. A Sombra do Amado (Editora Fisus, 135 págs., R$ 23), pela primeira vez traduzido no Brasil, reúne poemas que mostram a capacidade amorosa de um coração e conduzem o leitor ao êxtase , à embriaguez do amor em todas as suas formas.
No Sufismo, o amor a Deus é comparado ao humano. É interessante saber que o amor que gerou esses poemas foi castigado: Rûmî já era um grande mestre sufi, com milhares de discípulos, quando conheceu e se apaixonou perdidamente por outro mestre, chamado Shams. Enlevados, eles passavam os dias contemplando o amor divino através do amor que sentiam um pelo outro. “Meu coração está em fogo”, canta um dos versos. Infelizmente, tudo termina em tragédia: Shams morre assassinado por um discípulo enciumado da atenção que Rûmî dedicava ao amado.
Comparado a Shakespeare e a Dante, Rûmî ganhou uma elaborada tradução para o português. O estudioso Marco Lucchesi praticamente recriou toda a sua poética em uma tradução que se eleva a um patamar luminoso: imagens, sonoridade e ritmo perfeitos. Como por exemplo, nos versos: “Ergue-se o fogo, deita-se a água, e ela, tão leve, dissolve o fogo.” A Sombra do Amado não é um livro com grande vocação a tornar-se popular. Não é uma literatura mística e erótica comum, muito embora Rûmî esteja se tornando cada vez mais conhecido nos Estados Unidos e na Europa. É o poeta preferido do famoso médico indiano, Deepak Chopra, e das atrizes Madonna e Demi Moore, que produziram um disco com vários artistas declamando seus poemas, A Gift of Love, traduzidos por Coleman Barks, com fundo musical de new age e world music.

Fonte : Mirna Grzich-Isto É Gente Online



Comentários