MONTANHAS SAGRADAS DA CHINA









As Montanhas Sagradas da China são divididas em dois grupos: um associado ao Taoísmo e outro ao Budismo. O primeiro grupo é conhecido pelo nome de Cinco Grandes Montanhas (chinês tradicional: chinês simplificado: pinyin: Wǔyuè), e o segundo como Quatro Montanhas Sagradas do Budismo (chinês: 四大佛教名山pinyin: jiào Míngshān).
As montanhas sagradas de ambos os grupos são importantes locais de peregrinação, sendo mesmo a expressão chinesa para peregrinação (chinês tradicional: chinês simplificado: pinyin: cháoshèng) uma versão reduzida da expressão que significa "homenagear uma montanha sagrada" (chinês tradicional: chinês simplificado: pinyin: cháobài shèng shān).
As Cinco Grandes Montanhas
As Cinco Grandes Montanha do Taoísmo na China são listadas de acordo com as cinco pontos cardeais da geomancia chinesa, que inclui o centro como direção:
Grande Montanha Oriental (Dōngyuè): Tài Shān
Grande Montanha Ocidental (Xīyuè): Huà Shān
Em chinês tradicional: 華山chinês simplificado: 华山; "Montanha Esplêndida", Província de Shănxī, 1997 m 34° 29′ N 110° 05′ E
 Grande Montanha Meridional (Nányuè): Héng Shān (Hunan)
Em chinês tradicional: 衡山chinês simplificado: 衡山; "Montanha do Equilíbrio", Província de Húnán, 1290 m, 27° 15′ N 112° 39′ E
Grande Montanha Setentrional (Běiyuè): Héng Shān
Em chinês tradicional: 恆山chinês simplificado: 恒山; "Montanha Permanente", Província de Shānxī, 2017 m, 38° 35′ N 112° 54′ E
Grande Montanha Central (Zhōngyuè): Sōng Shān
Também são conhecidas de acordo com os pontos cardais, ou seja, "Grande Montanha do Norte" (北嶽/北岳 Běi Yuè), "Grande Montanha do Sul" (南嶽/南岳 Nán Yuè), "Grande Montanha do Oriente" (東嶽/东岳 Dōng Yuè), "Grande Montanha do Ocidente" (西嶽/西岳 Xī Yuè), e "Grande Montanha Central" (中嶽/中岳 Zhōng Yuè).
De acordo com a mitologia chinesa, as Cinco Grandes Montanhas tiveram origem no corpo de Pangu (盤古/盘古 Pángǔ), o primeiro ser e criador do mundo. Devido à sua localização oriental, o monte Tài é associado ao nascer do Sol, significando nascimento e renovação. Devido a esta interpretação, é frequentemente visto como a mais sagrada das Cinco Montanhas, e a mitologia chinesa atribui a sua origem à cabeça de Pangu, enquanto o monte Heng em Hunan teria vindo do braço direito de Pangu, o monte Heng em Shanxi do braço esquerdo, o monte Song do seu tronco, e o monte Hua dos pés.

As Quatro Montanhas Sagradas do Budismo
As Quatro Montanhas Sagradas do Budismo na China são:

Wǔtái Shān

chinês: 五台山; "Five-Platform Mountain", Shānxī Province, 3058 m, 39° 0′ N 113° 35′ E
Wutai é local de residência do Bodhisattva da sabedoria, Manjusri ou Wenshu (Tradicional: 文殊) em chinês.

 Éméi Shān

Em chinês tradicional: 峨嵋山chinês simplificado: 峨嵋山; "Alta e Sublime Montanha", província de Sìchuān, 3099 m, 29° 31′ N 103° 19′ E
O padroeiro bodhisattva de Emei é Samantabhadra, em chinês designada Puxian (贤菩萨).

 Jiǔhuá Shān

chinês tradicional: 九華山chinês simplificado: 华山; "Montanha das Nove Glórias", província de Ānhuī, 1341 m, 30° 28′ N 117° 48′ E
Muitos dos templos e santuários na montanha são dedicados a Ksitigarbha (em chinês: Dìzàng, , em japonês: Jizō), um bodhisattva e protetor dos seres do reio dos Narakas

Pǔtuó Shān

Em chinês tradicional: 普陀山chinês simplificado: 普陀山; "Monte Potalaka", província de Zhèjiāng, 284 m 30° 00′ N 122° 23′ E
Esta montanha é considerada como o bodhimanda de Avalokitesvara (Guan Yin), bodhisattva da compaixão.
Outras montanhas com importância espiritual/religiosa na China são:
Fonte : Wikipédia

Cinco Montanhas Sagradas
Segundo a mitologia chinesa, os seres humanos foram criados por Nü Wa. O mundo conheceu tempos de paz, após a conclusão de sua façanha. Mas, um dia, ocorreu um grande choque entre o céu e a terra. O céu tornou-se um enorme buraco e a terra conheceu muitas crateras que espargiam labaredas de fogo que destruíam as imensas florestas; as montanhas submergiam sob as águas; as bestas e animais malignos andavam às soltas, enquanto os seres humanos eram maculados pelo sofrimento.
Nü Wa ouviu o apelo dos seres humanos. Ela matou as bestas e animais malignos, amenizou as inundações e começou a reconstituir o céu.
Nü Wa recolheu montanhas de lenhas na terra e transportou-as até o buraco celeste. Além disso, selecionou pedras azuis idênticas ao céu anil. Além disso, recolheu pedras brancas, vermelhas, pretas e amarelas e as colocou em cima dos gigantescos feixes de lenhas. Depois, a incendiou. O fogo iluminou o Cosmos. Pouco a pouco, as pedras se derreteram, se tornaram lama e taparam o buraco no céu.
Nü Wa reconstituiu o céu, mas não conseguiu recuperar sua forma original. Assim, permaneceu inclinado ao Noroeste, fazendo com que tanto o Sol quanto a Lua caíssem sempre no Oeste; a terra ficou com uma grande cratera ao Sudeste que traga  todos os rios que correm na terra, formando-se os grandes oceanos.
A leste do mar Bo, havia um profundo vale Guixu, onde as águas se acumulavam. Em Guixu, encontravam-se cinco montanhas sagradas, que se chamavam respectivamente Daiyu, Yuanqiao, Fanghu, Leizhong e Penglai. Todas elas tinham uma altura de 30 mil lis (dois lis equivalem a um quilômetro) e se distanciavam por 70 mil lis. Os imortais viviam nas montanhas.
Todos os pássaros e animais nas montanhas eram brancos e as árvores davam saborosas frutas que imortalizavam as pessoas comuns. Os imortais vestiam roupas brancas e possuíam pequenas asas às costas. Voavam como pássaros entre as montanhas para visitar seus parentes ou amigos e levavam uma vida muito feliz.
Mas, estavam aborrecidos com uma coisa: as montanhas permaneciam rodeadas pelo mar. Elas eram transportadas pelas ondas provocadas pelas tempestades, dificultando as “viagens” dos imortais. Estes, então, resolveram enviar um representante para apresentar suas queixas ao imperador celestial. Preocupado com o mesmo problema, o imperador celestial enviou 15 grandes tartarugas para carregar as cinco montanhas: uma carregava a montanha, enquanto duas aguardavam a troca de turno, prevista para cada 60 mil anos. O problema foi resolvido e os imortais sentiram grande satisfação.
Um ano, um habitante do País dos Gigantes foi a Guixu pescar. O corpo do gigante se assemelhava ao de uma montanha e pescou, uma após outra, as seis tartarugas que se responsabilizavam pelas duas montanhas. Assim as montanhas Daiyu e Yuanqiao foram levadas pelo vento ao pólo Norte e afundaram no mar. Os seus habitantes, apavorados, tinham que mudar de casa e ficaram exaustos por transportar seus bens voando.
Inteirado da desgraça, o imperador celestial ficou zangado com o País dos Gigantes e reduziu a estatura de seus habitantes, a fim de evitar a repetição da tragédia.
As outras três montanhas sagradas carregadas pelas tartarugas permanecem no litoral chinês até hoje.
As Montanhas Sagradas da China
 Estão divididas em dois grupos associados com Taoísmo e o Budismo, respectivamente. O grupo associado com Taoísmo é conhecido como as Cinco Grandes Montanhas, enquanto que o grupo associado com o Budismo é referido como as Quatro Montanhas Sagradas do Budismo.




Montanhas Sagradas da China
MapaDasMontanhasSagradasdaChina

As montanhas sagradas de ambos os grupos foram importantes destinos de peregrinações. A titulo de curiosidade, a expressão chinesa para peregrinação (cháoshèng) é uma versão abreviada de uma expressão que significa literalmente “visita em reverência a uma montanha sagrada” (cháobài shèng shān).
No mapa das montanhas sagradas da China, círculos vermelhos demarcam o grupo Taoísta, e as estrelas magenta demarcam o grupo Budista.


As Quatro Montanhas Sagradas do Budismo na China são:
• Wutai Shan (Montanha(Planalto) dos Cinco-Terraços), em Shanxi, a 3058 m.
• Emei Shan (Montanha das Delicadas-Sobrancelhas), em Sichuan, a 3099 m.
• Jiuhua Shan (Montanha das Nove Glórias), em Anhui, a 1341 m.
• Putuo Shan (Montanha de Potalaka (Potala)), em Zhejiang, a 284 m.

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